A Bruno Huberman
“Já está comprovado, por números, que a menor quantidade de armas em circulação, e não o contrário, aumenta a segurança e reduz a quantidade de homicídios.” A opinião é da diretora da ONG Sou da Paz, Melina Risso, que desde 2003 faz parte do programa Controle de Armas e luta, ao lado do governo federal, pelo desarmamento da sociedade. O Sou da Paz participou ativamente da aprovação do Estatuto do Desarmamento naquele ano e das campanha de recolhimento de armas de 2004 e 2008, que tiraram mais de 500 mil de circulação e regularizaram outras 1,5 milhão.
De acordo com levantamento de 2010 feito pelo Ministério da Justiça, o Brasil tem 16 milhões de armas, das quais 47,6% na ilegalidade. Com 34,3 mil homicídios ao ano, o País é o campeão mundial de mortes por armas de fogo, em números absolutos. No entanto, desde a aprovação do Estatuto, ou seja, entre 2004 e 2010, a taxa de mortalidade por armas de fogo caiu 8%, comprovando a tese de Risso.
Acerca do debate aberto sobre a origem do armamento dos criminosos brasileiros, a diretora fica com o sociólogo Antonio Rangel Bandeira, da ONG Viva Rio, sobre a hipótese que a maior parte do poder de fogo dos traficantes e cia. são de produção nacional. Essa posição vai contra a apresentada pelo diretor dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CAC), Fabrício Rebelo, em carta enviada à CartaCapital. Sobre o CAC, Risso ainda discorda que a fiscalização deles é tão rígida como eles mesmo dizem. “O Exército não tem a quantidade de pessoas suficiente para fiscalizar no rigoroso processo que deveria fiscalizar.”
Leia abaixo a íntegra da entrevista. Na semana que vem publicaremos novas reportagens sobre o tema com diferentes setores envolvidos na questão.
A maioria das armas dos criminosos realmente vem de dentro do País?
“A informação de que as armas apreendidas no Brasil são prioritariamente de produção nacional está comprovada com dados. Sobre isso não tem como ir contra. Tem estudo feito pelo Centro de Análise e Planejamento (CAP) da Polícia Militar, de 2007, que mostra que as armas apreendidas por pessoas que de alguma maneira estavam cometendo algum crime são armas de fabricação nacional. A indústria nacional de armas alimenta a criminalidade. Isso é um fato, não há argumento contra. Por exemplo, a chefe da balística de São Paulo afirma que praticamente todas as armas que chegam para ela fazer uma análise são de fabricação nacional.”
O CAC
“O questionamento do CAC acontece porque ele é um setor muito visado. Nós fizemos uma pesquisa sobre a implementação do Estatuto do Desarmamento que mostrou que esse setor detém uma quantidade significativa de armas. Essa categoria chama atenção, mas não estou dizendo que essas pessoas estão desviando armas. Em 2007, tínhamos no Sigma (banco de dados de armas das Forças Armadas e do CAC) 154.522 armas registradas nas mãos de colecionadores, atiradores e caçadores. É um arsenal absurdo que está nas mãos de uma categoria que tem as armas como hobbie, que podemos inclusive questionar do ponto da segurança pública. Para além do desvio, essas pessoas que detém uma enorme coleção de armas acabam sendo visadas para o roubo.”
A fiscalização do CAC pelo Exército
“O Exército tem uma série de normas, que o diretor do CAC até coloca na carta dele publicada no site da CartaCapital, que precisam apresentar diversos documentos para conseguir uma carteirinha. Contudo, o Exército não tem a quantidade de pessoas suficiente para fiscalizar no processo rigoroso de como deveria fiscalizar. Ele é rigoroso mas não é feito. Você pode olhar a série de pesquisas e entrevistas em nosso site, que perguntamos para pessoas do Exército como é feita a fiscalização, quantas apreensões são feitas, mas aparece “inopinada”. A interpretação sobre “inopinada” que acontece dentro do Exército é uma piada às vezes, porque os militares tem a sensação de que precisam avisar as pessoas que vão fazer a fiscalização. Então eles nem fazem a fiscalização para não constranger o cara.”
A fiscalização do comércio de armas
“Nós temos um problema muito grande de fiscalização no país de todas as armas de uma maneira geral. Na pesquisa percebemos que apenas no Estado de São Paulo, um terço das armas registradas pelas empresas de segurança privada foram furtadas. Nós tínhamos aproximadamente 69 mil armas registradas pela segurança privada e quase 24 mil tinham sido furtadas no mesmo ano. Do ponto de vista do processo de fiscalização dessas categorias que tem muitas armas, nós temos que fazer um grande avanço. A Polícia Federal (PF) está num processo de mudança do sistema do Serviço Nacional de Armas (Sinarm), que registra todas as armas, para que tenha uma maior integração e facilidade.”
Análise e perspectiva sobre a questão das armas no Brasil
“Tivemos uma evolução muito grande nos últimos anos. O Sou da Paz foi criado em 1997, mas o assunto de controle de armas nem estava na pauta nacional, mas em 2003 entramos nessa questão do desarmamento. O Estatuto do Desarmamento foi um grande avanço na política de controle de armas nesse país. O fato dele ter proibido o porte de armas e ter dificultado o processo de compra, fez com que caísse o número de armas em circulação e vemos também uma sensível redução de homicídios. Em 2004, um ano após a aprovação do Estatuto, foi a primeira vez que vemos uma redução na curva de homicídios desde o início dos anos 1990. No entanto, só a lei aprovada não resolve: precisamos efetivamente implementá-la. Tem que ter mais fiscalização e aprimorar uma série de mecanismos de controle. Nós defendemos que a fiscalização do CAC passe para a PF e saia da mão do Exército para que tenhamos um controle civil sobre essas armas. Se o colecionador quer ter armas, nós podemos criar um mecanismo que desative o mecanismo de disparo da arma, porque ele não precisa de uma arma que de fato funcione, afinal ele é um colecionador. Ele pode importar até fuzil AK-47. Por outro lado, São Paulo foi um Estado que de fato investiu na implementação do Estatuto. Na primeira campanha de recolhimento de armas em 2004, SP tirou de circulação mais de 100 mil armas. Nós observamos isso na redução da taxa de homicídio no Estado. De 2º Estado com maior número de homicídio por arma de fogo, caiu para o 25º lugar. Outro lado que acompanhamos exaustivamente é uma série de projetos-de-lei que são apresentados no Congresso para desvirtuar o Estatuto. Eles tentam flexibilizar o porte de armas para diversas categorias, como, por exemplo, o educador social. Não é armando a população que vamos tornar o país mais seguro, mas é justamente o contrário.”
A implementação do Estatuto do Desarmamento
“Alguns pontos ainda não foram executados e outros precisam ser melhorados. A marcação de toda munição destinada às Forças Armadas e para a polícia ainda não tem um mecanismo aprimorado de fiscalização de desvio porque está sendo feita em uma escala muito grande. O processo do banco de dados de balística, que é a marcação das armas que saem das fábricas, ainda não foi implementado tal qual havia sido proposto. A arma, em sua grande maioria, nasce legalmente no país, portanto começar a controlar essas informações na fonte, que é muito mais fácil de fiscalizar, permite criar uma base de dados que sirva para a melhoria da investigação para as polícias. Ainda falta o processo de integração do banco de dados da PF e do Exército e o aprimoramento da fiscalização das empresas de segurança privada.”
A CPI das Armas na Alerj
“A CPI das Armas no Congresso concluiu uma série de medidas que não foram implementadas. Ela tem que fazer novas investigações mais detalhada que ampliem as já feitas, mas o caso do Rio de Janeiro incide em todo o país, por conta da política de segurança pública que está sendo implementada naquele Estado, que pode trazer frutos e inspirações para outros. Tentar destruir o mecanismo de desvio de armas que existe no RJ, dentro das próprias instituições policias, é fundamental. Mas temos que pressionar todos os processos de melhoria da segurança pública e esse é o papel da sociedade civil.”
Programa de desarmamento de 2011
“Nós temos pela primeira vez neste ano o Dia Nacional do Desarmamento, que acontecerá no primeiro sábado de julho. É absolutamente importante fazer uma mobilização nacional que traga de volta essa questão. Em 2003 conseguimos aprovar o Estatuto, em 2004 fizemos uma grande campanha que tirou muitas armas de circulação, em 2005 veio a discussão do referendo, em que a população votou pela manutenção da venda de armas de fogo, mas isso não significa que acabou com o Estatuto do Desarmamento, muito pelo contrário. Nós vamos fazer ao longo deste primeiro semestre uma grande mobilização para em julho conseguirmos tirar um grande número de armas de circulação.”
Olha pessoal, desculpa a minha falta de atenção, mas tudo aquilo que eu falei ainda a pouco sobre as fontes onde contém o levantamento dos dados citados no texto acima estão disponíveis nesta mesma página, é só localizar mais abaixo:
Gustavo Zambon Rozatti disse:
3 de abril de 2011 às 14:38
Lá vocês terão acesso às fontes desse levantamento citado, é só fazer o link dos arquivos que estão em PDF, confiram e tirem suas conclusões. Aproveitando minha retratação, queria parabenizar o sir. Gustavo pela sua capacidade de pesquisa, é com essa boa vontade em apurar assuntos, que um grande leque de infomações se abre ao públicode modo a esclarecer opiniões. Parabéns sir. Gustavo.
A planilha montada por tais ativistas não há referências bibliográficas, mas os dados são verdadeiros, ou seja, eles realmente existem. Esses dados foram escritos num documento denominado Mapa da Violência/Jovens do Brasil escrito por Julio Jacobo Waiselfisz, e também num documento de Estudos Técnicos escrito pela Confederação Nacional dos Municípios, entre outros.
Vale ressaltar que na pesquisa feita por Julio Jacobo Waiselfisz, em nenhum momento atribuí-se tais mortes especificamente à arma de fogo. Este sim, faz menção a um contexto generalizado focando, sobretudo, sua atenção aos jovens brancos e negros dos 15 aos 24 anos de ambos os sexos.
Já os “Estudos Técnicos escrito pela Confederação Nacional dos Municípios/2011″ até fazem certa menção às conclusões prepotentes destes ativistas, mas por outro lado, mostram certa ineficácia no que tange as medidas tomadas pela lei vigente no que diz respeito à questão do desarmamento.
Portanto, apregoando-se ao Referendo em pauta no ano de 2005 sobre a manutenção da lei à que se refere ao porte de arma, concluí-se, numa dimensão ecumênica, assim sendo, um tanto irrisória e irrelevante as medidas tomadas pelo congresso apregoado às idéias ativistas no que tange a proibição do cidadão de bem ser impedido de opinar por fazer sua segurança própria.
Nunca em um ano de leitura sobre o polêmico assunto em pauta, vi uma dimensão crítica tão abrangente quanto me fora testemunhada neste site. O que me espanta é a teimosia de tais ativistas insistirem numa retórica tão fraca e inconsistente, somado ao fato de não haver nenhuma antítese, por menos coerente que fosse, estar presente nesta ata de debate, de modo a tornar este debate mais aprofundado. Ao contrário, não houve uma só sequer, tese que argumente contra a opinião quase que generalizada.
Por fim, ao contrário dos demagogos da classe média alta, metidos à moralistas, moradores de bairros e condomínios bem estruturados e de grande poder aquisitivo que querem apenas falar e falar e nada fazer, minhas conclusões são fundamentadas, e, para quem quiser saber mais sobre minha suposta tese, ou até mesmo obter de tais referências bibliográfica, é só add: “alesinhofilho@hotmail.com”.
Grato pelo espaço concedido!
pelos comentários nota-se como os defensores das armas são muitos.
É difícil lutar com as armas da PAZ, que são as mãos vazias, mas
não devemos desistir.
Responder a pergunta pra que serve um arma, Já nos leva a ser contra
a idéia de tê-la em casa ou em qualquer lugar…
Infelismente no Brasil quem paga tudo é o cidadão honesto. Só o que me faltava, tirar o meu direito de defender a minha familia, que é o meu maior BEM!
BRASIL UM PAÍS DE TOLOS!!!
Bom Dia, acho que vocês devem viver na Dimamarca ou Suiça, vocês já tentaram ligar para o 190 de sexta-feira, sabado ou domingo no periodo da noite? Em media demora 5 minutos para atender, mais 5 para registrar a ocorrencia, mais 1 a 2 minutos para passar via radio, mais 5 a 20 minutos para chegar as viaturas, no minimo são 17 minutos, o que eu faço enquanto isso? sirvo um cafezinho para o bandido? Pergundo para ele como anda os assaltos, se esta dando para ter lucros bons naquele semestre?
O que eu faço com ele dentro da minha residencia com uma arma apontada para a cabeça dos meus filhos? Ou se ele tentar violentar alguem? ofereço camizinha e K&Y?
Não podemos estender um tapete vermelho para os bandidos agirem com a total segurança que ninguem tem uma arma, vocês estão muito fora da realidade deste País, Pede para o Sr Sarney entregar seu Colt .357 que ele anda, pede para os politicos abrirem mão dos carros blindados então, já que está tudo seguro sem armas circulando pelo país não temos mais o porque de andar de blindado, não é?
Gostaria muito que vocês estivecem certos sobre as alegações feitas, mas vocês não estão, os bandidos andão com 7.62, Ak,etc tudo o que nao é vendido neste País, então de onde vem as armas?
Tem muito policial que vende armas para os bandidos ou para qualquer um que queira comprar, todo mundo sabe, so que tem gente grande no meio por este simples motimo não fazem nada.
Empresarios como Antonio Erminio, Abilio Diniz, Silvio Santos entre outros, tem seguranças armados e fortemente armados, eles podem e o Cidadão nao pode? porque? Porque eles tem dinheriro?
Os filhos do Sr Abilio tem porte de armas porque as pessoas comuns nao podem ter?
Chega de descaso e desigaldade social, tem que liberar o porte e restrigir para quem vai dar, antigamente vc comprava armas nas Lojas Mappin, kkkk, tem que ter cursos de tiro, defesa, manuseio, reparos etc assim liberar o porte, e o risco é da pessoa a responçabilidade é dela.
Carros matam mais do que armas, bom na verdade quem mata não é a arma, sim o cara que aperta o gatilho, vocês não falam que pessoas com carros atropelam e matam, causa acidentes, etc por falta de responsabilidade ao volante!
Gostaria muito que alguem destas ONG´S me responda podem divulgar meu e-mail marcusiervolino@gmail.com estou aberto para dialogar com vocês!
Abraço a todos
quanto menos armas na mão dos civis, mais aproveitadores no governo.
população civil honesta bem armada, governantes mais conscientes.
Tais grupos desarmamentistas praticam a política de propaganda de Goebbels, (técnica de exaustão de informações erradas na mídia de forma que com sua massificação a população passe a achar que tal fato é condizente com a verdade).
Como falei no texto acima, vocês do Grupo Sou da Paz deveriam ser processados pelo Ministério Público, suas informações não têm sustentação alguma, em nenhum momento vocês divulgam as fontes de tais “pesquisas”, “Já está comprovado, por números, que a menor quantidade de armas em circulação, e não o contrário, aumenta a segurança e reduz a quantidade de homicídios.” De onde essa Sra. tirou tal estapafúrdia ideia?? Esse grupo não tem a menor noção da significância das palavras, quando citam:”De acordo com levantamento de 2010 feito pelo Ministério da Justiça, o Brasil tem 16 milhões de armas, das quais 47,6% na ilegalidade. Com 34,3 mil homicídios ao ano, o País é o campeão mundial de mortes por armas de fogo, em números absolutos. No entanto, desde a aprovação do Estatuto, ou seja, entre 2004 e 2010, a taxa de mortalidade por armas de fogo caiu 8%, comprovando a tese de Risso”. Gostaria de explicar a essa Sra. que a palavra “levantamento” não pode ser citado como argumento assertivo de tese, simplesmente pois é uma possibilidade que tem uma margem de erro grande, quando se cita “levantamento” não passa de um pensamento, uma possibilidade, mas que em grau científico não tem peso algum.
Infelizmente por conta da nossa deficiência crônica em educação pessoas que se dizem “conhecedoras” terminam por ter alguma notoriedade, realmente estamos ainda duas gerações atrasadas em relação aos Países considerados desenvolvidos.
Acorda Brasil, educação é tudo, um país ignorante dá possibilidade de pessoas escusas usarem a coletividade como massa de manobra.
A “insegurança” que impera no Brasil é culpa de quem? É culpa de quem possui armas ou de quem deveria realmente nos proteger? Quem “vendeu” aquela engenhoca pro cidadão que teve a casa invadida diversas vezes pelo mesmo ladrão? Cada um se defende da maneira que melhor lhe convier e não temos culpa se o Rio de Janeiro é administrado por um sujeito que não pensa em segurança pública. Preocupem então em desarmar os bandidos que infestam o estado de vcs e parem com essa palhaçada de desarmar a população de bem!
Não tem nen como imaginar toda a população desarmada!!! se as armas dos bandidos nao se consegue tomar, é um pensamento muito ridiculo esse de desarmar as pessoas de bem pais de famialias e trabalhadores fico energonhado com essa atitude de certos brasileiros é uma pena mesmo.
tanta coisa pra eles se preocuparem, saude, educação…etc… etc.. mais não eles querem desarmar o cidadão de bem que tem sua posse de arma mansa e pacifica
Segundo o “Sou da paz”
16.000.000 de armas
47% ilegais isso dá mais ou menos 7.500.000
Armas entregues durante a campanha 500.000
Legalizadas 1.500.000
Já os homicídios são 34.300 por ano
A diminuição entre 2004 e 2010 foi de 8% ou seja aproximadamente 2.700 ( em seis anos)
Agora, dividindo o número de armas ilegais pelo número de mortes citado pelo “Sou da paz” vamos ver que seriam + ou – 218 armas para cada homicídio … Então fica a pergunta o problema serão mesmo as armas?
A hipocrisia é meio de vida em nosso país… uma pena
O Governo quer desarmar o cidadão honesto?
Por que então ele não dá o exemplo?
Por que os senhores Presidente, Ministros e Senadores não abrem mão dos seus portes de arma e das suas escoltas armadas?
Por que o Congresso não desarma os seus seguranças?
É só o Zé Povinho que tem que ficar refém da criminalidade?
Meus amios sabemos que segurança publica é dever do estado , no Brasil Estados e Municipios os governantes aínda não conseguiram fazer e dar segurança ao cidadão, como é que você por ex: tem sua casa com sua familia em um bairro, esmo, não quero falar nem em sitio, que gerelmente é fora da Cidade, as veses o fone de emergência da policia está em pane ou vc.não consegue comunicar , e diante de uma situação de encontrar-se na mira de bandidos, armados cercando ou já dentro de teu sitio , terraço ou mesmo em tua casa ou estabelecimento comercial, e vc. não ter o direito de possuir em casa um revolvezinho Cal. 38, com 05, munições, ao menos para espantar ou mesmo poder se defender atacando e até exterminando um, dois ou três bandidos. não concordo com esse estatuto porque aínda o estado não tem condições e efetivo suficiente de dar segurança aos habitantes dos Municípios e Estados . Isso é uma opinião pessoal minha, no momento não concordo com desarmamento de homems de bem desde que eles justifiquem as necessidades e exponha os motivos, mesmo que sejam fiscalizados, como já são , compre as munções limitadas. Isso vai ficar do jeito do estatuto da criança e dos adolescentes que ajudou eles fazerem os crime e serem apreendidos, não preso, e quando chegam aos dezoito anos zera todo crime( ficha criminal),os crimes de extrupo, latrocinio , exterminio que o cara praticou . É brincadeira rapaz, vamos desarmar somente bandidos. Não, eu pessoalmente não concordo , agora se passar e for lei infelismente nós como cidado~es que já vem machucado escabriado, preso em casa e os vagabundos usufrindo da liberdade de passear nas ruas praças , vender droga e étc. Cumpriremos, mas eu quero ver bandidos deixarem de ter armas , isso vai surgir até a industria artesanal e vai dar empregos a bandidos. Tanta coisa que tem para se fazer como politicas publicas, agora quererem não deixar um cidadão pai de familia e trabalhador possuir sua armazinha ao menos em casa para defesa pessoal e de sua familia, existe mais coisa para o Estado se preocupar, isso vai dar é valor a torneiros mecanico bandidos na fabricação e fabricadores artesanais, os bandidos fazem até dinheiro, imagina armas! Essa é a opinião de JOÃO MARCILIO fERREIRA CORREIA. Perdoei-me que desagradar-se, não sei se estou correto , mas opino pelo que falei.
A informação que “a maior parte das armas que vitimam 96 brasileiros por dia são brasileiras” é uma tremenda mentira. Só porque esta escrito Taurus (a fabrica brasileira) em um revolver 38 não significa que ele foi vendido no Brasil, o máximo que podemos afirmar é que ele foi fabricado (ou ao menos as peças). A Taurus brasileira vende armas e é muito famosa no Paraguai e EUA por exemplo. E a arma tem numeração raspada, e a unica informação que temos é a marca da arma, isso não significa que ela foi vendida no Brasil. É perfeitamente possivel comprar um revolver Taurus no Paraguai, da mesma maneira que é possivel comprar um revolver Taurus nos EUA com um “Made in Brazil” bem grande escrito.
Esse argumento é completamente metiroso e o contrabando de armas é sim um problema, só ignora isso o hipocrita e demagogo que quer defender o comercio ilegal de armas.
[...] que, das 16 milhões de armas existentes no Brasil, 14,5 milhões estejam em posse de civis. Em artigo publicado neste site, Melina Riso, diretora do Instituto Sou da Paz, lembra que ao menos 17 mil [...]
SEnhor quando for falar sobre qualquer assunto por fvor não mencione somente os fatos que lhe são convenientes !! Ninguém aqui é ingênuo ao ponto de acreditar nos seus “dados estatísticos”.
Leis só são cumpridas por que segue as leis, caso o senhor não saiba bandidos não as seguem. Mas como é de costume no Brasil é mais fácil privar o cidadão honesto de suas liberdades e direitos para “resolver” os males que assolam a nação.
É mais fácil dar bônus para alunos de escola pública para que eles entrem nas faculdades do que melhorar o ensino público para que eles entrem por mérito. É mais fácil instituir um rodízio de veiculo para melhorar o tráfico nas grandes cidade dando a desculpa do meio ambiente quando o real problema está no transporte público péssimo e falta de infraestrutura viária etc.etc.etc………
Caro, Bruno Huberman o Sr acusa o EB de não ter pessoal. Gostaria de perguntar se a PF tem? O efeitivo do EB é muitas vezes superior a da PF. O SINARM não funciona, varias pessoas ainda nem sequer receberam os registros que ja deveria estar vencendo depois de 3 anos apos o prazo para cadastramento! Isso é exemplo de eficiencia????
A verdade que o EB não é politico e la vocÊs do 3º setor não tem poder algum!!!
Enquanto autoridades e ONGs oportunistas se aproveitam da repercussão do massacre de Realengo – e da dor dos sobreviventes e dos parentes e amigos das vítimas – para ressucitar a campanha do desarmamento e tentar reverter a derrota acachapante que sofreram no referendo de 2005, armas de todos os tipos, de todos os calibres, chegam às mãos dos criminosos – contrabandeadas através de nossas extensas e permeáveis fronteiras ou subtraídas dos paióis das polícias e das Forças Armadas.
O Brasil já tem uma das leis mais duras do mundo contra armas: a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento. E em qualquer lugar do mundo, leis antiarmas só atingem pessoas honestas e equilibradas, pois os desequilibrados e os mal intencionados sempre dão um jeito de obter suas armas e não desistem de suas intenções quando não as encontram.
