Política

Nova fase da Lava Jato mira em operadores financeiros

Dupla teria lavado mais de 50 milhões de reais para empreiteiras, de acordo com investigações do Ministério Público Federal

Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira 10 a 36ª fase da Operação Lava Jato. O objetivo da ação, batizada de “Operação Dragão”, é cumprir 18 mandados judiciais em São Paulo, no Paraná e no Ceará. Entre os mandados, dois são de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão.

Segundo o Ministério Público Federal, nessa fase o alvo são empresas ligadas a Adir Assad e Rodrigo Tacla Duran, apontados como operadores financeiros especializados na lavagem de capitais de grandes empreiteiras investigadas na Lava Jato. Juntos eles são responsáveis por lavar mais de 50 milhões de reais, afirma o MPF.

As investigações apontam diversas evidências de que os operadores utilizaram contas bancárias no exterior, empresas de fachada e contratos falsos para realizar as operações financeiras.

Duran foi responsável por lavar dezenas de milhões de reais por intermédio de pessoas jurídicas por ele controladas. De acordo com nota do MPF, empreiteiras envolvidas na força-tarefa utilizaram-se dessas empresas para viabilizar o pagamento de propinas, como a UTC Engenharia e a Mendes Júnior Trading Engenharia, que juntas repassaram mais de 34 milhões de reais ao operador financeiro entre 2011 e 2013.

“No mesmo período, outras empresas contratadas pela administração pública também realizaram depósitos de mais de 18 milhões de reais com o mesmo destino”, diz a nota do MPF.

Segundo as investigações, Assad repassou mais de 24 milhões de reais para Duran por meio de transferências de contas mantidas por suas empresas no Brasil. Empresas ligadas a outro operador, Ivan Humberto Carratu*, conectado a Duran, receberam de Assad quase 3 milhões de reais.

A operação conta com 90 agentes federais que buscam apreender documentos e outras provas relacionadas à atuação criminosa dos dois operadores financeiros. O nome da operação faz alusão aos registros na contabilidade de um dos investigados, que chamava de “operação dragão” os negócios fechados com parte do grupo criminoso para viabilizar recursos ilegais no Brasil.

ERRAMOS: Na versão original, o nome de Ivan Humberto Carratu foi erronenamente grafado como o de se filho, Ivan Oreffice Carratu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo