Tecnologia

Celulares são segunda tecnologia mais presente nos lares brasileiros

Aparelho, que perde apenas para televisão, teve forte crescimento no uso da internet

Celulares são segunda tecnologia mais presente nos lares brasileiros
Celulares são segunda tecnologia mais presente nos lares brasileiros
Foto: Ministerio TIC Colombia/Flickr
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Eles são mais de 200 milhões em todo o Brasil e continuam crescendo. A popularidade dos aparelhos celulares levou esse eletrônico a ocupar a segunda posição nas tecnologias mais presente nos lares dos brasileiros (87%), atrás apenas da televisão que ocupa um lugar em 98% das residências do País. Os dados são da pesquisa da TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, produzida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do ponto BR (NIC.br), divulgada na manhã desta quinta-feira 31.


Em um cenário com mais celulares que habitantes no Brasil, o estudo identificou uma mudança no uso do aparelho. Além das ligações e dos 57% de usuários que utilizam o eletrônico para enviar mensagens de texto, houve um crescimento vertiginoso do acesso à internet pelo equipamento entre 2010 e 2011. Segundo os dados, que analisam o uso nos últimos três meses, passou de 5% para 17% a utilização desta ferramenta. “Houve diversas ações do governo para ofertar banda larga e as operadoras passaram a oferecer pacotes para acesso a redes sociais gratuitamente. Logo, uma série de ações do próprio mercado explica esse aumento”, diz Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (CETIC.br).

 


E os pré-pagos são o destaque, respondendo por 81% do crescimento e 89% do mercado nacional. “O que limita o acesso móvel é o preço, caso ele caia vai haver aumento no uso. Mas também é preciso avaliar o preço do aparelho e do serviço”, destaca Juliano Cappi, coordenador de pesquisas da CETIC.br. Embalado em promoções, o uso da rede nos celulares já atinge 97% das pessoas com um aparelho. Isso significa um aumento de 5,1 milhões de usuários pré-pagos em 2010 para 18,4 milhões no ano seguinte. Entre os pós-pagos também houve alta: de 1,1 milhão para 4,2 milhões de usuários.


Essa forte adesão começa a ser vista como uma oportunidade para levar a todos os brasileiros o acesso à internet, uma vez que há mais celulares que computadores. “O celular caminha para ser universalizado, se esperarmos todos os domicílios terem um computador [para levar acesso à internet] vai demorar. Esse é um dos caminhos e o governo já está de olho em pacotes para atender a internet móvel”, afirma Cappi.


Mas Tatiana Jereissatti, coordenadora pesquisa, alerta. “Os celulares têm potencial, mas é preciso avaliar fatores como a qualidade do acesso à internet.”


A pesquisa foi realizada com entrevistas em 25 mil domicílios em 317 cidades do Brasil.





Eles são mais de 200 milhões em todo o Brasil e continuam crescendo. A popularidade dos aparelhos celulares levou esse eletrônico a ocupar a segunda posição nas tecnologias mais presente nos lares dos brasileiros (87%), atrás apenas da televisão que ocupa um lugar em 98% das residências do País. Os dados são da pesquisa da TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, produzida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do ponto BR (NIC.br), divulgada na manhã desta quinta-feira 31.


Em um cenário com mais celulares que habitantes no Brasil, o estudo identificou uma mudança no uso do aparelho. Além das ligações e dos 57% de usuários que utilizam o eletrônico para enviar mensagens de texto, houve um crescimento vertiginoso do acesso à internet pelo equipamento entre 2010 e 2011. Segundo os dados, que analisam o uso nos últimos três meses, passou de 5% para 17% a utilização desta ferramenta. “Houve diversas ações do governo para ofertar banda larga e as operadoras passaram a oferecer pacotes para acesso a redes sociais gratuitamente. Logo, uma série de ações do próprio mercado explica esse aumento”, diz Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (CETIC.br).

 


E os pré-pagos são o destaque, respondendo por 81% do crescimento e 89% do mercado nacional. “O que limita o acesso móvel é o preço, caso ele caia vai haver aumento no uso. Mas também é preciso avaliar o preço do aparelho e do serviço”, destaca Juliano Cappi, coordenador de pesquisas da CETIC.br. Embalado em promoções, o uso da rede nos celulares já atinge 97% das pessoas com um aparelho. Isso significa um aumento de 5,1 milhões de usuários pré-pagos em 2010 para 18,4 milhões no ano seguinte. Entre os pós-pagos também houve alta: de 1,1 milhão para 4,2 milhões de usuários.


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