Você está aqui: Página Inicial / Tecnologia / Site de CartaCapital sofre ataque e fica 2 horas fora do ar

Tecnologia

Crime eletrônico

Site de CartaCapital sofre ataque e fica 2 horas fora do ar

por Redação — publicado 27/01/2014 18h52, última modificação 27/01/2014 19h44
Ação envolveu 9 IPs registrados na China, e deixou o site fora do ar ou instável entre 15h30 e 19h30 deste domingo
Erro

Mensagem de erro no site de CartaCapital

O site de CartaCapital ficou fora do ar por aproximadamente duas horas neste domingo —entre 15h30 e 17h30. Por mais duas horas houve instabilidade, e muitos usuários não conseguiram acessar a página. Após um trabalho detalhado de pesquisa sobre o incidente, a Simples Consultoria, que presta serviços à revista e é responsável pelo layout e programação do site, identificou que o problema foi causado por um ataque levado a cabo por nove IPs, todos com registro na China.

O local do registro, na avaliação dos técnicos, é um indicativo de uma tentativa de se rastrear a verdadeira origem da ação. A Simples e as demais empresas e profissionais envolvidos na manutenção do site estão aprimorando ainda mais o cuidado para minimizar a chance de o problema se repetir.

No dia 13 de março do ano passado o site havia sofrido um ataque que o deixou 12 horas fora do ar. Na ocasião, a ação foi uma reação a um artigo de Luís Nassif sobre a Telex Free. Desta vez não há um indicativo sobre algum conteúdo que tenha provocado a ação.