Você está aqui: Página Inicial / Política / Dilma troca os ministros da Aviação Civil, Trabalho e Agricultura

Política

Reforma ministerial

Dilma troca os ministros da Aviação Civil, Trabalho e Agricultura

por Redação Carta Capital — publicado 15/03/2013 17h39, última modificação 06/06/2015 18h42
Brizola Neto, desafeto do presidente do PDT, Carlos Lupi, será substituído por Manoel Dias. Moreira Franco assume a Aviação Civil

A presidenta Dilma Rousseff (PT) trocou o comando de três ministérios nesta sexta-feira 15. Moreira Franco (PMDB) será o titular da Aviação Civil, Antônio Andrade (PMDB), da Agricultura, e Manoel Dias (PDT), do Trabalho. As mudanças são as primeiras de uma série que será feita no comando dos ministérios.

A escolha do deputado federal Antônio Andrade, presidente do PMDB em Minas Gerais, afaga os peemedebistas mineiros, que buscavam um lugar de destaque na esplanada desde que Dilma assumiu a presidência. Com isso, o PT busca o apoio do PMDB mineiro à possível candidatura de Patrus Ananias ao governo do estado em 2014.

Já o catarinense Manoel Dias é mais ligado ao comando nacional do PDT do que seu antecessor, Brizola Neto. Desde que Carlos Lupi, atual presidente do partido, saiu da pasta devido a denúncias de corrupção, em 2011, o PDT dava sinais de insatisfação com a presidenta. Com o gesto, deve ser mais fácil conseguir o apoio do partido nas eleições de 2014.

Ex-governador do Rio de Janeiro e atual titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco já trabalhou como assessor do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele entra no lugar de Wagner Bittencourt. Dilma ainda não definiu quem deve entrar em seu lugar na esplanada.

registrado em: ,