Política
Deputado do PSL ameaça STF: “Se precisar de um cabo, estou à disposição”
Após STF decidir contra prisão após condenação em segunda instância, parlamentar chama ministros de defensores do crime


O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) usou suas redes sociais para ameaçar o Supremo Tribunal Federal após a decisão que passou a proibir prisão após condenação em segunda instância. Em uma de suas postagens, escreveu: “Se precisar de um cabo, estou a disposição…”, dando a entender que participaria de ação armada para fechar o STF.
Se precisar de um cabo, estou a disposição…
— Daniel Silveira (@danielPMERJ) November 8, 2019
A fala vai ao encontro de uma declaração dada pelo deputado estadual Eduardo Bolsonaro, em um curso preparatório para concursos públicos em 2018. “Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo”. A afirmação veio à público ainda na campanha presidencial de Bolsonaro, gerando uma crise.
Daniel Silveira segue fazendo publicações contra o STF e chamando-o de vergonha nacional e os ministros de defensores do crime.
STF é a vergonha do Brasil…
Defensores da CF? Defensores do crime! #STFVergonhaNacional— Daniel Silveira (@danielPMERJ) November 8, 2019
O deputado foi um dos responsáveis por depredar uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em março de 2018. Durante um comício, ele e o deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL-RJ) exibiram a placa quebrada enquanto o governador Wilson Witzel (PSC-RJ), então candidato, discursava.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.