Economia

MP dos Portos é predatória, diz Requião

Presente no Fórum de Economia, em SP, o senador criticou a proposta que, segundo ele, afetará a concorrência e provocará monopólio

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o Fórum de Economia em SP
Apoie Siga-nos no

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) classificou como “extremamente predatório” o modelo de administração portuário defendido pelo governo federal na MP dos Portos. “É um modelo tolo. Não é neoliberal, não existe liberalismo em um monopólio, não vai haver concorrência. Ficou claro que a escolha dos portos é feita pelos armadores que pagam a operação portuária”, disse a CartaCapital durante o Fórum de Economia, em São Paulo.

“Não vejo como o governo federal imagine que vá estabelecer uma concorrência em um setor que tem um monopólio natural e na mão de armadores que são seis ou sete que dominam o transporte marítimo do mundo. Acho muito ruim a MP e seria uma maravilha se ela caísse no Congresso.”

O senador disse defender o modelo atual de gestão: com portos públicos e operação privada. “Esse é o modelo do mundo. Existem apenas dois países no mundo com o modelo de portos privados: a Inglaterra e a Nova Zelândia. Nenhum deles é exemplo e modelo de sucesso de eficiência.”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo