Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Vladimir Herzog ganha novo livro sobre sua trajetória

Sociedade

Ditadura

Vladimir Herzog ganha novo livro sobre sua trajetória

por Redação Carta Capital — publicado 05/04/2013 10h54, última modificação 06/06/2015 18h24
As Duas Guerras de Vlado Herzog, que será lançado nesta sexta-feira, narra vida do jornalista desde a fuga do nazismo à sua morte no DOI-Codi
Vladimir Herzog

"Quando se diz que a sociedade reagiu ao assassinato de Vladimir Herzog é uma generalização absurda"

A trajetória de vida do jornalista Vladimir Herzog, morto por agentes da ditadura em 1975, ganha nesta sexta-feira 5 um novo olhar. O ex-deputado federal Audálio Dantas lança no Sindicato dos Comerciários de São Paulo, às 18h, o livro As Duas Guerras de Vlado Herzog (Civilização Brasileira, 406 págs., R$ 39,90).

A obra retrata episódios marcantes da vida de Herzog, incluindo a fuga de sua família de origem judia da antiga Iugoslávia durante a Segunda Guerra Mundial. No período, o ex-diretor de jornalismo da TV Cultura migrou para a Itália e depois para o Brasil.

No país, ele se transformou em uma das vítimas mais emblemáticas da ditadura militar, ao ter seu suicídio forjado nas dependências do Comando do Departamento de Operações de Informações e Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) em São Paulo. À época, o caso foi denunciado por Dantas, que era presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Jornalista como Herzog, Dantas foi deputado federal entre 1979 e 1983, ano em que se tornou o primeiro presidente eleito por voto direto da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Depois de receber apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), foi convidado para ser vice-presidente da entidade em junho de 2005. No cargo, organizou em 2007 a primeira edição do Salão Nacional do Jornalista Escritor. Foi premiado pela ONU por uma série de reportagens sobre o Nordeste brasileiro publicada na extinta revista Realidade.

Serviço:

Sindicato dos Comerciários de São Paulo

Rua Formosa, 367 - 4º andar

     

Com informações Agência Senado.

registrado em: ,