Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Chávez está consciente e em contato com a família e aliados políticos, diz ministro

Internacional

Venezuela

Chávez está consciente e em contato com a família e aliados políticos, diz ministro

por Redação Carta Capital — publicado 14/01/2013 09h27, última modificação 14/01/2013 09h38
Hospitalizado há um mês em Cuba, Chávez comunica-se com aliados para se manter informado sobre o cenário político venezuelano e apresenta quadro de saúde que ainda inspira cuidados

Por Renata Giraldi*

Brasília - Hospitalizado há um mês em Cuba, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está consciente e em comunicação com a família, os aliados políticos e a equipe médica que o atende. Apesar disso, o ministro venezuelano da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, informou que o estado de saúde de Chávez ainda inspira cuidados devido à insuficiência respiratória.

“A infecção respiratória está controlada, embora o estado de saúde do comandante exija medidas específicas para a resolução de insuficiência respiratória", ressaltou Villegas. “Nos últimos dias, o resultado clínico geral foi favorável e o presidente é mantido em estrita conformidade com o tratamento médico.”

Villegas leu na noite deste domingo 13, em cadeia nacional de rádio e televisão, um comunicado oficial informando sobre o boletim médico e o estado de saúde de Chávez. No comunicado, Villegas pediu que a população mantenha as orações pela recuperação do presidente venezuelano. Chávez está em tratamento para o combate ao câncer desde o começo de dezembro, sendo submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica no dia 11.

Há um mês, Chávez não é visto em público, o que fez surgir uma série de incertezas no cenário político venezuelano. A cerimônia de posse, marcada para o dia 10, foi adiada por tempo indeterminado à espera da recuperação do presidente reeleito para o quarto mandato. No poder desde 1999, Chávez dividiu a política na Venezuela entre aliados e oposicionistas.

*Matéria originalmente publicada em Agência Brasil, com informações da emissora estatal de televisão da Venezuela, VTV.

registrado em: ,