Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Protestos chegam à periferia: veja as fotos

Sociedade

Mobilização

Protestos chegam à periferia: veja as fotos

por Joseh Silva — publicado 20/06/2013 09h38, última modificação 20/06/2013 11h57
Na zona sul, manifestantes protestaram contra a repressão policial e o valor do custo de vida
Joseh Silva
M'boi Mirim

Manifestantes em frente à subprefeitura do M'boi Mirim

Na quarta-feira 19, manifestantes se concentraram desde as 7 horas da manhã na Estrada do M`Boi Mirim, próximo ao Largo do Piraporinha, zona sul da cidade, para apoiar as manifestações puxadas pelo Movimento Passe Livre (MPL) e reivindicar medidas do governo sobre o valor dos alugueis, contra a repressão sobre as mobilizações e os investimentos para a Copa do Mundo.

A manifestação foi organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Periferia Ativa. Segundo a Polícia Militar, cerca de mil pessoas participaram das manifestações na periferia.

Os manifestantes que foram para as ruas eram, em sua maioria, jovens. A caminhada foi longa. Saíram em direção à subprefeitura de M1'boi Mirim; de lá foram para o terminal Guarapiranga e, depois, para o Jardim Ângela, onde aconteceu um princípio de tumulto - quando alguns manifestantes tentaram invadir o terminal. A polícia expulsou o público com cassetetes.

Alguns manifestantes foram para casa e outros continuaram na via, mas voltaram para frente da subprefeitura. Após quase uma hora, foram para a Marginal do Rio Pinheiros, na altura da ponte do Socorro e fecharam a via.

Por volta das 15h, os manifestantes voltaram para o Largo da Piraporinha e se concentraram em frente à subprefeitura local. Ficaram por ali  até as 18h30.

Quando o grupo soube da redução da tarifa, comemoraram, invadiram a pista em direção ao bairro. Saíram caminhando e cantando pelas ruas até se dispersar. Foram quase 12 horas de manifestação.

--------------------------------------------------------------

Joseh Silva é jornalista. É ainda morador e militante na região do Campo Limpo, zona sul de São Paulo