Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Jovem de 24 anos é identificado como autor dos disparos

Internacional

Massacre em Denver

Jovem de 24 anos é identificado como autor dos disparos

por AFP — publicado 20/07/2012 11h08, última modificação 20/07/2012 11h13
Tiroteio no cinema deixou 12 mortos durante a estreia do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

O suspeito de ser o responsável pelo tiroteio que deixou 12 mortos nesta sexta-feira 20 em um cinema dos Estados Unidos foi identificado como James Holmes, de 24 anos. O cinema fica na periferia de Denver, Colorado, a poucos quilômetros do local do massacre de Columbine, ocorrido em 1999.

Citando o FBI, a reportagem afirmou que Holmes não tinha vínculos com células terroristas e seria originário de Aurora, nos arredores de Denver, no Colorado, palco nesta sexta-feira de um tiroteio durante a estreia do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Antes, a polícia já havia informado que o suspeito havia sido detido. Ele utilizava um colete à prova de balas e carregava um rifle e dois revolveres.

O ataque provocou pânico entre as centenas de espectadores que foram ao shopping local assistir à primeira sessão do último filme da trilogia e que era esperado ansiosamente por milhares de fãs.

Segundo Dan Oates, chefe da polícia de Aurora, testemunhas indicaram que o atirador lançou o que poderia ser uma bomba de gás lacrimogêneo ou de fumaça. "Eles escutaram um assobio, depois uma espécie de gás surgiu e o atirador abriu fogo", explicou.

De acordo com as primeiras informações da imprensa, dois atiradores agiram em duas salas de cinema, mas Oates negou a afirmação e disse não "haver provas" da presença de uma segunda pessoa.

O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa.

"Nós continuamos a assistir o filme por um momento", disse à ABC uma testemunha, identificada apenas como Jack. Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, "todos entraram em pânico".

As pessoas começaram a correr em direção a saída do cinema enquanto os policiais chegavam ao local e mandavam todos se abaixar, segundo uma outra testemunha, Banjamin Fernandez, de 30 anos, citado pelo Denver Post.

A presença de muitos fãs fantasiados pode ter facilitado a fuga do atirador para o estacionamento em meio à confusão, e algumas informações indicam que ele também utilizava uma máscara de gás.

Dezenas de carros da polícia e de equipes de socorro foram para o local e cercaram o shopping.

Dez vítimas morreram no local e outras quatro no hospital, informou o chefe Oates.

A polícia não forneceu informações sobre as vítimas, mas o filme (recomendado para maiores de 13 anos nos EUA) atraiu um público majoritariamente adolescente e jovem.

Muitos cinemas do país organizaram sessões especiais às 0h00 desta sexta-feira para a estreia do filme, que deve arrecadar milhões de dólares em receitas.

O presidente americano, Barack Obama, declarou estar chocado com o incidente, e prometeu dar apoio às vítimas e punir os culpados.

"A primeira-dama Michelle e eu estamos chocados e tristes pelo horroroso e trágico tiroteio no Colorado", afirmou em um comunicado, informando que agentes federais e locais continuam trabalhando na cena do crime.

"Minha administração fará o que for necessário para dar apoio à população de Aurora neste momento extraordinariamente difícil", acrescentou, ao destacar seu compromisso para "levar os responsáveis perante a justiça, dar segurança aos cidadãos e cuidar dos feridos", disse.

O presidente deve se dirigir ao local da tragédia ainda nesta sexta-feira.

A emissora KDVR, afiliada local da rede de televisão Fox, transmitiu na quinta-feira uma reportagem sobre os milhares de fãs, muitas vezes fantasiados de personagens da famosa história em quadrinhos, se preparando para assistir às primeiras sessões.

 

Leia mais em AFP Movel.

registrado em: