Você está aqui: Página Inicial / Política / Doutor em economia, Mercadante assume a Educação

Política

Troca no Ministério

Doutor em economia, Mercadante assume a Educação

por Agência Brasil publicado 24/01/2012 10h21, última modificação 24/01/2012 10h21
Ao ser confirmado como substituto do ministro da Educação, Fernando Haddad, Mercadante foi elogiado pelo antecessor, que disputará a prefeitura de SP
Mercadante

O novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Foto: Agência Brasil

Renata Giraldi*

 

Brasília – Depois de um ano no comando do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, de 57 anos, assume nesta terça-feira 24 a pasta da Educação. Formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), ele começou sua trajetória política em entidades estudantis. Mercadante é doutor em economia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mercadante foi eleito três vezes deputados federal e uma vez senador. Em 1994, foi indicado a vice-presidente na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro também ocupou o cargo de vice-presidente nacional do PT e secretário de Relações Internacionais da legenda, além de integrar o Diretório Nacional e da Executiva Nacional. Ele participou da formulação dos programas de governo do PT e da campanha presidencial do partido nas eleições de 1989 e 2002.

Ao ser confirmado como substituto do ministro da Educação, Fernando Haddad, Mercadante foi elogiado pelo titular. Para Haddad, o colega fez um trabalho reconhecido na Ciência, Tecnologia e Inovação e a transição para Educação será tranquila. “Ele [Mercadante] será um ótimo ministro”, definiu Haddad, na semana passada.

 

*Matéria originalmente publicada em Agência Brasil

registrado em: ,