Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Blog "Escritório Feminista" estreia em CartaCapital

Sociedade

Novidade

Blog "Escritório Feminista" estreia em CartaCapital

por Redação — publicado 11/04/2014 12h07, última modificação 11/04/2014 18h25
Clara Averbuck e Aline Valek lançam nesta sexta-feira o blog no qual serão discutidos o feminismo e as implicações da cultura machista

“Se por um lado as pessoas parecem estar tomando consciência sobre a desigualdade de gênero, por outro parece haver um forte movimento no sentido de negar a existência do machismo e da autonomia da mulher”, diz a escritora Aline Valek sobre "Escritório Feminista", blog que estreia nesta terça-feira ao lado da também escritora Clara Averbuck.

No ar a partir desta sexta-feira 11, “Escritório Feminista” vai discutir as questões de gênero e desfazer a impressão equivocada de que o feminino é uma questão datada. “Há uma falsa impressão de que as mulheres já são livres pra fazer o que quiser, porque já trabalham e votam. Ainda temos um longo caminho para uma sociedade igualitária e justa, em que as mulheres possam ser livres de fato, e nosso blog vai abordar essas questões.” conta Clara.

Aline chama atenção, também, para a desinformação. “Enquanto muitas pessoas já se identificam com o feminismo, outras têm calafrios só de ouvir a palavra. Começam a babar de raiva, arrancar os cabelos, agredir. Em meio a isso, persistem os preconceitos e as violências aos quais a cultura machista nos submete cotidianamente.”

O nome “Escritório Feminista”, uma brincadeira entre as blogueiras, pretende ilustrar o quanto as feministas trabalham duro, todos os dias, para mudar a realidade, explica Aline. “É isso que a Clara e eu vamos fazer nesse blog: um trabalho pra apontar o machismo da nossa sociedade, onde ele estiver.”

Aline é redatora e autora do blog “Ficções da Aline Valek”. Desde 2009 escreve sobre feminismo e critica os padrões machistas naturalizados na sociedade, como a cultura do estupro e os padrões de beleza. Foi uma das organizadoras da coletânea de ficção científica feminista “Universo Desconstruído”. Além disso, é co-apresentadora do podcast  “We Can Cast It”, que comenta filmes, quadrinhos, livros e a cultura pop em geral, de uma perspectiva feminista.

Clara, que já publica no site de CartaCapital, é escritora e tem seis livros publicados. Já teve sua obra adaptada para cinema e teatro, além de ter sido uma das primeiras escritoras a se destacar na blogosfera brasileira. Acaba de publicar o livro “Eu quero ser eu” e, atualmente, faz uma campanha para arrecadar fundos e lançar seu sétimo trabalho: “Toureando o diabo”.

Colaboração
O blog também contará com a participação de Djamila Ribeiro. Mestranda em Filosofia Política na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), membro da Simone de Beauvoir Society e feminista negra, Djamila irá debater, além do machismo, o racismo."As imposições sociais pretendem nos confinar num lugar determinado. Justamente por isso, o feminismo é tão importante, por ajudar a nos libertar daquilo que nos fizeram acreditar." Djamila também fala em aumentar a amplitude da luta feminista."O feminismo precisa ser interseccional, contemplar as mais variadas especificidades contidas nesse ser mulher; não pode reproduzir modelos hegemônicos excludentes."

registrado em: , ,