Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Morre presidente da CPT

Sociedade

Luto

Morre presidente da CPT

por Redação Carta Capital — publicado 13/02/2012 18h51, última modificação 13/02/2012 18h51
Dom Ladislau Biernaski, que chefiava a entidade na luta contra a violência no campo, faleceu aos 74 anos vítima de câncer

Dom Ladislau Biernaski, presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), órgão ligado à Igreja Católica que combate, entre outras coisas, a violência no campo, faleceu nesta segunda-feira 13 em Curitiba. O religioso tinha 74 anos e estava internado há uma semana para um tratamento contra um câncer no abdômen.

Em nota, a entidade destaca a atuação de Biernaski, descendente de poloneses, em "inúmeras mobilizações da luta dos pobres paranaenses no campo e na cidade."

“Foi padrinho incansável da campanha pelo módulo máximo para a propriedade da terra no Brasil. Denunciou o trabalho escravo. Acreditou incansavelmente na agroecologia, na produção sustentável, no respeito ambiental e no comércio justo. Defendeu a agricultura camponesa com o entusiasmo que trouxe do berço”, diz a nota.

Segundo informações da Arquidiocese de Curitiba, o corpo será velado na Catedral de São José dos Pinhais nesta segunda-feira e o seputalmento ocorre na própria igreja na quarta-feira 15.

*Com informações da agencia de notícias do estado do Paraná.

registrado em: ,