Você está aqui: Página Inicial / Cultura / MEC divulga lista de obras literárias selecionadas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola

Cultura

Educação

MEC divulga lista de obras literárias selecionadas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola

por Agência Brasil publicado 31/10/2012 16h16, última modificação 31/10/2012 16h16
O programa vai distribuir cerca de 6,7 milhões de obras literárias em 85,2 mil escolas públicas. Confira a lista
cabret

Cena do filme A Invenção de Hugo Cabret. O livro que baseou o longa foi selecionado para o programa do MEC. Foto: Divulgação

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Educação (MEC) divulgou lista com as 360 obras literárias selecionadas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) de 2013. O programa vai distribuir cerca de 6,7 milhões de obras literárias em 85,2 mil escolas públicas de ensino fundamental e médio em todo o país.

De acordo com o MEC, o orçamento previsto é R$ 75 milhões para aquisição e distribuição das obras, divididas em seis acervos distintos, com 60 títulos cada um. Ao todo, são 180 títulos para os anos finais do ensino fundamental e a mesma quantidade para o ensino médio. As obras atenderão a 12,3 milhões de alunos do ensino fundamental e 7,4 milhões do ensino médio.

O acervo também estará disponível por meio da tecnologia Mecdaisy, um conjunto de programas que permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado.

O atendimento do PNBE é feito em anos alternados. Em um ano são contempladas as escolas de educação infantil, de ensino fundamental (anos iniciais) e de educação de jovens e adultos.  No ano seguinte, como ocorrerá em 2013, são atendidas as escolas de ensino fundamental (anos finais) e de ensino médio.

lista das obras foi divulgada na íntegra no Diário Oficial da União desta segunda-feira (29).  Estão incluídas obras como A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick; Viagem ao Centro da Terra, do escritor Julio Verne; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Moby Dick, de Herman Melville; Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, e Nietzsche em HQ, da Singular Editora.

 

*Matéria originalmente publicada na Agência Brasil

registrado em: