Você está aqui: Página Inicial / Política / Gustavo Fruet une PT e DEM no 2º turno de Curitiba

Política

Eleições 2012

Gustavo Fruet une PT e DEM no 2º turno de Curitiba

por Redação Carta Capital — publicado 15/10/2012 18h09, última modificação 15/10/2012 18h12
Candidato do PDT consegue reunir os extremos da política nacional em sua chapa; Ratinho Junior (PSC) tem o apoio do PMDB de Roberto Requião
Gleisi_Fruet_caminhada

Fruet e a ministra-chefe da Casa Civil, a petista Gleisi Hoffmann, durante caminhada. Foto: Divulgação / PT

O candidato Gustavo Fruet (PDT) à prefeitura de Curitiba recebeu nesta segunda-feira 15 o apoio do diretório municipal do DEM para o 2º turno. A coligação foi fechada em um almoço com a participação de Osmar Bertoldi, presidente do DEM em Curitiba, dos vereadores Sabino Picolo e Julieta Reis e de integrantes da direção executiva do partido, informa a Gazeta do Povo.

Com o apoio, o pedetista passa a ter sob seu chapéu a curiosa aliança entre partidos de todos os lados do espectro político. Fruet chegou ao 2º turno na coligação PDT/PT/PV -- sua vice, Miriam Gonçalves, é vice-presidenta do Partido dos Trabalhadores na cidade.

A política paranaense é notória pelos arranjos locais em detrimento das coligações partidárias nacionais, o que ajuda a explicar PT e DEM sob uma mesma candidatura. E não é o único caso: rival de Fruet, o candidato Ratinho Júnior (PSC) recebeu o apoio do PMDB de Rafael Greca, candidato que ficou em quarto lugar no 1º com 10,5%. Greca seguiu a determinação de seu partido, que tem como grande representante no estado o senador Roberto Requião, inimigo político de Fruet. A candidatura de Ratinho Júnior já era apoiada pelo PCdoB.

O grande articulador da política paranaense no momento é o governador Beto Richa (PSDB), que apostou as fichas na candidatura do atual prefeito Luciano Ducci (PSB), que ficou em terceiro lugar no 1º -- no Paraná, como em São Paulo, o PSB está mais ao centro-direita que ao centro-esquerda. Richa e o PSDB optaram por não apoiar ninguém nesta etapa da eleição.

O 1º turno de Curitiba terminou com Ratinho Júnior na liderança, com obteve 34,09% dos votos (332.408 eleitores). Ele vai enfrentar Gustavo Fruet , que ficou com 27,22% (265.451 votos). Luciano Ducci ficou em terceiro com 26,76%.

registrado em: ,