Tecnologia

Internet

Entenda as mudanças no site de CartaCapital

por Redação — publicado 13/03/2017 15h21
A reforma visual busca facilitar a navegação e incorporar o espírito do novo projeto editorial da revista
Menu CartaCapital

Novo menu, logotipo renovado, mais espaço para a interação com os leitores e assinantes, que passam agora a ser denominados de “sócios”, novos colunistas e parceiros... A mudança visual do site de CartaCapital contempla não só evoluções tecnológicas recentes. Incorpora também os conceitos do projeto editorial que vão ditar de agora em diante os rumos da revista e da editora. Trata-se de uma reforma transitória. Muitos dos elementos antigos do site foram mantidos. Uma alteração mais profunda do design será realizada até o fim do ano, quando haverá uma migração da plataforma para o formato WordPress. Entenda as principais mudanças no site:

 Logotipo e menu

 

O logotipo do site muda de CartaCapital para #carta. Institucionaliza-se assim a forma como muitos dos leitores se referem à publicação: simplesmente Carta e não CartaCapital. O domínio de acesso continua, no entanto, o mesmo: www.cartacapital.com.br. Além disso, a alteração reforça o objetivo da editora de ampliar o alcance e os temas abordados na internet.  A partir de agora e com a incorporação ao longo do tempo de novos sites, blogs e colunistas, o ambiente digital de CartaCapital vai se tornar pouco a pouco um portal com assuntos diversos e mais conectados às notícias diárias, sem perder suas características essenciais: o compromisso com a verdade factual e com a fiscalização do poder, a defesa da democracia, a busca do desenvolvimento sustentável e o apoio à diversidade, aos direitos humanos e à redução das desigualdades.

O menu também reorganiza os temas por afinidade, o que vai facilitar a navegação dos usuários. A recém-criada editoria de Diversidade irá, por exemplo, reunir colunistas e reportagens correlatos a temas de gênero, raça, violência e direitos humanos. Até o fim de março, a página Chuteiras FC será incorporado  e marcará o retorno do site à cobertura de temas esportivos. E assim por diante. Os leitores serão permanentemente informados a respeito das novidades.

Blog do Sócio e sugestões de pauta

Os assinantes (sócios) de CartaCapital, tanto da versão impressa quanto da digital, terão um espaço exclusivo para publicar artigos. O número de textos permitidos por mês está relacionado à categoria de cada assinatura. São até três artigos mensais, sujeito à aprovação dos editores do site, de acordo com as regras estabelecidas no ambiente do socio.cartacapital.com.br.

Sugestões de pauta dos sócios que venham a ser produzidas e publicadas no site serão destacadas na home. Os textos estarão identificados por cores diferentes. O nome do assinante que sugeriu a pauta executada aparecerá em destaque.

CartaPlay

A TV Carta passa a se chamar CartaPlay, em linha com as transformações tecnológicas e culturais da sociedade. O conceito de televisão está ultrapassado e há uma nova forma de produzir e consumir vídeos na internet. A produção audiovisual é uma das grandes apostas do novo projeto digital da revista.

Parceiros

 

Sites, blogs e colunistas associados terão um espaço reservado na home de CartaCapital. Os assuntos serão expostos de acordo com a relevância, a urgência e o ineditismo.

 Colunistas

Os tradicionais bicos de pena que identificam os colunistas da revista serão substituídos por fotografias. Os articulistas terão ainda mais espaço na home. Nos próximos meses, novos colunistas irão se unir ao time de tradicionais colaboradores. Como tudo no novo projeto, o objetivo é ampliar o espaço de opinião e análises e a pauta de assuntos tratados nas nossas páginas na internet.

Envie sua opinião, crítica ou sugestão pelas redes sociais ou nos espaços reservados no hotsite socio.cartacapital.com.br.

registrado em: , ,