Sociedade

Suplicy “Se iniciarmos a renda básica, sempre haverá estímulo ao progresso”

Ex-senador fala sobre a proposta de implementação da renda básica e a compara com o programa Bolsa Família

Apoie Siga-nos no

A renda básica de cidadania é uma proposta que reúne apoio entre socialistas a liberais, encontra argumentos que variam de questões como a erradicação da pobreza a condições básicas de consumo em um contexto do mundo pós trabalho.

Experimentos sobre a proposta têm sido feitos desde a década de 1960 na Alemanha, Dinamarca e Holanda. Nos últimos anos, a proposta foi testada em Macau e começou a ser testada em Maricá pelo prefeito Washington Quaquá (PT).

No Brasil, desde 2004 a questão virou lei sancionada pelo então presidente Lula. CartaCapital esteve na terça-feira 26 na casa de Eduardo Suplicy para conversar sobre a proposta.

Suplicy foi reconhecido em fevereiro deste ano com o título de Dr. Honoris Causa pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), como defensor da renda mínima no Brasil e no mundo. Veja como foi a entrevista: 

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo