Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Classe média brasileira está mais escolarizada do que há 20 anos, diz estudo

Sociedade

Instituto Data Popular

Classe média brasileira está mais escolarizada do que há 20 anos, diz estudo

por Redação Carta Capital — publicado 18/03/2013 15h33, última modificação 18/03/2013 15h33
Com mais escolaridade, levantamento indica que trabalhadores da classe média passam a ocupar cargos com melhor remuneração

O jovem de classe média de hoje possui 50% mais tempo de escolaridade do que o jovem que ocupava a mesma classe socioeconômica há 20 anos. A afirmação é de um levantamento do Instituto Data Popular, baseado em cruzamentos e projeções da PNAD e da POF - ambas do IBGE.

De acordo com dados divulgados pelo estudo, houve um recente aumento no acesso a níveis mais elevados de escolaridade para a classe média no Brasil. Prova disso é a população de 25 a 44 anos ter 8,7 anos de escolaridade, número muito superior ao dos demais grupos: 5,8 anos para pessoas entre 44 e 64 anos e 2,8 para os idosos acima dos 64 anos de idade. Isso significa dizer que os mais jovens possuem três vezes o tempo de estudo das pessoas idosas.

O estudo também vincula a escolaridade com uma melhor remuneração. “Mais escolarizados, os filhos da classe média brasileira passa a ocupar cargos que necessitam maior especialização e por isso conseguem melhor remuneração”, diz Renato Meirelles, sócio diretor do instituto Data Popular. “Enquanto para os mais velhos as principais ocupações são as de atividades ligadas aos serviços domésticos, para os mais jovens, a liderança é assumida por cargos de vendedores e atendentes em lojas e mercados”, diagnostica.

 

 

O critério de classificação socioeconômica seguido pelo Data Popular é o mesmo utilizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

registrado em: ,