Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Cotas vão tornar o Brasil mais justo, diz Lula

Sociedade

Homenagem

Cotas vão tornar o Brasil mais justo, diz Lula

por Redação Carta Capital — publicado 04/05/2012 14h54, última modificação 06/06/2015 18h23
A declaração foi feita ao receber, no Rio, os títulos de Honoris Causa oferecidas por cinco universidades fluminenses

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou, nesta sexta-feira 4, a decisão do Supremo Tribunal Federal que validou, na semana passada, a política de cotas raciais nas universidades brasileiras. A declaração foi feita durante discurso no Teatro João Caetano, no Rio, onde recebeu os títulos de doutor Honoris Causa oferecidos por cinco universidades fluminenses.

"Tenho certeza de que a política de cotas raciais, que o STF referendou por unanimidade, contribuirá para tornar mais justo o acesso ao ensino superior.”

Sentado e com a voz ainda afetada pelo tratamento de um câncer na laringe, o ex-presidente discursou ao lado da sucessora, Dilma Rousseff, e dedicou o diploma  “a todos que contribuíram com inteligência e esforço a qualidade da educação no Brasil dando esperança a milhões de jovens.”

Ele afirmou que, antes do diploma de Presidente da República, tinha somente o diploma de torneiro mecânico do SENAI. “Sei o quanto a educação é capaz de mudar a vida de uma pessoa, de uma família ou de uma nação.” E lembrou seu vice-presidente, José Alencar. “Fomos os primeiros brasileiros a chegar à Presidência da República sem possuir diplomas universitários. Parecia que tínhamos, mas não tínhamos”, brincou.

 

Lula declarou ainda que recebia as homenagens “não como um reconhecimento pessoal, mas como uma homenagem ao povo brasileiro que, nos últimos nove anos, realizou – pacificamente – uma verdadeira revolução econômica e social, dando um salto histórico no rumo da prosperidade e da justiça”.

Esta é a segunda vez que o ex-presidente aparece em público após finalizar o tratamento. Como na primeira vez, durante evento em São Paulo, Lula interrompeu diversas vezes o seu discurso - desta vez, não apenas pela fragilidade da voz, mas pelos aplausos do público.

Com esses títulos Lula soma 12 Honoris Causa recebido de instituições de ensino do Brasil, França e Portugal.

As honrarias desta sexta-feira 4 foram concedidas pela UFF (Universidades Federal  Fluminense), a Uerj (Universidade Estado do Rio de Janeiro), a UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio  de JaneiroUniRio), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).