Política

assine e leia

Caixa-preta

Há muito a revelar sobre as entranhas da Lava Jato e falta atribuir as devidas responsabilidades

Revelação. O hacker Walter Delgatti (abaixo) expôs as entranhas da força-tarefa comandada por Dallagnol, o Torquemada de Curitiba – Imagem: Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo e Lula Marques/ABR
Apoie Siga-nos no

O bolsonarismo é filho legítimo do lavajatismo. Nem o mais convicto entusiasta dos métodos lavajatistas poderia negar a relação indissociável entre eles e a ascensão do bolsonarismo golpista, bem resumida pelo ministro Gilmar Mendes, do STF: “A Lava Jato é pai e é mãe do bolsonarismo”. Após uma década do início da Operação Lava Jato, que resultou na deposição fraudulenta da presidenta Dilma Rousseff e na tentativa de deposição violenta do presidente Lula, é inevitável concluir que atribuir as devidas responsabilidades é um ato necessário, pedagógico e civilizatório.

Durante sua sabatina no Senado, o ministro Luís Roberto Barroso identificou o julgamento da AP 470 como um ponto fora da curva: “Eu acho que o Mensalão foi, por muitas razões, um ponto fora da curva, mas não correspondeu a um endurecimento geral do Supremo no caso específico”. A história nos mostrou que não era apenas um ponto, mas o início de uma nova curva. Um novo arco histórico autoritário: o julgamento do Mensalão foi o primeiro passo do atual modelo do processo penal de exceção, segundo o qual o sistema de justiça criminal passou a ser manipulado de acordo com conveniências políticas e eleitorais, seletivamente direcionadas pelo poder econômico e pelo sistema midiático.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo