Você está aqui: Página Inicial / Política / O PT mantém a hegemonia na Grande SP

Política

Eleições 2012

O PT mantém a hegemonia na Grande SP

por Redação Carta Capital — publicado 28/10/2012 21h40, última modificação 28/10/2012 22h47
No 2º turno, o partido perdeu em Diadema, mas ganhou em Santo André e manteve as prefeituras de Guarulhos e Mauá
44532_284720308307112_1411224337_n

Carlos Grana ao lado de Lula, durante campanha em Santo André Foto: Divulgação

Apesar de uma importantre derrota, em Diadema, o resultado do segundo turno das eleições 2012 manteve o PT como a principal força da região metropolitana de São Paulo.

A principal vitória aconteceu em Santo André, onde o petista Carlos Grana recebeu 53,92% dos votos e quebrou a hegemonia do PTB do candidato Aidan Ravin (PTB) na cidade.

Em Guarulhos, segundo maior colégio eleitoral do estado, Sebastião Almeida foi reeleito com 60,59% dos votos, contra 39,41% do tucano Carlos Roberto, e garantiu o quarto mandato consecutivo do PT no município, antes foi governado por Elói Pietá. Em Mauá, Donisete Braga foi eleito com 57,14% dos votos, contra 42,86% da peemedebista Vanessa Damo. O atual prefeito da cidade é o petista Osvaldo Dias.

A disputa em Diadema foi decidida no segundo turno, mas o candidato petista, o atual prefeito, Mário Reali, perdeu o cargo para o adversário Lauro Michels (PV), que ficou com 60,44% dos votos.

 

No primeiro turno o partido já havia vencido em São Bernardo do Campo, com Luiz Marinho, e Osasco, com Jorge Lapas, que assumiu após a desistência de João Paulo Cunha, condenado no julgamento do “mensalão”. Lapas foi beneficiado pela cassação da candidatura do ex-prefeito Celso Giglio (PSDB), que teve as contas rejeitadas em sua administração e caiu na “Ficha Limpa”. O petista ficou, assim, com 60% dos votos válidos e ganhou no primeiro turno.

No primeiro turno o PT venceu ainda em Carapicuíba e Embu das Artes. O partido também manteve o comando da prefeitura em Itapevi, desta vez com um candidato a vice na chapa de Jaci Tadeu, do PV.

O PSDB, por sua vez, venceu as disputas para prefeito em cidades menores da região, como Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Suzano (essas três contra candidatos petistas) e Taboão da Serra.

Também no primeiro turno, o PMDB venceu em São Caetano do Sul, uma das cidades mais ricas do País, e Itapecerica da Serra.

registrado em: , ,