Educação
Literatura infantil: o que vem por aí em 2016
Confira os lançamentos literários para crianças mais esperados de 2016


O que podemos esperar da literatura infantil para 2016?
A equipe da Leiturinha, clube de assinatura de livros infantis, selecionou quatro obras que devem chamar a atenção dos pequenos leitores ao longo dos próximos meses. Confira:
Janaína já sabe contar, de Geraldo André. Editora Pallas
Janaína é uma menina esperta que conta tudo o que vê ao seu redor. Ela se diverte observando e contando o que pode! Com figuras familiares ao cotidiano de crianças brasileiras, o livro ajuda no incentivo e familiarização dos números de 1 a 10 ilustrando de maneira divertida as cores, sabores e cheiros de cada figura.
Rapungel, de Cláudia Lorenson e Matheus Lorenson de Souza. Chiado Editora
Os cabelos de Rapungel não se pareciam nem um pouco com os cabelos das princesas de contos de fadas. As críticas de seus colegas sobre sua cabeleira deixavam-na muito triste! Como esta corajosa menina conseguirá vencer o seu problema? Para fazer as ilustrações desta história, a autora chamou Matheus, seu filho de nove anos, que desde muito pequeno adora desenhar. Foi desta forma que surgiu esta parceria entre mãe e filho.
Lagartos Verdes X Retângulos Vermelhos, de Steve Antony. Editora Rovelle
Os retângulos vermelhos são inteligentes e fazem de tudo para derrotar os lagartos verdes, mas os lagartos verdes são fortes. Será que para eles é tão difícil assim aceitar as diferenças? Eles conseguirão encontrar uma maneira de viver em paz?
As Cores dos Pássaros, de Lucia Hiratsuka. Editora Rovelle
No tempo em que os pássaros ainda não eram coloridos, Dona Coruja teve uma ideia e tingiu as próprias penas. Outros pássaros ficaram encantados. Foram chegando e também pediram cores. Mas algo inesperado aconteceu e mudou a história (e a natureza) para sempre. Numa narrativa poética e inspiradora, a autora convida o leitor a soltar a imaginação, alçar voo e passear pelas palavras e pinceladas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.