Por favor Peçam para os marginais entregarem as Armas deles… e Por favor nosso voto foi feito numa urna séria. não numa privada de um buteco… espero que a democracia seja respeitada E Que pelo Menos o Artigo 16 volte a ser crime e o Usuário de Drogas seja punido como marginal não como um doente pois ele financia o crime… Trabalho forçado para o Marginal seria uma exelente opção… pq trabalhar eles não querem… quando eles entram de 9mm nas residências vamos nos defender deles do que? de faquinha de serra.. hahaha piada…
Senhores desarmistas queremos que nosso voto seja pelo menos respeitado e a democracia seja exercida, com sabedoria, a constituição seja respeitada como existe sim a legítima defesa sim… vamos combater o marginal armado de 9mm, que entra em nossa residência com faquinha de serra? fomos votar num domingo democrático pela urna vencemos e não na privada de um boteco. o que vocês estão achando??? minha esposa foi assaltada duas vezes na mesma semana no trabalho ralando que nem uma louca!!! por favor antes peçam para os assaltantes entregarem as armas deles não os trabalhadores. batalhem em prol a pena de morte para o trafico de drogas volte a ser crime o artigo 16. puna com trabalho forçado os que furtam reincidência amputação de mão. enfim trabalho forçado já bastaria!!! pois assaltar quem trabalha e ficar de boa na cadeia e depois os direitos humanos protege-los é fácil.
Quando marginais são presos e suas armas são apreendidas, aparecem sempre as de grosso calibre e cuja fabricação não é nacional.
CACs não podem possuir este tipo de arma/calibre.Logo, deles elas não provêm.
Este fato desacredita a tese defendida pela Sra. Melina.
Desarmar o cidadão honesto é fácil, mas não resolve o problema de armas de fabricação estrangeira de calibres potentes que chegam às mãos dos delinquentes.
Quanto menos Anti Armas esses malditos ditadores existirem Pior o Mundo Ficara.
É uma conspiração Diabólica Rede Globo, Iansa,Unesco, Onu, Soros Foudation,Rockfeler Foundation,Ford Foudation, e etc….. Cuidado tambem com os “Piseudos Formadores” de Opinião e Intelectualoides. e Politicos
Cidadão não comete crime ou violência.Ele necessita de defesa pessoal para sua integridade ´fisica,do seu patrimonio ou da sua própria vida.Arma na mão de cidadão não financia violência.Não são estas que vão para as mãos dos premeditados à violência!Quartéis são roubados com todo um contingente à sua guarda onde o alvo é unicamente armas e munição.
[...] “O questionamento do CAC acontece porque ele é um setor muito visado. Nós fizemos uma pesquisa sobre a implementação do Estatuto do Desarmamento que mostrou que esse setor detém uma quantidade significativa de armas. Essa categoria chama atenção, mas não estou dizendo que essas pessoas estão desviando armas. Em 2007, tínhamos no Sigma (banco de dados de armas das Forças Armadas e do CAC) 154.522 armas registradas nas mãos de colecionadores, atiradores e caçadores. É um arsenal absurdo que está nas mãos de uma categoria que tem as armas como hobbie, que podemos inclusive questionar do ponto da segurança pública. Para além do desvio, essas pessoas que detém uma enorme coleção de armas acabam sendo visadas para o roubo.” (Texto Completo) [...]
Prezados, acho sem fundamento nenhum o que apresenta a ONG Sou da Paz!A sra Melina desconhece o assunto totalmente. Ela poderia verificar in loco, pois sendo do Sou da Paz, pode facilmente entrar no reduto criminoso fazendo o tradicional simbolo com as mãos cruzadas! Com certeza será muito bem recebida com direito a chá da tarde, e entre o blablabla tradiconal, pode perguntar aos criminosos:
Como anda o mercado negro de armas?
Como estão os preços praticados? Sendo mais claro, os preços são os mesmos para lotes de 100 fuzis? E a burocracia nessas compras? A polícia tem atrapalhado? No seu trabalho por exemplo, em uma invasão a domicilio vocês tem encontrado resistência? Porque estamos divulgando sempre para que o cidadão não reaja! Podem entrar, e fazer todo o tipo de barbaries, e se algum cidadão for grosseiro e mal intencionado na tentativa de impedir o trabalho, vcs nos comuniquem!É tudo culpa da segurança publica desse país,do povo oprimido sem defesa e sem recursos.Agora covardemente responsabilizan os CACs.Enquanto isso o Policial (Todos) estão perdendo suas vidas ou ficando com seguelas devido aos seguidos confrontos com criminosos super armados! Esses são verdadeiros heróis, como também o EB, que já fazem muito por esse país com o ridículo salário que recebem!Vivemos no Lisarb, o Brasil do contrário!Obrigado a Revista Carta Capital pelo espaço concedido!
o grande indice de homicidio que tem no brasil não é so por pela quantidade de armas que os brasileiros possuem, mas sim pela impunidade gerada pelas leis froxas ao qual juizes, promotores e advogados corruptos se benfeciam deixando traficantes, empresarios e politicos que dispoem de uma boa situação financeira e de influência junto aos orgaos publicos, no qual para mudar drasticamente essa cultura deveria existir o tal de olho por olho e dente por dente, que quando um criminoso fazer algun mal para alguem saberia que vai sofrer a mesma punição.
Um conselho aos ONGeros do viva rio e sou da paz (assim mesmo com letra minúscula):
ARRUMEM UM TRABALHO !!!
“desde a aprovação do Estatuto, ou seja, entre 2004 e 2010, a taxa de mortalidade por armas de fogo caiu 8%, comprovando a tese de Risso.”
Ora, mas isso é um absurdo! Hoje, no Brasil, os homicídios só caem nos estados do sudeste e sul, justamente os mais bem armados. O homicídio cresce em todos os outros estados do país, inclusive em campeões da campanha do desarmamento, como Pernambuco e Alagoas, dois estados com relativamente poucas armas legais e o com alguns dos maiores índices de homicíos do Brasil.
- A respeito do desarmamento, defendo o ponto de vista que li um dia desses,no seguinte teor: A redução à criminalidade deve focar a suas ações sobre o cidadão, evitando que se torne criminoso ou punindo-o rigorosamente. Agir diretamente contra as armas, que são inanimadas, de nada adianta, pois quem tem má índole usará outros meios para fazer o mal, não se restringindo às armas de fogo.
A Sra. Melina escreveu “Em 2003 conseguimos aprovar o Estatuto, em 2004 fizemos uma grande campanha que tirou muitas armas de circulação, em 2005 veio a discussão do referendo, em que a população votou pela manutenção da venda de armas de fogo, mas isso não significa que acabou com o Estatuto do Desarmamento, muito pelo contrário.” ……Como assim?
Afinal, quem quer mesmo o desarmamento? Quem o decide e a quem ele beneficia?
Se o povo já disse NÃO, de maneira veemente, não seria uma contradição à Democracia impor esta postura em forma imperativa a população??? Quem financia a Viva Rio e o Sou da Paz???
Estamos nos escaminhando para a Ditadura outra vez.
Só é legítimo o desarmamento da população pelo Governo depois que este mesmo Governo puder assegurar sua proteção. Nunca antes.
Tá, e quem vai desarmar o bandido. Porque este esforço enorme para desarmar o Cidadão de bem? É de se preocupar, quais as reais intenções?
E tem mais, quanto tempo vcs acham que a Polícia demora para chegar após o Cidadão discar 190?
Confio na Polícia… depois que ela chega, antes, prefiro confiar na minha arma e garantir minha segurança.
Você enlouqueceu! Está com algum problema? Isso é perigoso, ilegal! Não mostre isso para as crianças! Ai meu Deus! Esconda isso! Nossa! Onde conseguiu? Não guarde isso em casa! Pelo amor de Deus, livre-se disso! Não quero tocá-la! Esse barulho me dá arrepios! Os vizinhos vão perceber! Uau!!!
A reação das pessoas, em especial, dos brasileiros, diante de uma simples arma de fogo não é normal. A atitude desesperada indica claramente uma evidente manipulação psíquica, uma lavagem cerebral! Ninguém tem o direito de tirar a vida de alguém mas, se há uma coisa que não precisamos para fazer isso, é justamente uma arma de fogo! Numa residência, por exemplo, encontramos vários objetos que substituem um revólver. Além disso, a quantidade de pessoas sem principios, principalmente no Brasil, é extremamente grande, portanto, cometer um crime sem ter que pôr a mão na massa, além de fácil, é mais barato.
Ao contrário do que imaginamos, nunca devemos esconder a arma de uma criança. Permitir que ela manipule o objeto apresentando com clareza os possíveis riscos que representa, bem como, ensiná-la, independente de sua faixa etária, a manipular de forma teórica e prática é procedimento fundamental. Esconder a arma de uma criança é atitude irresponsável é amplificar sua curiosidade, colaborando sobremaneira para que ela não resista caso, acidentalmente, encontre o objeto em casa. Mostre onde ficará guardada!!!
Tudo indica que teremos uma nova campanha de desarmamento. Porque? Porque tanto interesse em desarmar o cidadão de bem? Porque desarmar um pai de familia que nunca cometeu um crime? Porque usar um colete a prova de balas é considerado crime equivalente a portar armas de fogo sem licença? Porque é tão burocrático comprar uma arma de forma legal no Brasil? Porque no Paraguai há uma lei que proibe a venda de armas ao cidadão brasileiro? Essa última pergunta é intrigante! Naquele país, qualquer mendigo de rua compra uma arma como se compra um pirulito, basta para isso ter dinheiro obviamente, e apresentar um documento de identificação!
Grandes shoppings no Paraguai não vendem armas a brasileiros, porém, uma boa conversa descontraída em uma lojinha de esquina qualquer, pronto! Problema resolvido! Um brasileiro nunca, em hipótese alguma deve adquirir qualquer objeto de um camelô no Paraguai, nunca faça isso! Eles sempre estarão atentos em você para descobrir o que está buscando. Despreze-os! Trate-os como ratos portadores de doenças contagiosas.
Adquirir uma arma no Paraguai é uma operação de risco mas, para uma pessoa cautelosa, paciente, esperta e observadora, a operação será extremamente fácil e tranquila.
Diante desse assunto, há uma questão muito importante digna de reflexão. Poderia um cristão genuíno e comprometido com as coisas de Deus portar uma arma de fogo? No livro bíblico de Lucas capítulo 22 versos 36 a 38, Jesus disse aos seus discípulos para venderem o manto e comprar uma espada. Um deles respondeu imediatamente: – Senhor, eu tenho duas! Em resposta Jesus disse: É o suficiente!
Parafraseando Jesus, a frase hoje, talvez ficaria mais ou menos assim: – Quem não tem arma que venda seu carro e, por medida de segurança, compre duas! Será que deveríamos agir passivamente e expor a outra face diante da violência do inimigo? Será que devemos estufar o peito para facilitar sua ação? Isso não confere com a programação registrada em nosso DNA que ordena: DEFENDA-SE!
As pessoas, em especial, os cristãos, precisam desbloquear a mente conscientizando-se de que o inimigo jamais atacará com seus recursos naturais, ou seja, punho cerrado, unhas e dentes. Nada, portanto, é mais justo que estar preparado para defender-se de forma equivalente. Melhor é ter uma arma e nunca precisar utilizá-la do que precisar, e não ter.
Seria importante o sr Bruno indicar sua fonte de dados?Pois vomitar asneiras e facil!
Para aqueles que dizem que os CAC (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) não são bem vistoriados e/ou controlados, como sugeriu-se em uma das entrevistas publicadas, esclareço que na portaria do Exército 02/10 de 26/Fev/2010, até armas de pressão por ação de mola de uso permitido, se pertencerem a CAC’s deverão ser apostiladas no CR do CAC. Art 17 parágrafo único.
Isso embora o cidadão comum, que não possua CR, possa adquirir este equipamento sem necessidade de registro.
Nos EUA, os estados e cidades onde há mais violência (Chicago, Detroit e Washington DC) são justamente aqueles em que o porte de arma é proibido. Onde o porte é livre (Arizona e Utah por exemplo) os níveis de morte por arma de fogo são similares ao padrão europeu.
Na Suiça onde cada cidadão é obrigado por lei a manter um fuzil de assalto em sua residência, e a venda de armas é sem controle algum, a violência é quase inexistente.
Não é a presença de armas ou a sua falta que causam a violência, é a presença ou não de EDUCAÇÃO, é acabar com a impunidade.
Gente cuja profissão é matar pessoas para pegar o dinheiro delas usam as prisões como hotel. Se conseguíssemos manter os criminosos profissionais presos já haveria com certeza um grande avanço.
Como está comprovado que o menor número de armas significa menor índice de crimes D. Melina? Essa é realmente uma assertiva falaciosa.Segundo Arthur Schopenhauer, isto é Erística,a técnica de discussão retórica desonesta – tentar dar como certo e provado o que não é certo e provado de modo algum.
E como se prova que a tese de D. Melina é falsa? Simples – desde o início dos esforços deaarmamentistas por volta da segunda metade da década de 90,quando as leis de controle de armas existentes eram muito menos restritivas do que são hoje, a criminalidade aumentou exponencialmente, ao passo que o controle sobre a posse,porte e venda de arams de fogo e munições se tornou quase proibitivo ao cidadão de bem.
Se a tese do Sou da Paz fosse verdadeira, e como eles gostam de afirmar – científica – haveria que ocorrer o oposto.
E mais: A maioria das mortes por armas de fogo no país guarda intima relação com o tráfico de drogas, e pelo volume de dinheiro disponivel nestas transações, os bandidos não tem nenhuma dificuldade em adquirir qualquer armamento disponível no mercado, nacional ou interanacional.
Raimundo Nicioli
Mais uma falácia caluniosa e mal-intencionada desses que iludem o povo em busca do rico financiamento estatal de suas ONG’s. quer ficar rico, crie uma ONG com tema simpático à esquerda maxista-leninista, e aí e só lucrar…
Enquanto as ONG desarmamentistas fingem preocupação com o POVO, esquecem que o Brasil é desarmado no que tange a armas do bem (as legalizadas) a rpoporção arma legal x cidadão é ínfima, e nq dúvida da reação armada, é que contem o bandido, normalmente armado com arma ilegal (do mal), prefiro, ante à ser agredido e morrer, ter uma arma na mão, que ter um policial (sem salário e sem meios) no telefone me pedindo calma, e que devo não reagir e ser abatido e me tornar um “sou da paz” eterna!
Povo iludido, é povo mal informado!
Só vejo informações infundadas e estatísticas sem fonte confiável..
porque o VIVA RIO E O SOU DA PAZ não
mostra as fontes (confiaveis ) da sua pesquisa ?
vcs já pensaram em desarmar os bandidos?
desarmar quem tem arma registrada e endereço fixo (trabalhador pai de familia )é mais facil,pois esse não é bandido e não vai reagir é cumpridor da lei!
agora subir nos morros e tomar arma da mão de bandidos.ninguem QUER NÈ !
tem MEDO?
Como sempre as ongs insistindo em falácias sobre a violência…
Por favor senhor Bruno Huberman, seus numeros e sua colocação de ideias em relação as armas, parecem ser muito irreais ou fantasiosas, pra não dizer tendênciosas para se justificar suas palavras.
A respeito desta reportagem, eu discordo, pois temos como principio fundamental o direito a vida.
Partindo deste principio, quando temos uma doença temos o direito de salvar nos utlizando de um médico, neste caso a arma que vai preservar nossa vida é o médico, a arma dele para curar-nos é o remédio.Bom, se no Brasil os assassinatos são em grande parte com armas de fogo, qual o motivo de impedir-nos de porta-la.Nós sabemos que a segurança publica não funciona, apesar de muito policiais serem dedicados, eles não são onipresentes. A justiça infelizmente cumpre a lei que os parlamentares parecem cria-las para se protegerem de suas falcatruas no futuro e que no final acabam beneficiando os bandidos da ativa, seja com atenuantes, reduções de penas e outras barbaridades que acabam por premiar ao invés de punir.Quem tem instinto assasino faz até de uma caneta uma arma. Agora é inadimissivel impedir-nos de nos defender.Se observarem em garimpos, todos andam armados e nem por isto se matam.Será que um bandido atacaria alguem, se soubesse que todos que estão ao ser redor poderiam estar armados? Enquanto o estado não tiver capacidade de desarmar os bandidos e dar segurança aos cidadões de bem, é imoral sustentar esta ideia, seria mais interessante ministrar curso de tiro gratuitamente para que o cidadão pudesse ter uma chance apenas.
Também acredito que isto é uma discriminação social, pois quem tem dinheiro, pode contratar seguranças armados, comprar carro blindado,coletes a prova de bala.Somos todos iguais perante a lei?
Será?
Por favor, menos mentiras , mais dados confiavéis! Nennhum leitor vai acreditar nesses dados
Essa ONG “Sou da Paz” quer provar que o redondo é quadrado e que o preto é branco.
Ela jamais terá compromisso com a verdade e nunca dará o braço a torcer, pois isto implicaria em perder polpudas verbas governamentais e estrangeiras. Precisa mentir para ganhar dinheiro. Pura má-fé. Simples como tal.
Ora, como explicar que na Suíça cada lar tem uma arma, e os índices de criminalidade são baixíssimos?
Ou como explicar que no Sul do Brasil há muito mais armas registradas que no Nordeste, e no Nordeste há muito mais criminalidade do que no Sul?
Um colega juiz criminal muito experiente comentou certa vez que nunca havia visto um processo sequer em que o crime tivesse sido praticado com arma registrada. Repito: Nunca. Em dezenas de anos de judicatura, ele nunca viu.
Todo mundo almeja a paz. Sugiro, então, para realmente “Ser da Paz”, que a ONG que assim se diz dirija o seu zelo para desarmar o bandido, e deixe de atacar o cidadão que cumpre a lei.
Mas essa ONG quer deixar o cidadão honesto indefeso, a despeito de constituir fato notório que a segurança pública está falida.
Essa ONG vê o cidadão como um ser incapaz, que precisa ser protegido de si mesmo. Reduz o ser humano à figura de um macaco com espingarda. Quanto menosprezo com os direitos humanos!
Impossível alguém pregar, sem segundas intenções, uma mentira dessa magnitude.
Lamentável o que se faz por dinheiro.
Concordo que menos armas nas mãos de bandidos = menos mortes. Toda pessoa tem direito a defesa, e não é o que acontece no Brasil, somos carneirinhos no meio de lobos!
Eu não tenho arma e nem sou adorador delas, mas acompanho a polêmica. Meu trabalho envolve muito a área de estatísticas e isso me faz olhar com outros olhos os argumentos estatísticos apresentados por essas ONGs que pregam o desarmamento. Fico impressionado com os dados estatísticos apresentados por elas: um mais esdrúxulo e aleatório que o outro…coisa para tolos…que são muitos neste país. Basta ter um pouco de inteligência e bom senso para entender que isso é papo furado, que a maior parte é dado inventado, manipulado, …sem fundamento!……….E tem gente que acredita.
Essa tese de que “quanto mais armas, mais mortes” é extemamente simplória, se quantidade de armas fosse sinônimo de quantidade de assassinatos, não haveria mais nenhum cidadão na Suiça. Temos como exemplo o estado de São Paulo que vem diminuindo as taxas de Homicidios desde 97, atravéz de uma politica de segurança publica que não tem nada a ver com o estatuto do desarmamento. Considerar que o cidadão brasileiro, trabalhador, pagador de impostos, pai de familia e que passa em todos os testes, já restritivos, para aquisição de arma de fogo, é um potencial assassino é quase discriminatório, o que o cidadão quer é garantir que terá uma chance, ao ter a casa invadida por meliantes armados, drogados e extremamente violentos, de se defender e defender a sua familia… Quanto á afirmativa que CAC´s forneceriam armas pra bandidos, não tem nem o que se afirmar, é muito mais fácil pra um traficante comprar uma arma automática em qualquer um dos países vizinhos, do que roubar uma arma que não pode nem ser semi-automática de um atirador ou caçador… Grato pelo espaço pra expressar minha opinião…
Quando os anti-armas se convencerão que foram vencido? A maioria da poplação brasileira foi contra a proibição do comércio de armas no último referendo. Não vivemos em uma democracia? Então respeitem a vontade popular. O que precisamos é de uma política de segurança pública séria, e não de engodos.
Nestes tempos sombrios, onde criminosos e mentirosos de todos os tipos são glamourizados pelos oportunistas e socialistas que dominam a mídia brasileira, a memória das pessoas de bem que foram vítimas dos “heróis” de cineastas, escritores e apresentadores de televisão, permanece escondida em algum lugar, de onde só é retirada quando surge a necessidade de tapar algum “buraco” na programação de televisão ou preencher algumas páginas de jornal ou revistas, relembrando os detalhes sórdidos e trágicos dos crimes. E são milhares e milhares de vítimas, e um incontável número de familiares, anônimos, que ficam sofrendo a dor de uma perda, enquanto a questão da criminalidade no Brasil patina cada vez mais no campo da demagogia, da incompetência e da mistificação. Enquanto os criminosos avançam, assistimos “institutos da paz”, “institutos da cidadania”, etc, pregando a rendição maciça da população frente ao crime. Desarmamento civil, direitos humanos, que estranhamente só beneficiam criminosos, legalização de drogas, entre outras saídas, são os “descaminhos” encontrados pelos autênticos salafrários e despreparados que guiam os destinos de milhões de vítimas em potencial.Quanto mais o remédio demonstra ser inútil e desastroso para o a sociedade brasileira, mais os curandeiros que lidam com a situação persistem no erro. Não bastasse o interesse financeiros de muitos, de ONGs subsidiadas com dinheiro estrangeiro, agora vemos outros interesses em continuar tentando desarmar honestos ao invés de desarmar bandidos. Os interesses dos que ganham muito dinheiro defendendo criminosos, não tem limites. Quanto mais armas ….. menos crimes vejam os nºs do estado do RGSul. http://www.atequando.com.br
Novamente um monte de suposições e factóides a respeito de armas.
O FATO é que se esta afirmação fosse verdadeira, países como EUA e Suíça teriam infinitamente mais homicídios do que temos aqui, o que não é o que ocorre.
Aqui mesmo no Brasil já temos o exemplo. A região Sul tem muito mais armas do que a região Nordeste, porém muito menos homicídios.
Uma pergunta aos que pregam o desarmamento do cidadão de bem:
Porque não combater a IMPUNIDADE, esta sim o motor da violência ?
essas viuvas do referendo não se conformam e não se emendam mesmo….mais armas, menos crimes, pegue as estatisticas do RS
http://www.atequando.com.br
Parabéns a Carta Capital pela postura democrática de colocar um importante debate em pauta!
Sou Perito da Polícia Civil e fico indignado com a postura arbitrária com a qual o Estado – União – tem tratado os cidadãos de bem do nosso país! O Estado NÃO é onipresente e NÃO pode assegurar a segurança e o direito de legítima defesa por parte do cidadão frente aos perigos do dia a dia! Possuir e Portar uma arma, nos dias atuais, deveria ser estimulado pelo Estado! Não é lícito privar o cidadão de bem, pai de família, do direito de defesa pessoal e dos seus entes queridos. Todo homem (ser humano) deve se responsabilizar pelos seus atos – sejam eles quais forem – isso é um fato, mas se sentir no direito de subjugar o cidadão sob a pretensa e falsa idéia de que isso é para seu bem… é um abuso! O Estado NÃO pode ser democrático se for impositor! Aos que possuem preparo e sentem necessidade de andar armado, que andem… Os que não desejam, não andem, mas daí, desejar arbitrar o modelo de vida do outro é um exagero ditatorial, até porque, os que desejam praticar ilícito NÃO procuram armas legalizadas e nem procuram a PF e o Estado para se responsabilizar por uma arma e pela sua conduta!
O Cidadão de bem procura o Estado almejando uma arma e o direito de portá-la justamente porque É DE BEM… O mal intencionado JAMAIS adotará tal conduta… TODOS SABEM DESSA VERDADE, MAS NÃO QUEREM ADMITIR.
Como Policial Civil, creio verdadeiramente, até por tudo o que já vi e experienciei em serviço que, TODO CIDADÃO DE BEM, EQUILIBRADO E BEM TREINADO DEVE USAR UMA ARMA PARA SUA DEFESA, INCLUSIVE, COM DIREITO DE PORTÁ-LA!
NÃO tenho dúvida de que se todo cidadão fosse direcionado a participar de um bom curso de tiro e comportamento de manuseio e porte velado, o nível de violência e danos contra o patrimônio do cidadão de bem REDUZIRIA DRASTICAMENTE! Aqueles que estão marginalizados e optaram usar da violência e de atos ilícitos como forma de vida pensaria 10 vezes antes de invadir uma casa ou comércio se soubessem que todos os inquilinos de um edifício ou, todos os comerciantes de uma determinada região possuem uma arma e um prévio treinamento fornecido por instituição devidamente credenciada pelo Estado!
ARMAS NÃO MATAM PESSOAS… PESSOAS MATAM PESSOAS… E ISSO COM ARMA DE FOGO, FACA, PAU, PUNHOS ETC., POIS, QUANDO EXISTE A INTENÇÃO, ATÉ UM VEÍCULO É UMA ARMA!
A população decidiu continuar o comercio de armas, por que não respeitam isso?
64% dos Brasileiros querem as armas de fogo, o estatuto do desarmamento, é uma lei digna de Ditadura!!!
Não há nada de democratico em contrariar 2 terços da população!!!
Quem quer que venda, é por que quer usar. Responda Sou da Paz, por que os países com os maiores numeros de armas nas mãos dos cidadões, são os que tem menos violencia?
Apenas mais do mesmo. Os argumentos apresentados por ONG’s como o Viva Rio e o Sou da Paz – sempre os mesmos argumentos – são absolutamente inconsistentes, não resistem a uma análise mais criteriosa. Gostaria de saber – afinal – quais os reais propósitos das pessoas que estão por detrás dessas ONG’s, tão bem financiadas por dinheiro estrangeiro.
Att
Daniel Baltar
Atribuir às armas de fogo o papel central na discussão sobre criminalidade e violência urbana me parece uma simplificação das mais perigosas.
Perigosa pois, além de desperdiçar tempo e recursos, desvia o foco do debate para longe do cerne do problema e canaliza esforços para ações que nenhum efeito surtirão.
A entrevista da Sra. Melina Russo demonstra, claramente, seu desconhecimento da legislação a que estão sujeitos os CACs, bem como do papel desempenhado pelo Exército no controle e fiscalização dos CACs e seus acervos.
Cordiais sauações,
É clara a motivação política que permeia este festival de falácias e desinformação promovido por ONGs sem o menor respaldo democrático.
O recado das URNAS no pleciscito de 2005 foi claro, o povo não comunga das opiniões desses “especialistas” patrocinados por interesses misteriosos.
Quanto ao conhecimento do tema que abordam tão veementemente, é patético ver erros crassos por parte dos ditos “especialistas”! O que dizer do “calibre 38mm”? Mencionar o “lider do CAC”, como se houvesse uma organização assim denominada?
Senhores de bem, pondo de lado quaisquer matizes ideológicas que nos separem, vos pergunto que credibilidade demonstra esse tipo de “especialista” que desconhece tão gritantemente o tema que combate?
Tenho certeza que todos os bandidos e assassinos dos país concordam com as teses desarmamentistas acima.
Por favor, Dr. Melina, por favor disponibilize para o publico os sites das estatisticas que cita, ou algo substancial para enriquecer o debate.
É um absurdo. Tanta besteira falada sem embasamento algum. Números forjados na tentativa tola de mudar o que já foi decidido nas urnas. Ignorar o plebiscito é ignorar o povo brasileiro.
Porque estas ONG´s insistem em achar que somos burros?
Atenção VIVA RIO e Sou da Paz, saiam de suas bolhas e caiam na realidade!
Respeitem o direito do cidadão ter armas!
As Ongs VIVA RIO e Sou da Paz deveriam entender que não haverá nunca redução na criminalidade proibindo ou restringindo a posse e porte de armas de fogo.
O que deve ocorrer é uma mudança na legislação e fazer com que os criminosos sejam duramente punidos pelos seus atos.
Conclusão:
reduz-se a criminalidade com ações sobre o cidadão, evitando que se torne criminoso ou punindo-o rigorosamente.
Agir contra as armas que são inanimadas não adianta, quem tem má indole vai usar outros meios para fazer o mal.
Lamentável e tendenciosa a entrevista. Essas ONGs sempre com números “jogados”, sem fonte nem fundamento…
Basta ver as apreensões que a imprensa divulga, a grande maioria fuzis. Tudo contrabandeado!
Hitler pensava da mesma forma.
Desarmar o cidadão…
Veja o que aconteceu com os judeus…
A história fala por si só.
Reagir sempre que possível !!!
Quando o cidadão esta preparado o bandido não tem chance.
Se o bandido souber ou desconfiar que existe grande possibilidade de se dar mal, ele desiste e procura uma outra vítima.
Quanto mais armada a população menores as chances do bandido se dar bem.
Da mesma forma, os governantes tomariam maior cuidado antes de “meterem” a mão no erário público e tentarem introduzir um regime com objetivos escusos…
[...] Viva Brasil e dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores, Benê Barbosa, escrever a resposta à entrevista da diretora da ONG Sou da Paz, Melina Risso. Nela, Barbosa discorda dos números apresentados por [...]
Uma coisa que quero deixar claro, quem é colecionador e atirador abra os olhos , pois eles querem ter acesso ao quantitativo de armas de cada um, o por que disso não sabemos, e mais se eles dizem que os CACs são alvo fácil de roubos , aí mesmo que não concordo em passar detalhes de endereço e quantitativo para a policia federal, prefiro acreditar mais no exército, , quanto menos acesso de pessoas, terceirizados e de ONGS saberem melhor , quem me garante que estas pessoas não usaram dados expondo os CACs ou usar estes dados para cometer tal roubo?Ué se eles duvidam da honestidade dos CACs por que nos temos que acreditar neles?
É no mínimo safadeza dizer que menos armas na mão do cidadão é menos violência na certa.Por que na Suiça, após o serviço militar voce leva para casa seu fuzil calibre 7,62 ou 5,56?Lá não tem nem um décimo dos assassinatos que vejo todos os dias no Brasil.Antes de sequer pensarem em desarmar os cidadãos de bem, deveriam era usar seus cérebros para pensar em desarmar os bandidos.O Estado não consegue sequer proteger a população trabalhadora e ainda uns falsos moralistas querem nos tirar as únicas chances de defesa contra os bandidos.Mas isto é normal num país (republiqueta)onde reagir contra os assaltos é públicamente ensinado por uma Polícia inepta e despreparada.Alguém disse que você só tem uma chance em 10.000 de reagir a um assalto e dominar o assaltante.Pois bem, quero pelo menos continuar a ter esta chance…, ou então tirem tudo o que é nosso, nos matem e entreguem tudo aos bandidos.Hitler fez alguma coisa semelhante na Alemanha na década de 40 e deu no que deu.
Possuir licitamente uma arma de fogo é um direito do cidadão. Estas ONG’s deveriam lutar, como todos, é para que o Poder Público aja e entregue educação, cultura e segurança a seu povo. Sem um Poder Público atuante e uma sensação de punição para os infratores os índices criminais jamais diminuirão, independente de se mudar lei ou não.
Basta ver o que ocorreu com a chamada Lei Seca: só reduziu os acidentes e mortes no trânsito enquanto o policiamento era ostensivo, e tão logo este diminuiu os números voltaram a subir.
Na Suiça cada homem tem um rifle de grande calibre e vejam os índices criminais daquele país: infinitamente menores que os nossos (seja na totalidade ou proporcionalmente). Faz alguma diferença os suíços terem armas em casa? Evidente que não.
Outrossim, esta conceituada revista deve dar voz aqueles que possuem uma visão diferente daquela esposada pelas Ong’s desarmamentistas, como o Sr. Bene Barbosa.
Senta que la vem historia!!! Tivemos um plebiscito e o Brasil disse NÃOOOOOOOOOOOO!!! Chega de tentativas para tirar os “direitos dos cidadãos do bem” Somos o país com maior índice em acidentes de trânsito, então vamos “confiscar” todos os carros?! Vamos matar o “Cachorro” para acabar com as “pulgas”?! Precisamos de EDUCAÇÃO para o povo e POLÍCIA INTELIGENTE, BEM REMUNERADA, SUPER TREINADA E COMPROMETIDA COM A SOCIEDADE e não milhares de policiais desmotivados, precisamos de mais QUALIDADE e não Quantidade.. Digam se estou mentindo.. todo santo dia um reporter qualquel de uma emissora qualquer entrevista um Policial na frente das Cameras após um assalto e que a gente ouve: O melhante adentrou porque não tinha portão blindado, alarmes e cameras de segurança,segurança privada e a vítima morreu pq não fez curso de proteção pessoal, juijitsu, taekwondo.. deixando de lado meu exagero, o que ouvimos sempre é a Policia Tranferindo Responsabilidade para a Vítima.. a Polícia virou uma espécie de “Assessoria Postmortem” de segurança!! Enquanto as periferias ficam abandonadas os centros ficam “infestados” de policiais com “bloquinhos de multa” na mão. Nossa segurança infelizmente reduziu-se a isso!!
Com 34,3 mil homicídios ao ano, o País é o campeão mundial de mortes por armas de fogo, em números absolutos. No entanto, desde a aprovação do Estatuto, ou seja, entre 2004 e 2010, a taxa de mortalidade por armas de fogo caiu 8%, comprovando a tese de Risso.
Bruno, em algum momento você se preocupou em buscar informações sobre o nº de viaturas nas ruas, efetivo policial que tem aumentado exponencialmente nos últimos anos em todo o país. As estatisticas usadas são esclusivamente no Sudeste do país, onde os governos investem massissamente em segurança pública. Verifique os números nos estados do Nordeste, em especial em Alagoas, que teve a maior devolução de armas no país e onde os númeor de homicidios e demais crimes contra a vida tem crescido a cada dia.
Uma revista como a Carta Capital, que ocupa lugar de destaque entre os orgãos formadores de opnião, não pode se dar o luxo de publicar uma matéria tão parcial.
Inacreditável o contorcionismo intelectual ao qual este senhor se submete na tentativa de validar seus próprios preconceitos! A violência somente se reduziu em São Paulo nos últimos anos devido à retirada de circulação de um enorme contingente de criminosos. A situação em todo o restante do pais apenas comprova a experiência internacional: desarmar a população honesta favorece a criminalidade, gerando mais violência e mortes.
O reporter, antes de publicar o texto acima, devia, no mínimo, se informar mais e escutar os outros lados, as outras versões. Pesquisas e dados podem e são facilmente manipulados para mostrara versão que interessa ao seu divulgador. Mas o cerne da questão toda não é dito. O que se deve entender é que ter armas de fogo é um direito garantido pela constituição federal, e retificado pela opinião pública em referendo. Respeito aqueles que acham que não devem possuir armas de fogo, por quaisquer motivos, mas eles também devem respeitar o meu direito de, por quaisquer motivos, eu possui-las. Os direitos deles terminam onde se iniciam os meus. Defendam punições severas para que comete os crimes, mas não puna antecipadamente o cidadão de bem, cumpridor de seus deveres.
Uma sugestão para a Sra Risso:
Poderia proibir também a circulação de carros para acabar com as mortes por atropelamento… Seguindo a sua lógica conseguiremos acabar com os problemas da humanidade.
Att,
Eduardo
Armas são instrumentos que tem apenas uma utilidade: matar. Bem se o estudo estiver correto, a maior parte das armas utilizadas em assassinatos documentados são de fabricação nacional. Os fabricantes de armas não são controlados, ou a fabricação é ilegal? Neste caso a restrição à venda de armas a cidadãos comuns não diminuiria a fabricação de armas ilegais, e portanto não alteraria o problema. Mas se a diminuição de armas pertencentes a cidadãos comuns reduz o número de assassinatos, qual a conclusão: 1) os assassinatos são cometidos em sua maioria por cidadãos comuns que compraram suas armas legalmente independente de registro? 2) As armas são roubadas e vendidas chegando a mãos de bandidos? Mas a munição é também roubada?
Essa história aparentemente é muito bacana e cheia de boas intenções, mas acho difícil fazer essa relação de causa e efeito tão diretamente. Além disso, decidiu-se em referendo a legalidade do comércio
de armas.
Matéria paga. Só não sei como ou com o quê.
Essas ong´s, que colocam o cidadão na qualidade de “causador da desgraça mundial”, só estão cumprindo a rotina de “trabalho” para a qual recebem boas verbas.
Devemos, sim, nos preparar para o dia “D” e contra-argumentar todas as idéias factóides produzidas, mentiras, números idealizados, etc.
Vamos nos preparar para mais uma batalha.
“Quem tem ouvidos, ouça…” (AP 2.7/2.11)
Na primeira linha achei que seria um texto interessante. Mas quando vi na segunda linha que quem falava de numeros era o SOUDAPAZ deixei de ler. Pelo amor de Deus, o SOUDAPAZ todo mundo sabe, até o papa, que faz pesquisas baseadas no ACHISMO, sem fundamento, sem estatísticas reais. Nao sei como ainda tem jornal que chama alguem dessa ong pra dar opiniao. VivaRio e SOUdapaz só inventam.
Querem falar de violencia? Entrevistem quem fez as estatisticas do MAPA DA VIOLENCIA ou MAPA DOS MUNICIPIOS, por ai.
Valeu.
Esta turma do Sou Da Pax e Viva é tão mentirosa que se voltou a falar de desarmamento justamente por que os índices de violência aumentaram, ou eles não leram a pesquisa apresentada ao ministro da justiça!!!E agora o que eles dizem é em números indicam? Que números ? Estão perdendo a vergonha de mentir, e estão desesperados pois quando terminar e tudo for consumado como mentira , da onde tirarão doaçoes de institutos estrangeiro, pos se não tem causa? O jeito é mentir mesmo, respeitem o referendo , respeitem a democracia, respeitem a constituição que permite me defender!
A acusação de que o Exercito não faz a fiscalização devida é uma denúncia de prevaricação. Se não for provada, é calúnia. Se o Exercito não fiscaliza os caçadores, atiradores… e a Polícia Federal não fiscaliza as empresas de segurança, quem a doutora do texto sugere que faça a fiscalização? Os americanos?
Respeitem o referendo que foi feito e a vontade do povo brasileiro , desarmar bandido sim o cidadão honesto nunca , porque querem a todo custo tirar a mim e a minha familia o seu direito de se defender , em meio a esta criminalidade tão intensa , façam me o favor , respeitem a nossa opinião
dada nas urnas .
De obtusa inteligência as conclusões feitas, mais uma vez, por outra ONG. Assim como duvidosos são seus propósitos, talvez até inconfessáveis publicamente! Quando da edição da Lei 10826/03, mais conhecida como “Estatuto do Desarmamento”, o debate nacional foi amplo e mostrou que o lado contra não teve quaisquer pudores em divulgar informações falsas para respaldar seus propósitos, mas a população sacramentou a discussão com um sonoro e arrebatador SIM pelo direito a posse de armas de fogo, de forma a assegurar o direito a legitima defesa, mas esses inconformados, dentro de seu direito constitucional de emitir opiniões, já estão passando de qualquer limite do aceitável. Suas táticas de assediamento ao assunto nos lembram as táticas do ministro da propaganda nazista, que solidificou a estratégia de repetir um mentira até que fosse entendida como verdade. Atribuir ao cidadão de bem o aumento da violência, é a negação do óbvio, onde de fácil constatação que a violência somente aumenta, quando aumentam as desigualdades sociais, a ausência de cultura por falta de escolas, o desrespeito aos Professores com salários indignos, o desrespeito aos Policiais igualmente indignos que fomentam a corrupção, e também com a presença de pessoas mal intencionadas na maquina governamental, onde estão somente para tirar vantagem, seja ela qualquer que seja. Acusar o Exército Brasileiro e também os Caçadores, Atiradores e Colecionadores de fomentar a violência ultrapassa a barreira da calúnia, pois, a primeiro, o Exército cumpri sim sua missão em fiscalizar e o contrário só assim se manifesta por desconhecimento ou por vilesa; a dois, por que os CACs (como aqui foram nominados) são cidadãos acima da média, posto que, ao contrário dos demais, “não são inocentes até prova em contrário”, tem sim que, periodicamente para renovação de suas licenças, PROVAR que são idôneos apresentando tudo que é tipo de certidão (Justiça Estadual, Federal, Militar, Atestado de Antecedentes, tudo sem qualquer anotação, etc.). Por fim, fica aqui a observação de que para elamear a honra de cidadãos de bem, essas ONGs fazem quaisquer ilações sempre calcadas em solos movediços, enquanto o cidadãos de bem por sua vez, sempre se baseiam no solo firme da Verdade!
Ainda Existe pessoas com Gravissimos Problemas Mentais que tem a Petulancia de Referir- a nós Pró Armas Graças a Deus eu Votei contra o Desarmamento e Votaria de Novo contra o MALDITO Desarmamento quantas vezes fosse possivel . e não me arrependo. como “Poucos Retrógados” .o Leonardo você que é MINORIA
deixe de ser Muleque. Crie vergonha na cara. No Referendo de 2005 os Vencemos Seus Porcos Facistas Desarmamentistas por uma Acachapante vantagem de mais de 60% no Brasil INTEITRO.
Reacionarios e Nazistas São esta Sr,a Melina e este Antonio Rangel e estas ONG,S financiadas com capital vindo de Fora de organizações como a Soros Foundation, Ford Foundation, Rockfeller, Politicos de Fora que Bancam o Famigerado Desarmamento Aqui para Proteger suas Fabricas de Concorrencia Estudem e Verão Fora os INESCRUPULOSOS DITADORES do Sou Paisch e do Viva Traficante . que querem a qualquer custos nos transformar em EUNUCOS mais não conseguirão pois a Voz do Povo é a voz de Deus. e a nossa Voz no Referendo mde 2005 para vocês Foi Não
Chega a ser absurdo os argumentos expostos nessa reportagem. Aonde ja se viu imaginar que as armas registradas sao entregues para os bandidos, mais do que sabidamente o contrabando abastece de armas os bandidos brasileiros.
Perder tempo e espaco editorial com esses argumentos. Tenha paciencia.
Que legal o dia nacional do desarmamento hein?, a bandidagem está eufórica esperando chegar o dia pra entregar suas armas. Precisamos é de mais policias nas ruas e estes mais bem pagos e mais equipados, chega de hipocrisia, respeitem o referendo e a vontade o povo.
Infelismente a matéria ao meu ver tem o intuito de promover apenas uma idéia, um lado, um ponto de vista. Verifica-se que não foi entrevistado os representantes de ONGs que defendem a legítima defesa e etc. Podemos concluir que faltou imparcialidade do “veículo de comunicação”, ou seria “veículo de formação de opnião”?
Bom dia,
as armas sempre são culpadas quando um cidadão é morto, mas o que dizer de Alagoas onde praticamente não há armas em posse da população e é o Estado com mais mortes por armas de fogo?
Vejam a matéria da Veja que fala sobre o contrabando de armas:
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/as-rotas-da-violencia
Carlos Hirold Engcht
MEU DEUS… já está comprovado que quanto MENOS armas, MAIS crimes…. vide a SUIÇA, CANADÁ e tantos outros… na SUÍÇA há ao menos 01 FUZIL para cada residência (todos são reservistas). O BRAZIL compra cada opinião “pacifista” e alardeia como verdade…. No referendo, o NÃO ganhou com larga vantagem… e o que se vê? O ‘desgoverno’ colocando o desarmamento GOELA ABAIXO! Nunca seremos um país sério.
O Brasil é um país continental e é praticamente impossível controlar de maneira eficaz a circulação de armas. Aprendi há muito tempo que quando se quer resolver um problema, esse problema deve ser encarado de frente para ter uma solução ideal ou pelo menos bem próxima do ideal. A visão do nosso povo sobre criminalidade é caótica. Crianças e mulheres são estupradas diariamente e os autores são praticamente intocáveis… há um sem número de pessoas que se levantam para defender a vida e privilégios de criminosos macabros. Não há movimento no país para legislar sobre a prisão perpétua e colocar os internos para trabalhar e trabalhar mesmo para que não fiquem com celular perturbando pessoas. Prisões de segurança máxima praticamente não existe neste país. O crime deve ser tratado com rigor… não podemos tolerar a morte de pessoas inocentes circulando em nosso meio e ainda vem os tais defensores com seus direitos humanos. Direitos humanos é para as pessoas de bem… criminosos neste país, há muito tempo já perderam a condição de humanos… são bichos e perigosíssimos.
Sou totalmente contra o o que foi dito pelo Sr. Bruno Huberman e pelo que prega a ONG Sou da Paz, vamos aos fatos:
Foi dito no artigo anterior que existem muitos criminosos que entram em clube de tiro para adquirir armas. Isso é uma mentira deslavada!! Falo isso por experiencia propria sou atirador e estou no processo de aquisição de uma pistola para competição gastei do MEU BOLSO R$ 5.500,00 entre o valor da arma e documentos exigidos pelo exercito e estou nesse processo a 6 MESES isso mesmo SEIS MESES esperando a liberação da mesma e não sei quando irá ser liberada! Vocês realmente acreditam que um bandido passaria por todo esse processo e gastaria essa fortuna para poder comprar uma pistola que ele pode comprar no mercado negro por R$ 1500,00 ou menos?? Me responda por favor!!!!!!!!
Neste artigo o Sr. Bruno Huberman disse que o Exercito não tem pessoal suficiente para atender os CACs (isso é verdade) por não ter pessoal suficiente eles demoram 1 ANO (UM ANO) para fazer a liberação de um registro ou uma autorização, meses para uma liberação de insumo! Resumindo por eles não terem pessoal a fiscalização não diminue em nada apenas os processos são muito mais demorados. Falo por mim pois eu ainda nem tenho arma e já fui fiscalizado pelo exercito para saber aonde vou guardar a arma e observaram toda a minha casa para ver a segurança do local.
Vocês deveriam fiscalizar o governo e analizar como são feitas as fiscalizações nas fronteiras do Brasil e verão de onde chegam as armas do crime organizado. De onde vem os milhares de Fuzis, metralhadoras e pistolas 9mm que NINGUEM neste país pode possuir alem dos nossos policiais. Como chegam? Vocês maqueiam as informações e distorcem os fatos! Madem tirar as facas das casas das pessoas pois tambem existem autissimos indices de assasinatos!!! Ivadam as favelas para tirar as armas dos traficantes!!! Porque que o Rio Grande do Sul é o estado com maior numero de armas REGISTRADAS e tem um dos menores indices de criminalidade?
Com muita indignação,
Rodrigo Abdon
Bom vamos lá, combater MAIS MENTIRAS. Primeiramente como se mensura armas ilegais? O Censo pergunta?”VC POSSUI UMA ARMA ILEGAL?”haha Por favor Senhora.
Apresente este estudo e este chefe de balística afirmando sobre as armas nacionais, falar assim com palavras ao vento qualquer um fala. As armas dos CAC’s acabam sendo visadas para roubo?!?! Vc já ouviu falar das exigências feitas para a guarda das armas? Que absurdo, então o problema é a segurança pública falida do país e não as armas.
