Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Há 50 anos, os Beatles lançavam 'Love Me Do', seu primeiro sucesso

Cultura

História

Há 50 anos, os Beatles lançavam 'Love Me Do', seu primeiro sucesso

por AFP — publicado 05/10/2012 17h38, última modificação 05/10/2012 17h41
Co-escrita por John Lennon e Paul McCartney, a música foi gravada em setembro de 1962 nos estúdios Abbey Road de Londres
Beatles

Foto: AFP

No dia 5 de outubro de 1962 era lançado na Grã-Bretanha "Love me do", o primeiro single dos Beatles que ocupou de cara a 17ª posição das paradas britânicas, o primeiro sucesso de uma longa série antes da separação do grupo em 1970.

"É obviamente o primeiro 'single', porém o mais importante é que estabeleceu uma política de apenas lançar melodias compostas pelos próprios Beatles", explicou à AFP Hamish MacBain, da revista musical britânica NME.

"Love Me Do", co-escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada em setembro de 1962 nos estúdios Abbey Road de Londres, e escolhida pelo grupo em detrimento de uma outra canção escrita pelo cantor e compositor Adam Faith.

No entanto, foi com a sua segunda música, "Please Please Me" que eles alcançaram o primeiro lugar nas paradas e puderam, assim, gravar o seu primeiro álbum, onde também aparece "Love Me Do".

Este álbum, lançado em 22 de março de 1963, ocupou o topo do ranking dos Mais Vendidos por sete meses e foi responsável pela Beatlemania no Reino Unido.

No ano seguinte, a mania invadiu gradualmente toda a Europa e se tornou mundial em 7 de fevereiro de 1964, quando o quarteto de Liverpool participou do Ed Sullivan Show, programa transmitido ao vivo pela televisão americana.

Com 73 milhões de espectadores, cerca de 40% da população americana, a audiência da emissão ultrapassou a do Super Bowl (a final do campeonato de futebol americano) e continua a ser um dos programas mais assistidos de todos os tempo nos Estados Unidos.

"Love Me Do" se tornou o número um em vendas nos Estados Unidos em 30 de maio de 1964.

Os Beatles passaram a navegar nesta enorme fama, emendando, em um ritmo frenético, turnês ao redor do mundo, e ao mesmo tempo escrevendo e gravando cinco álbuns em dois anos, entre julho de 1964 e agosto de 1966.

Mas no final de 1966, a Beatlemania, que tornou alguns shows inaudíveis por causa dos gritos de fãs histéricos, provocou o fim as apresentações ao vivo do grupo, agora dedicado exclusivamente às gravações de estúdio.

"Os concertos dos Beatles não têm nada a ver com música. Eles são quase ritos tribais", disse John Lennon na época, de acordo com o The Beatles Anthology by Beatles, lançado em 2000.

O grupo lançou 12 álbuns gravados em estúdios e vendidos na Grã-Bretanha, antes de se separar em abril de 1970.

Para comemorar meio século de "Love Me Do", a cidade de Liverpool está organizando um fim de semana de celebrações. O clímax será na tarde desta sexta-feira com a tentativa de entrar no Livro Guinness, com a interpretação desta canção por um coro de mais de 897 pessoas.

Shows também serão realizados durante todo o dia no Cavern Club.

A BBC4 também transmitirá no domingo um documentário sobre "Love Me Do", com uma testemunha que afirma que o empresário da banda, Brian Epstein, comprou 10.000 cópias para impulsionar as vendas.

O site www.statisticbrain.com acredita que os Beatles já venderam mais de 2,3 bilhões de álbuns em todo o mundo, com base em números atualizados em julho de 2012 através de dados recolhidos junto às lojas.