Economia

Produção industrial mostra crescimento do investimento

Parece que há uma trajetória segura em 2013, muito diferente de 2012

Pelo quarto mês consecutivo os bens de capital mostram crescimento
Apoie Siga-nos no

O crescimento do PIB do primeiro trimestre, divulgado semana passada, se mostrou modesto, mas revelou uma característica de qualidade: o investimento cresceu a uma taxa superior à taxa de crescimento de toda a economia.

Esse é o ponto a ser ressaltado. E fica a pergunta: os investimentos estão voltando?

A Produção Industrial Mensal (PIM) de abril, divulgada pelo IBGE, revelou um crescimento que surpreendeu até o mais otimista analista: houve crescimento de 1,8% em relação a março e de 8,4% em relação a abril de 2012.

Mas o número mais importante da PIM foi aquele que mostrou consistência com a principal característica do PIB do primeiro trimestre. O crescimento do item bens de capital (investimentos) foi bastante significativo.

Houve crescimento de 3,2% em relação a março e de 24,4% em relação a abril do ano passado. Pelo quarto mês consecutivo os bens de capital mostram crescimento. Parece que há uma trajetória segura em 2013, muito diferente de 2012.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo