Você está aqui: Página Inicial / Política / Roberto Claudio é eleito prefeito com 53% dos votos

Política

Eleições 2012 - Fortaleza

Roberto Claudio é eleito prefeito com 53% dos votos

por Redação Carta Capital — publicado 28/10/2012 18h45, última modificação 28/10/2012 20h17
Com a vitória em Fortaleza, PSB triunfa em todas as capitais que disputou contra o PT

O candidato do PSB, Roberto Claudio, é o novo prefeito de Fortaleza. Com 100% das urnas apuradas o pessebista obteve 53,02% dos votos válidos, porcentagem semelhante à verificada pela boca de urna do Ibope.

O resultado, além de uma derrota para o PT, é um passo importante para o fortalecimento do PSB no cenário nacional. Aliados por oito anos no Ceará, o PT e o PSB romperam nessas eleições após um desentendimento entre os ex-prefeitos Luizianne Lins (PT) e Cid Gomes (PSB) em relação a escolha do candidato da antiga coalizão. Na época, a atual prefeita não aceitou negociar e decidiu, com apoio da cúpula petista, lançar seu secretário de Educação, Elmano Freitas para a disputa. Em resposta, o PSB lançou Roberto Claudio, presidente da Assembleia Legislativa cearense.

O enfrentamento com o antigo aliado na capital cearense, assim como em Belo Horizonte, Recife e Cuiabá,  não foi bom para o PT. Nas quatro capitais que candidatos petistas disputaram o pleito contra candidatos do PSB, o PT perdeu em todas.

Mais do que uma vitória importante para o PSB, o resultado do pleito em Fortaleza reforça a força da família Gomes no estado. No entanto, a votação expressiva em Elmano Freitas é vista como algo positivo pelo PT. Isso porque o partido avalia que mesmo com a baixa aprovação da atual prefeita petista, a campanha de Elmano foi bem-sucedida. Há apenas dois meses, 41% dos moradores de Fortaleza consideraram a gestão de Luizianne Lins como ruim ou péssima.

Apesar do rompimento em três capitais importantes e das trocas de acusações, tanto o PT quanto o PSB defendem o aprofundamento das relações e parcerias no âmbito nacional.