Política

Em “carta aos cariocas”, Freixo assume compromissos caso eleito no Rio

Mensagem segue estilo da “Carta ao Povo Prasileiro” de Lula, com candidato do PSOL prometendo “crescimento econômico”

Apoie Siga-nos no

O candidato do PSOL à prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, divulgou nesta segunda-feira 24 uma carta defendida como um “acordo firmado com todos os cariocas”. O documento tem sete compromissos assumidos por ele caso vença a disputa contra Marcelo Crivella (PRB). No texto de 224 palavras, intitulado Compromisso com o Rio: Coragem para Mudar, Freixo se compromete a perseguir o “equilíbrio do orçamento”.

A mensagem se assemelha à “Carta ao Povo Brasileiro” do então candidato Lula, em 2002. Na ocasião, o petista era visto com desconfiança pelo mercado financeiro e, por meio da carta, sinalizava que ao assumir a Presidência da República respeitaria contratos e buscaria “conquistar o desenvolvimento econômico”.

Freixo afirma na sua carta que pretende “atuar de forma ética e equilibrada junto ao setor privado, garantindo a independência da prefeitura e o crescimento econômico”.

O candidato do PSOL manifesta disposição em “revisar e tornar públicos todos os contratos da prefeitura”, mas sem deixar de “respeitar” acordos “em situação regular”. Freixo se compromete, ainda, a “investigar o que estiver sob suspeita“ nos contratos da Prefeitura do Rio.

A carta reúne uma série de compromissos já assumidos por Freixo ao longo da campanha, mas ganha conotação de ‘missão’ para a reta final da campanha. Na última semana, o Ibope registrou crescimento dele nas pesquisas. Freixo passou de 25% para 29% das intenções de voto, enquanto Civella recuou cinco pontos, indo a 46%.

A diferença entre eles caiu, assim, para 17 pontos percentuais – a menor neste segundo turno. A mensagem é, portanto, uma tentativa de atrair parte do eleitorado de Crivella.

A exemplo da carta de Lula, a missiva do prefeiturável carioca do PSOL é uma das estratégias finais de Freixo para reverter votos da fatia de 21% do eleitorado que pretende votar em branco ou nulo, conforme o Ibope.

A carta coincide com a chegada de novos colaboradores ao núcleo duro de campanha de Freixo, que ganhou a adesão de profissionais com passagem pelo PMDB e o PSDB.

Leia a íntegra da carta de Marcelo Freixo:

Compromisso com o Rio: Coragem para Mudar

Não é simples mudar. Toda mudança é complexa e trabalhosa. Especialmente quando envolve o enfrentamento da desigualdade e de interesses poderosos. Por muito tempo, nós nos acostumamos com os contrastes do Rio de Janeiro e com a incapacidade do poder público de resolvê-los.

Este compromisso é também um desafio e um convite.

Um acordo firmado com todos os cariocas que, como nós, desejam a mudança. Mudança com coragem, dedicação e responsabilidade.

Eu, Marcelo Ribeiro Freixo, comprometo-me a, caso eleito prefeito do Rio de Janeiro no pleito de 2016:

  1. Montar um secretariado inteiramente formado por técnicos com comprovado conhecimento. Integrado, de forma equilibrada, por mulheres e homens. Nenhum secretário será nomeado por indicação de partido político.
  2. Ter como prioridade a redução do custo de vida e a melhoria dos serviços públicos.
  3. Garantir o equilíbrio do orçamento municipal, aumentando investimentos com a redução de gastos com custeio e cargos comissionados.
  4. Revisar e tornar públicos todos os contratos da Prefeitura.
  5. Respeitar os contratos em situação regular. E investigar o que estiver sob suspeita.
  6. Atuar de forma ética e equilibrada junto ao setor privado, garantindo a independência da Prefeitura e o crescimento econômico.
  7. Dialogar com o governo estadual, a União e a Câmara de Vereadores, priorizando os interesses da população do Rio de Janeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar