Você está aqui: Página Inicial / Política / Serra não sabia que País é República

Política

Gianni Carta

Serra não sabia que País é República

por Gianni Carta publicado 03/03/2012 10h29, última modificação 03/03/2012 10h30
Não se tratou de “gafe”, como alegam os jornalões tucanos. Revelou, isso sim, a falta de sabedoria do ex-governador de direita

José Serra sonha com a Presidência da República e desconhecia o fato de que o Brasil é uma República Federativa. Na madrugada de ontem, o ex-governador tucano e pré-candidato à Prefeitura explicou no Jornal da Noite, da tevê Bandeirantes: “O Brasil chama Estados Unidos do Brasil. Os Estados Unidos chamam Estados Unidos da América”.

Boris Casoy, o entrevistador, teve o bom senso de corrigir o tucano. “Não, o Brasil chama República Federativa do Brasil.”

 

Serra, que se eleito prefeito cumprirá o mandato, cogitou a possibilidade de o nome de seu País ter mudado. Finalmente, reconheceu o erro. Mas, tentou consertar ao dizer que os nomes são “parecidos”. Ou seja, para ele dá na mesma.

Para a Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo, que há dez anos pintam Serra como um político “preparado”, Serra cometeu uma “gafe”. Os jornalões dedicaram escassas linhas à “gafe” para poupar o político que consideram o bastião do republicanismo.

Mas não se tratou de “gafe”. Revelou, isso sim, a falta de sabedoria do ex-governador de direita. Seria o caso de Serra ler um pouco mais sobre a História de seu País? E para conhecer melhor o PSDB sugerimos a leitura da Privataria Tucana, de Amaury Jr. O livro, aprenderá o pré-candidato à Prefeitura, poderia incriminá-lo.