De onde vc tirou essa “inopinada”? Toda fiscalização é feita, não existe constrangimento algum. Quem disse que deixa de fazer a fiscalização? Senhora, pare de devaneios e nos apresente dados concretos, testemunhos verdadeiros e não o seu mais puro achismo e suposição. O que essa Senhorita apresentou aqui foi tudo baseado em sua opinião pessoal. Isso eu posso perfeitamente respeitar mas querer que a sua opinião valha como verdade incontestável e que também se equipare a DADOS OFICIAIS é inadmissível. Vc esqueceu de mencionar que vcs foram proibidos de participar da campanha do referendo por conta do SEU FINANCIAMENTO POR ORGANIZAÇÕES ESTRANGEIRAS com interesses escusos. Essas verdades sim tem que ser ditas.
Quanta baboseira!
De onde sairam os números que esta senhora aponta?
Essa senhora não têm noção do que fala. Ela diz a respeito da fiscalização do Exército, que é uma piada? Onde já se viu isso. Isso é uma mentira deslavada. A fiscalização é muito bem feita, o oficial designado analisa qualquer detalhe que ponha em risco a segurança.
Mais uma. Ela diz que apoia Antônio Rangel, ONG Viva Rio e Sou da Paz é tudo farinha do mesmo saco. Acatam o que a Fundação Ford quer. E o pior é que o governo federal apoia isso.
Outra, ela diz que há entrevistas no site Sou da Paz. Putz, entrevistas sobre a segurança de armas de CAC’s no site do Sou da Paz, essa piada é boa. Eu rí aqui…
Agora, em julho terá outra campanha do desarmamento. Vou contar, nos dedos, quantos criminosos irão entregar suas armas – ilegais essas viu! Vão gastar nosso dinhero, que não é fácil conseguir, com outra campanha de “segurança pública” totalmente ineficaz.
A cada dia fico mais envergonhado de ser brasileiro. Não pelo país, mas por seus governantes e pessoas como esssas, que se sentem com direito de tutelar a capacidade de defesa alheia. Como seus hobbies, sua tradição, seu esporte. Onde, isso, nada tem haver com a segurança pública.
Deixo aqui minha total desaprovação sobre o posicionamento destas ONG’s no assunto de segurança pública.
Bruno , mais uma vez vou explicar uma coisa,nós sabemos que existem armas nacionais na mão de bandidos , mas elas foram contrabandeadas , entendeu? , vieram do paraguay e outros lugares, o Brasil exporta estas armas , então deixe de ser um comentário pessoal que nois sabemos que há um interesse de destorcer dados, estes numeros seus são questionados por verdadeiras pesquisas, procure fazer alguma coisa construtiva , e peça para esta instituição parar de mentir sobre dados e respeite a DEMOCRACIA, o referendo de 2005, obrigado!
Mais uma vez agradeço ao espaço concedido pela Carta Capital, mostrando como se deve ser o movimento democrático, parabéns!
Para não alongar as palavras só deixo um pequeno comentário quanto a sua frase, senhora diretora:
“…..Para além do desvio, essas pessoas que detém uma enorme coleção de armas acabam sendo visadas para o roubo…”
Isso demonstra a sua falta de conhecimento sobre o “estatudo do desarmamento”, que a senhora e a sua “companhia” ajudaram a elaborar e a defender com unhas e dentes, além do descaso das autoridades envolvidas nesse mesmo “estatuto” diante dos CAC’s.
Apenas lamento!
É incrível. Essa senhora fala em nome do exército quando diz que não há pessoal para fiscalizar. Tem procuração? A dificuldade do órgão fiscalizador é motivo para tirar direito do cidadão?. Ora, com pouco pessoal ou não os CAC são fiscalizados, e com rigor.
Arsenal absurdo? Coisa nenhuma: Em relação aos paises livres da europa e aos Estados Unidos, este alegado arsenal é insignificante. Diz-se que na Itália gasta-se em um dia a quantidade de munição para tiro ao prato que o Brasil usa em um ano. Parece que as ONG`s desarmamentistas querem instalar um laboratório no Brasil, tentando impor o desarmamento radical em uma democracia. (Sei lá se creem em democracia, já que ignoram a decisão soberana do povo quando da consulta popular sobre desarmamento).
Absurdo para mim são os enormes repasses de dinheiro público para ong´s que se especializaram em criar a demanda para vender a solução. Quanto não custará uma nova campanha de desarmamento? Como será conduzida? O governo vai repassar verbas para estas entidades em virtude disso? Isso se faz com licitação?
No fim do desabafo, pequena nota histórica: Nossa primeira medalha olímpica foi justamente conquistada por um Atirador, o Guilherme Paraense.
É uma falácia crer que a fiscalização dos CAC feita pelo DPF seria melhor ou mais eficiente do que a que é executada pelo Exército.
O DPF não tem efetivo sequer para fazer o que atualmente deve fazer. Não tem pessoal para portos, não tem pessoal para fronteiras e mal mobiliam aeroportos. De onde retiraria pessoal para fiscalizar os milhares de CACs?
Essa estratégia de passar para o DPF nada mais é do que uma forma de aniquilar com a atividade e não a controlar.
Pois utilizando-se de parâmetros totalmente subjetivos, como os que são aplicados no caso de concessão de porte de armas, o DPF reduzirá (isso se não acabar definitivamente) a categoria dos CACs àqueles que eles entendam que “mereçam” ser CACs e não os que simplesmente reunam todas as condições legais para ser.
Novamente os mesmos argumentos sem fundamentação. E a vontade popular, expressada no referendo de 2005, não vai ser respeitada pelo governo? O povo mostra o que deseja, e o governo simplesmente ignora e toca o mesmo plano em frente?
Em primeiro lugar, não está comprovado que menos armas em circulação diminui o número de homicídios.
Mesmo depois do Estatuto do desarmamento, os homicidios em alguns Estados do Nordeste do país aumentaram drasticamente.
E mais, o número de assaltos com vítimas fatais também aumentou, é só assistir os noticiários de TV para que isso seja constatado.
Na Suiça, o serviço militar é obrigatório a todos os homens e, ao término deste, o reservista leva para casa o um fuzil automático, do mesmo calibre do “famigerado” R-15,e a respectiva munição, ou seja, toda casa onde tenha pelo menos um homem com idade acima dos 18 anos tem (pelo menos um!!) fuzil de guerra.
Traduzindo em miúdos, população 100% armada!! E um dos mais baixos índices de criminalidade do mundo!!
Como explicar isso pela ótica do desarmamento?
Segundo dados do próprio DHPP ( DELEGACIA DE HOMICÍDIOS E PROTEÇÃO À PESSOA) de S. Paulo, a grande maioria crimes de homicídio têm ligação com o tráfico/uso de drogas, ou seja, se combater com mais eficácia o tráfico/uso de drogas, já haveria por si uma diminição nos homicídios.
O que mata não são as armas de fogo, quem mata é o ser humano que está atrás dela apertando o gatilho, quando se tem a intenção, o dolo, arma é o que se tem ao alcance das mãos.
É um simples exercício de raciocínio lógico, o que representa mais perigo para a sociedade, um fuzil nas mãos de um colecionador ou atirador esportivo, devidamente registrado e legalizado ou um canivete nas mãs de um “trombadinha”?
Parece que está difícil de entender o resultado do referendo, onde o povo brasileiro disse um imenso e sonoro NÃO ao desarmamento, e em todos os Estados brasileiros.
Quantos referendos mais precisaremos para fazer poucos entenderem que a maioria não quer o desaramemto?
Querem desarmar quem morre, não quem mata.
Vamos desarmar os bandidos, não os cidadãos honestos e de bem.
Ao invés de se criar o dia nacional do desarmamento, porque não se criar o dia nacional do “NãO” do referendo?
Alguns poucos insistem em colocar o desarmamento dos honestos, dos cidadãos comuns e pagadores dos seus impostos, que nada tem a ver com a vilência senão como VÍTIMA dela, como sendo o politicamente correto.
Quanto a se passar o controle e fiscalização dos CAC (COLECIONADOR/ATIRADOR/CAÇADOR) para as mãos da PF, lembro que a PF está com dificuldade até para emitir os registros de armas que já são sua incumbência, e levam em média, de 06 meses a um ano para emitir um simples registro.
O objetivo é claro, não é melhorar a fiscalização, é dificultar, é complicar a vida daquele que tem nas armas seu objeto de lazer, defesa ou esporte.
Creio que para uma reportagem como essa, deveriam ser ouvidos os dois lados, “SOU DA PAZ” não é o detentor da “verdade absoluta”,existem outras ONG’s que lutam pelo Direito de defesa do cidadão honesto, clubes de tiro, federeções e outros órgãos oficiais, será que eles não merecem a palavra?
Reportagem com intuito unilateral? onde está o princípio da DEMOCRACIA?
Reportagem sem escrúpulo, falando um monte de besteira sem fundamento, contestando a capacidade do EB, em quais fundamentos? Quantidade absurda na mão de civis por Hobbie, que pode questionar do ponto de segurança pública? Além do desvio? Isso é chamar CACs de irresponsáveis e criminosos. 90% dos crimes por armas de fogo se da em questão ao trafico e crime organizado, pesquisa realizada em 2002 confirma de das mais de 21.000 armas nacionais vendias para o Paraguai 70% sofreram efeito bumerangue e voltaram ao Brasil por meio de contrabando, explicando o alto índice de armas nacional nas ruas na mão de bandidos, e sugira a vocês em vez de forçar o desarmamento ferindo assim o referendo de2005 que foi eleito pela grande maioria, porque não trabalham para que o traficante entregue as drogas e parem de trazer este mal para dentro do seio de nossa comunidade? ???? Isso sim é fazer algo eficaz, pois pessoas lúcidas não ferem ninguém, ao contrario de um drogado com qualquer coisa na mão louco para conseguir um pouco mais de droga.
Votei a favor do desarmamento e não me arrependo. Arma só em mãos de policiais realmente qualificados. Exemplos: um procurador matou um jovem por causa de um desententimento numa boate, onde alguém teria chamado a namorada dele de gostosa, e no momento ele está solto; um burguês da cúpula do Estadão atirou nas costas na ex-namorada num sítio, e está solto até hoje. Isto significa que, arma, geralmente está nas mãos de covardes e pistoleiros de aluguel. “você com revólver na mão é um bicho fezor, sem ele, você vive rebolando e até muda de voz. Cá pra nós.” Bezerra da Silva
Isso só se for no Teu “Planeta” em que existe Ovo de Pascoa e Papai Noel.
No meu PLaneta o Real o Veridico quanto menos Armas estiverem em Circulação mais Bandidos andaram Armados e Muito mais Mortes Irão Ocorrer
boa noite
D.Melina Risso não sei,é como responsabilizar os carros pelas mortes,quando na verdade o responsável e´o homem.
se for tão importante assim para a Sra.banir as armas de fogo,acho que deveria aproveitar a oportunidade e banir também as bebidas alcoólicas,causadoras de muitas mortes e desgraças.
não cito aqui as drogas ilegais,pela própria condição da ilegalidade já existente.
aproveitando também,muitas mortes também são ocasionadas por armas brancas.
não tenho certeza e alguém me corrija se erro,mas o próprio mosquito vetor da dengue,visto como o vilão,deveria ser substituído pelo homem o criador original dessa moléstia.como muitas outras.
tomara que dê resultados,mas acho que o foco deveria ser o homem.
Salam
O Sou da Paz e o Viva Rio são organizações nefastas à liberdade individual.Sua agenda é coordenada por intituições supranacionais como ONU e IANSA, que etabelecem agendas a serem cumpridas em todos os paises. Seus mandatários não são eleitos e consequentemente estas organizações não tem obrigação alguma de prestar quaisquer satisfações aos infelizes que caem sob sua indevida jurisdição.
Há que se notar o seguinte : O século XX é o campeão em morticínios da história – os comunismos soviético e chinês, o nazismo e outras ditaduras como a cubana cometeram incontáveis atrocidades contra povos inteiros.Alem disso etnias inteiras foram perseguidas e massacradas por seus proprios governos – turcos contra armênios e recentemente tivemos o caso de Ruanda.Todos eses lamentáveis e fatídicos eventos tem uma coisa em comum – só foram efetivados após o sistemático desarmamento da população.
Exixte aquele velho ditado – dize-me com quem andas e te direi quem és!
Essa turma do Viva Rio e Sou da Paz deveria pensar nisso.
Para concluir; não existe povo livre e desarmado ou és cidadão com direitos inalienáveis ou servo.
Cordialmente, Raimundo Queiroz.
´ Tão importante quanto o enfoque objetivo, da questão da violência (acesso a armas, policiamentos, pobreza, impunidade, leis, penas mais severas…), é o enfoque subjetivo dassa questão. Por que a população está cada vez mais violenta? Já há várias pesquisas relevantes, desde décadas (ver edição de 14/02/1996, pg 88, de Veja/Abril, uma parcimoniosa reportagem de Eurípedes Alcântara, como exemplo de pesquisa), que comprovam a influência direta entre as programações violentas das tvs abertas (enorme abrangência), e o comportamento violento de crianças e jovens (principalmente) As programações violentas nas tvs, ensinam e estimulam comportamentos violentos na vida real.
As iniciativas de regulamentação e democratização dos veículos de comunicação (que sejam concessões públicas), tem sido “informadas” pelas emissoras (PiG e Abert), como sendo tentativas de cercear a liberdade de expressão, censura à imprensa. É uma distorção dos fatos. Há que se regulamentar INCLUSIVE as programações (NO HORÁRIO INFANTIL DE AUDIÊNCIA, POR EXEMPLO, NÃO PODE HAVER PROPAGANDA DE DROGA PESADA, COMO O ÁLCOOL, CHAMADAS P/ ASSISTIR TELA QUENTE, BBB, NOVELA DAS 21 H REAPRESENTADA ÀS 15H!), E NAS CONCESSÕES (APENAS SETE FAMÍLIAS -QUE VIRARAM DINASTIAS- DETEM PRATICAMENTE 100% DE PODER SOBRE OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO MAIS IMPORTANTES DO PAÍS: AS TVS ABERTAS. FAMÍLIAS: MARINHO, ABRAVANEL, SAAD, MACEDO, COLLOR, ACM, SARNEY).
O ASSUNTO VAI LONGE. MINHA INTENÇÃO É ACRESCENTAR O ENFOQUE “PROGRAMAÇÃO DAS TVS E VIOLÊNCIA”
GARANTO QUE SE NÃO “MELHORARMOS O NÍVEL DAS DINASTIAS CONCESSIONÁRIAS DAS TVS (POR ORA, E ATÉ AGORA, CANALHAS [VIS, SEM IDEAL NOBRE OU ELEVADO], NÃO ADIANTARÁ MUITO TODAS AS MEDIDAS OBJETIVAS ALMEJADAS.
SAUDAÇÕES DEMOCRÁTICAS.
Luiz Gurgel
Quanta baboseira….
Se assim fosse, teríamos muito menos homicídios do que os EUA.
Proporcionalmente, a Finalância e a Suíça teriam muito mais crimes do que aqui.
Qualquer um pode escrever qualquer coisa agora, Deus nos livre.
Sugiro que essas questões sejam discutidas e esses dados sejam esclarecidos como pedi no post acima. Ouçam a outra parte. Porque não uma entrevista com o Prof Bené Barbosa do Movimento Viva Brasil?
As armas produzidas no Brasil são exportadas e voltam como contrabando vindo principalmente do Paraguai. Através de uma fronteira sem controle que deveria ser sim objeto de fiscalização pela PF e EB. Isso é mais que fato. 8% de quê, por favor citar o valor de p para que saibamos da relevância estastística dessa porcentagem. Númerp absoluto não serve para nada por não poder ser comparado.
Srs, mais cérebro por favor. Falácias não serão mais aceitas.
Bruno, simplesmente ridícula sua coluna! Veja seu filho na mão de um bandido, que você muda de idéia! País desarmado somente quando o governo tiver meios eficazes de desarmar o bandido! Você sabia que todo mundo tem direito à defesa? Portanto enquanto o governo não nos defender, temos que fazê-lo. Caio
Compactuo plenamente com o programa de desarmamento, afinal, a segurança não deve ser olhada apenas pela via da reação à ação criminal, mas, principalmente, pela questão social. Afinal, de nada adianta matar milhares de criminosos se não darmos as devidas condições às futuras gerações de ter uma vida digna sem ter que cometer atos ilícitos.
Naquele plebiscito sobre o desarmamento votei a favor, hoje me arrependo amargamente, tudo por que percebi que querer o desarmamento é utopia, coisa de lunatico. E digo por que, por que sempre haverão paises dispostos a ocupar o espaço neste negócio super lucrativo, sempre haverá um senhor das armas, disposto ao contrabando, com autorização ou imunidade por periodos de tempos, tal e qual soldados, servindo a dois interesses, politicos e economicos. Pude perceber o quanto fui leso com essa historia, a ajudei a enterrar mais alguns cidadãos de bem, que sequer puderam ter a chance de reagir legalmente frente a um assassino que nada tem a perder a não ser a vida. Sim, por que eles temem perder a vida, apesar de dizerem o contrário, é só verificar quando estão a merce de seus algozes. Fui um tolo, nunca haverá justiça suficiente para o cidadão decente que perde a vida, os estados sempre procurarão fazer o jogo do politicamente correto com o criminoso, mas esquecerá os que foram subjudados pela leniência criminosa. A esses que se foram, pela minha momentanea fragilidade humana, peço um perdão tardio. E doravante, para mim, o cidadão terá direito de se defender da maneira que puder, democraticamente.
O controle deveria ser quantitativo e qualitativo. Pois as armas mais caras e que conferem mais poder aos bandidos são contrabandeadas. O fuzil mais encontrado com bandidos é fabricado nos EUA. A primeira pergunta é como entram neste país a segunda é quem compra o fuzil no seu país de origem e o remete para o Brasil. Como dezenas dessas armas atravessam a fronteira do irmão do norte? Porque não atacamos primeiro a indústria norte-americana para depois incomodar a indústria nacional que fabrica revólver? Existem pelo menos dez fabricantes desse fuzil em solo norte-americano e o lobby dessa indústria da morte consegue defender seus interesses através de governos corruptos, do controle da grande mídia e de ONGs.
Essa conversa fiada não cola mais, a população foi desarmada, no entanto os criminosos estão armados com pistolas automáticas, fuzis, metralhadoras, armas de guerra de fabricação internacional. Os países com população mais armada (Israel, Suíça, Finlândia, USA, Noruega, entre outros) são os mais seguros do mundo. No Brasil a falta de aplicação das leis, rigor nas condenações é o fermento para violência. Quando não se assassina com armas se assassina com automóveis. TERRA DE NINGUÉM!!!
Parabéns a Melina Risso e ao sociólogo Antônio Rangel que há anos lutam pelo desarmamento em nosso país, frente à alguns poucos retrógrados que ainda acreditam que armando a população diminuiria o crime, ou que permitiria a defesa contra o crime, sendo que sabemos que isso não existe, não é o que acontece. Muitos vem aqui e tentam deslegitimar pesquisas que vem sendo realizadas há anos, incluindo estatísticas de apreensões realizadas pela polícia militar. Como vimos, após o estatuto, por muitos criticado, o número de mortes por arma de fogo caiu 8% no Brasil. Agora vem muita gente aqui soltar toda sua verborragia, sem apresentar provas contrárias nenhuma do que mostram as pesquisas já realizadas. Parabéns pelo artigo.
Bruno, sinto muito por você, mas o brasileiro após a aprovação do estatuto do desarmamento, ficou totalmente na mão de bandidos e facínoras que se aproveitam desta lei para matar impunemente pessoas desarmadas. SERIA LÓGICO SE TIVESSEMOS ANTES DE DESARMAR O POVO UMA LEI QUE O DEFENSESSE. Nunca ví tanta utopia como neste malfadado estatuto. Pense em Israel sem armas.
Vejam só que estranho, na região Nordeste existem 1,4 armas legais para cada 100 mil habitantes e lá ocorrem 29,6 hojicídios / 100 mil habitantes. Por outro lado, na região Sul, existem 26,55 armas e ocorrem 21,4 homicícios / 100 mil habitantes.
Gostaria de saber quais números a Sra. Melina Risso usou pra ‘comprovar’ seu ponto de vista.
O que mata mais? Armas ou má distribuição de renda?
fontes:
IBGE: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/recursosnaturais/ids/ids2010.pdf
CNM: http://portal.cnm.org.br/sites/5700/5770/16072010_Estudo_Armas_de_Fogo.pdf
Seria interessante que porgãos de comunicação sérios como a Carta fizesse uma pesquisa para ver quais são as FÁBRICAS NACIONAIS DE ARMAS e publicar nomes e endereços. Bem assim, descobrir e publicar quais armas eles fabricam e em que quantidade. Assim saberiamos se essas armas usadas aqui tem procedencia dominante no próprio território nacional ou não.
O que está provado é qto menos armas nas mãos de marginais resultam em menos mortes.
O Canada é um pais com um alto índice armas/habitantes e um dos locais de menos mortes por armas de fogo. Portanto, defender o desarmamento da população de bem, enquanto bandidos continuam armados não passa de uma falácia.
O exército não tem capacidade nem de proteger as armas sob sua guarda. Aqui no RS, recentemente, foi realizado assalto onde os bandidos estavam com armas da Policia Militar e do Exercito. Tinha alguma arma de caçador ? Não. Tinha arma de colecionador ? Não. Tinha alguma arma de uso permitido pelo Estado ? Não. Criminoso não usa arma permitida, usa arma restrita. E de onde saem estas armas. Em que pese acontecerem casos de armas subtraídas de colecionadores, estas são a minoria. Então porque não atacam onde realmente as armas são fornecidas (fronteiras, depósitos do exército, depósitos de empresas de segurança, de policiais etc.)?
gente o que mata não é a arma, mas a impunidade, se eu sei que não serei penalizado pelos meus atos, independe da arma, se mata com faca,espeto, facão,podão,garfada, paulada, etc, no brasil teria de ter prisão perpetua pra crimes hediondos, aqui pode tudo, parem de dizer bobagens, nossos politicos só fazem leis para tirar os bandidos da cadeia, nunca pra prende los, povo besta.
O Brasil é o setimo país do mundo a ter mais armas. Ele é o setimo do mundo em assassinatos/violencia? O EUA é o que tem amis armas, ele é o mais violento? Violencia se combate com educação e não com proibiçãod e armar. A unica coisa que muda em um apís que nao vende arama é a certeza de que ao invadir a casa de um cidado de beme le nao vai ter como reagir. Ai vc fala pra isso serve a policia. Recentemente saiu uma pesquina falando que fora atribuido 15o assassinatos a policias no estado de SP do ano 2006-2010. AI te pergunto é com essa policia que vc quer ser protegido? Sei que a situação do RJ é critica masm ela chegou ai porque o governo noa ligou e nao porque cidadaos de bem compraram armas legalmente.
27.04.2012
Regras claras e fiscalização eficiente são um empecilho à atuação do setor privado ou um atrativo para investidores, além de garantir a segurança dos consumidores? É o que este seminário da série Diálogos Capitais irá mostrar.
Propriedades que mantêm trabalho escravo serão desapropriadas; Frente Parlamentar da Agropecuária foi contra o projeto por entender que há distorções
O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, que mostra adorar transações imobiliárias, entrou em acordo com a BR Petrobras [...]
Após mais de dez anos, projeto que prevê expropriação de terras em casos de flagrante pode ser votado nesta terça-feira
Enquete
