Você está aqui: Página Inicial / Cultura / SP recebe a Mostra de documentários África Hoje

Cultura

Cinema

SP recebe a Mostra de documentários África Hoje

por Redação — publicado 20/05/2013 10h26, última modificação 20/05/2013 16h24
Filmes sobre os impactos da Copa de 2010 na África do Sul e sobre a revolução tunisiana estão entre os destaques do festival de documentários
 Rouge Parole, Tunísia

Cena do filme Rouge Parole, sobre a revolução na Tunísia

A partir da terça-feira 21, a cidade de São Paulo recebe a segunda edição da Mostra de documentários África Hoje, festival que neste ano vai exibir 18 títulos produzidos no continente até 2 e julho no auditório do 6º andar da Caixa Cultural SP, na Sé. Em novembro, os filmes da Mostra serão exibidos em Salvador.

Entre os destaques do evento está o tunisiano Rouge Parole, um relato sobre a revolução desencadeada no país no final de 2010 e que foi uma espécie de estopim para a chamada Primavera Árabe. O filme foi eleito pelo MIM como um dos 12 melhores documentários de 2012.

Outro destaque é o documentário Fahrenheit 2010, sobre o impacto da Copa do Mundo na África do Sul daquele ano. O filme mostra uma investigação do que realmente significou para os sul-africanos os jogos mundiais no país. Quem realmente se beneficiou dos milhões de dólares investidos? E o que aconteceu com a África do Sul depois de ficar com o troféu; os aplausos morreram?

Outro destaque é o filme Onde a Água Encontra o Céu. Narrado pelo vencedor do Oscar, Morgan Freeman, e escrito por Jordan Roberts (Marcha dos Pinguins), o longa conta a história de um grupo de mulheres em uma região remota do norte da Zâmbia que apredem a fazer um filme como uma forma de falar sobre suas vidas, levantando uma questão que ninguém vai discutir - a situação das mulheres jovens órfãs devido à AIDS.

Na abertura do festival, no dia 21, a partir das 19 horas, haverá um debate com pesquisadora Alessandra Meleiro, doutora em Cinema e Políticas Culturais pela ECA/USP, e o cineasta Marco Abujamra, diretor do longa Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal.

Confira a programação completa no site http://mostraafricahoje.blogspot.com.br/