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McDonald’s abre primeira lanchonete vegetariana na Índia

NOVA DÉLHI (AFP) – O gigante do fast food McDonald’s, famoso por seus hamburgueres à base de carne, informou nesta terça-feira que vai abrir sua primeira lanchonete totalmente vegetariana no próximo ano, na Índia. A segunda maior cadeia de lanches rápidos, depois do Subway, costuma […]

Imagem de uma lanchonete do McDonald's em Nova Délhi em 4 de outubro de 2011. Foto: ©AFP / Manan Vatsyayana
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NOVA DÉLHI (AFP) – O gigante do fast food McDonald’s, famoso por seus hamburgueres à base de carne, informou nesta terça-feira que vai abrir sua primeira lanchonete totalmente vegetariana no próximo ano, na Índia.

A segunda maior cadeia de lanches rápidos, depois do Subway, costuma elaborar seus cardápios para se adequar aos gostos locais do país e, no caso da Índia, a carne de vaca é proibida aos hindus e a carne de porco ofende os princípios muçulmanos.

Dessa forma, a cadeia vai abrir sua primeira loja vegeteriana junto ao Templo Dourado, na cidade santa sikh de Amritsar, nordeste da Índia.

“Será a primeira vez que abriremos um restaurante vegetariano no mundo”, afirmou o porta-voz do McDonald’s na Índia, Rajesh Kumar Maini.

Depois da inauguração em Amritsar, a cadeia americana planeja abrir outra lanchonete vegetariana em Katra, perto do templo-caverna de Vaishno Devi, na Caxemira indiana. Este é um local de peregrinação que atrai milhares de fieis todos os anos.

O potencial é grande para outras lanchonetes vegeterianas do país. O cardápio do McDonald’s na Índia já é 50% vegetariano.

Seu sanduíche McAloo Tikki, um hamburguer de massa de batata temperada e frita, é o carro-chefe das vendas.

Entre os sanduíches à base de frango, o Maharaja Mac também é favorito.

A Índia, com sua população de 1,2 bilhão de pessoas, ainda é um mercado muito pequeno para o McDonald’s, afirma Maini.

“Temos apenas 271 restaurantes na Índia, em todo o mundo, temos cerca de 33 mil”, explica.

A cadeia serve a meio milhão de clientes por dia na Índia, em comparação com os 50 milhões de pessoas diariamente em cerca de 100 países.

“Planejamos dobrar o número de lanchonetes para 500 dentro dos próximos três anos”, afirma.

O McDonald’s compreendeu logo depois que se implantou no país que precisava reelaborar seu cardápio para o paladar indiano.

Os hindus, que representam 80% da população da Índia, consideram a vaca um animal sagrado. Para os muçulmanos, o consumo de carne de porco é proibido pelo Corão.

“Temos que olhar para o todo o mercado de maneira inovadora e compreendemos que um cardápio com base apenas em frango e comida vegetariana funciona”, comentou.

O McDonald’s não está sozinho em seu projeto de ‘indianizar’ seu cardápio. A Domino’s Pizza, outra cadeia de food presente na Índia, criou pizzas com coberturas diversificadas.

Mas o crescente consumo de comida rápida e rica em gordura preocupa as autoridades indianas, que temem que a importação de hábitos ocidentais também provoque problemas como obesidade e doenças cardíacas.

Leia mais em AFP Móvel

NOVA DÉLHI (AFP) – O gigante do fast food McDonald’s, famoso por seus hamburgueres à base de carne, informou nesta terça-feira que vai abrir sua primeira lanchonete totalmente vegetariana no próximo ano, na Índia.

A segunda maior cadeia de lanches rápidos, depois do Subway, costuma elaborar seus cardápios para se adequar aos gostos locais do país e, no caso da Índia, a carne de vaca é proibida aos hindus e a carne de porco ofende os princípios muçulmanos.

Dessa forma, a cadeia vai abrir sua primeira loja vegeteriana junto ao Templo Dourado, na cidade santa sikh de Amritsar, nordeste da Índia.

“Será a primeira vez que abriremos um restaurante vegetariano no mundo”, afirmou o porta-voz do McDonald’s na Índia, Rajesh Kumar Maini.

Depois da inauguração em Amritsar, a cadeia americana planeja abrir outra lanchonete vegetariana em Katra, perto do templo-caverna de Vaishno Devi, na Caxemira indiana. Este é um local de peregrinação que atrai milhares de fieis todos os anos.

O potencial é grande para outras lanchonetes vegeterianas do país. O cardápio do McDonald’s na Índia já é 50% vegetariano.

Seu sanduíche McAloo Tikki, um hamburguer de massa de batata temperada e frita, é o carro-chefe das vendas.

Entre os sanduíches à base de frango, o Maharaja Mac também é favorito.

A Índia, com sua população de 1,2 bilhão de pessoas, ainda é um mercado muito pequeno para o McDonald’s, afirma Maini.

“Temos apenas 271 restaurantes na Índia, em todo o mundo, temos cerca de 33 mil”, explica.

A cadeia serve a meio milhão de clientes por dia na Índia, em comparação com os 50 milhões de pessoas diariamente em cerca de 100 países.

“Planejamos dobrar o número de lanchonetes para 500 dentro dos próximos três anos”, afirma.

O McDonald’s compreendeu logo depois que se implantou no país que precisava reelaborar seu cardápio para o paladar indiano.

Os hindus, que representam 80% da população da Índia, consideram a vaca um animal sagrado. Para os muçulmanos, o consumo de carne de porco é proibido pelo Corão.

“Temos que olhar para o todo o mercado de maneira inovadora e compreendemos que um cardápio com base apenas em frango e comida vegetariana funciona”, comentou.

O McDonald’s não está sozinho em seu projeto de ‘indianizar’ seu cardápio. A Domino’s Pizza, outra cadeia de food presente na Índia, criou pizzas com coberturas diversificadas.

Mas o crescente consumo de comida rápida e rica em gordura preocupa as autoridades indianas, que temem que a importação de hábitos ocidentais também provoque problemas como obesidade e doenças cardíacas.

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