Política
Secretaria de Políticas para as Mulheres repudia episódio do trote na USP São Carlos
Em nota, secretaria expressou apoio às feministas e manifestantes agredidas na última terça-feira
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) expressou, nesta segunda feira 4, apoio às feministas e manifestantes ofendidas no episódio do trote na USP São Carlos, na última terça-feira 26. Em nota, a secretaria disse que “repudia atos como este, ainda mais pelo fato de terem ocorrido no espaço de uma universidade.”
Na tarde de terça-feira, cerca de 40 manifestantes protestavam contra a realização do “concurso de beleza” intitulado Miss Bixete. Segundo a Frente Feminista de São Carlos, o concurso é machista e submete as estudantes a constrangimentos. Durante o protesto, as manifestantes foram alvo de chacota de estudantes veteranos da universidade.
Segundo relatos das manifestantes, eles proferiram comentários agressivos e homofóbicos e ao menos dois deles tiraram as roupas.
Folhetos que incentivavam à agressão a mulher também foramdistribuídos pelos jovens. Apesar disso, nenhum boletim de ocorrência foi assinado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


