Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Policiais suspeitos de envolvimento com traficantes são presos em SP

Sociedade

Campinas

Policiais suspeitos de envolvimento com traficantes são presos em SP

por Agência Brasil publicado 16/07/2013 12h05
As investigações indicam que eles recebiam entre R$ 200 mil e R$ 300 mil por ano em propinas

Elaine Patricia Cruz*
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Sete policiais foram presos na segunda-feira 15 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Campinas e na capital paulista. Eles eram policiais ou ex-policiais do Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc). As investigações indicam que eles recebiam entre 200 mil reais e 300 mil reais por ano em propinas, pagas por traficantes. Os policiais responderão por crimes de formação de quadrilha, roubo, tortura e extorsão mediante sequestro.

A operação conjunta foi realizada pela Polícia Civil de São Paulo, pelo Ministério Público e pela Corregedoria da Polícia Civil. Ao todo, 13 mandados de prisão temporária foram expedidos.

A investigação teve início em outubro de 2012 com o objetivo de investigar grupos de traficantes que agiam na região de Campinas. Durante a investigação, foram detectados desvios de conduta de alguns policiais, que vazavam informações sobre operações policiais, o que deu origem à operação desencadeada hoje (15).

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que “não compactua com qualquer tipo de desvio ou prática de ilícito por parte dos policiais da instituição”. Já a Corregedoria da Polícia Civil disse já ter tomado todas as providências legais e que instaurou um procedimento para apurar a conduta de cada policial envolvido no esquema.

Como a investigação ainda não foi concluída, ela está sob sigilo. Ainda hoje (15) deve ter início a segunda etapa da operação.


*Com informações da repórter Aline Carrijo, da TV Brasil