Você está aqui: Página Inicial / Economia / AB InBev vende cervejaria para adquirir grupo mexicano

Economia

Mercado

AB InBev vende cervejaria para adquirir grupo mexicano

por AFP — publicado 14/02/2013 13h05, última modificação 14/02/2013 13h05
As autoridades americanas querem impedir os donos da Budweiser de tomar o controle total do Grupo Modelo

O maior grupo cervejeiro do mundo, a AB InBev, anunciou nesta quinta-feira a concessão completa das atividades nos Estados Unidos do Grupo mexicano Modelo, proprietário da cerveja Corona, apesar da oposição das autoridades americanas sobre o negócio.

O grupo belga-brasileiro, dono de metade do grupo Modelo, vai ceder ao Grupo Constellation Brands os 50% que a empresa possui na Crown Import, sociedade que distribui as marcas do grupo mexicano nos Estados Unidos, por 1,85 bilhão de dólares.

A AB InBev também cederá ao Constellation a cervejaria de Piedras Negras, no México, além das licenças nos Estados Unidos da Corona e das outras marcas do Grupo Modelo, num valor total de 2,9 bilhões de dólares.

As autoridades americanas querem impedir a AB InBev, dona da Budweiser, de tomar o controle total do Grupo Modelo, número três no mundo, por medo de um aumento nos preços da cerveja no país. A AB InBev pretende pagar 20,1 bilhões de dólares pela aquisição total do Grupo Modelo.

O departamento de Justiça americano pediu recentemente a um tribunal de Washington para que não permitisse a operação.

As autoridades americanas já haviam deixado claro que as concessões propostas pela AB InBev, como a revenda ao Grupo Constellation da participação da Modelo na Crown Import, eram insuficientes.

Só resta saber se as novas concessões propostas nesta quinta-feira mudarão a opinião das autoridades.

 

Leia mais em AFP