Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Ministério da Previdência antecipa benefícios para vítimas da tragédia no Rio

Sociedade

Tragédia no Rio

Ministério da Previdência antecipa benefícios para vítimas da tragédia no Rio

por Redação Carta Capital — publicado 19/01/2011 12h40, última modificação 19/01/2011 18h29
O que está sendo feito para ajudar a população atingida pelos deslizamentos na região serrana do Rio E uma seleção de artigos de jornalistas e especialistas sobre a tragédia. Da Redação

[Atualizada às 16h50]

O que está sendo feito para ajudar a população atingida pelos deslizamentos na região serrana do Rio. E uma seleção de artigos de jornalistas e especialistas sobre a tragédia

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, anunciou nesta quarta-feira 19 a antecipação de benefícios aos segurados de sete municípios do Rio de Janeiro afetados pelas chuvas. Ao todo, serão beneficiados mais de 145 mil. A medida foi divulgada durante a cerimônia de posse do novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild.

Uma das iniciativas é a antecipação do pagamento da folha de janeiro para todos os beneficiários dos municípios de Bom Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis, Areal, Petrópolis, São José do Rio Preto e Sumidouro. Eles receberão no dia 25 de janeiro, o primeiro dia útil de pagamento deste mês. O calendário previa o depósito dos benefícios de 25 de janeiro a 7 de fevereiro.

Outra medida é o pagamento de um valor correspondente a um benefício para cada segurado, que será devolvido ao INSS em 36 parcelas, com carência de dois meses. Segundo Hauschild, esse adiantamento deve sair em aproximadamente 20 dias.

Na capital - A cidade do Rio de Janeiro vai receber, nas próximas semanas, sirenes para alertar os moradores sobre a aproximação de fortes chuvas. O Morro do Borel, na Tijuca, na zona norte, será a primeira comunidade a receber o equipamento. Ao todo, 60 sirenes serão instaladas em favelas cariocas, porém, só serão acionadas em caso de alerta máximo.

Doações - Para ajudar a população atingida pelas fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro - ao todo 94.926 pessoas afetadas, 6.410 desabrigados; 10. 950 desalojados e 718 mortos, segundo a Defesa Civil do Estado - doações não param de chegar à sede da Cruz Vermelha Brasileira, que também recebe a todo momento pessoas interessadas em trabalhar como voluntárias nos municípios atingidos na semana passada. No local, foi montada uma tenda para receber e organizar as doações, onde os voluntários trabalham dia e noite.

O presidente da Cruz Vermelha no Rio de Janeiro, Luiz Alberto Sampaio, informou que, até o último dia 16, foram arrecadados 250 mil litros de água, 155 toneladas de alimentos, 145 toneladas de roupas, 44 mil produtos de higiene e limpeza, além de 1.270 brinquedos e 883 pacotes de velas e fósforos.

De acordo com Sampaio, 800 voluntários procuraram a Cruz Vermelha para trabalhar pelos flagelados da região serrana. Para ele, a catástrofe estimulou ações de solidariedade na população. “Eles se sensibilizaram com o ocorrido e estão respondendo positivamente, com doações ou em dinheiro, em gêneros, ou mesmo com o seu trabalho.”

A Cruz Vermelha avisa que continuará com a mobilizando popular para que possa atender à imensa demanda dos municípios mais afetados pelas chuvas. Os itens mais necessários são colchões, roupas íntimas, de cama, mesa e banho, material de limpeza e higiene, fósforos e velas, além de fraldas geriátricas e infantis. É preciso também instalar banheiros químicos na região.

A Secretaria de Esporte e Lazer e a Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (Suderj) também montaram redes de solidariedade no Ginásio do Maracanãzinho e no Estádio Caio Martins, em Niterói, para receber e encaminhar doações.

Segundo o presidente da Suderj, Everardo Cândido, 12 caminhões cheios de donativos já seguiram para a região serrana. “Somando o que captamos aqui e no Caio Martins, chegamos a 50 toneladas de diversos artigos, principalmente água e de primeira necessidade”.

Se de um lado as doações chegam a todo momento, de outro, há quem se aproveite da boa vontade no momento de tragédia. Na segunda-feira 17, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rudmar Caberlon, afirmou que houve denúncias de desvios de doações que já foram encaminhadas à PM, mas que nenhuma havia sido confirmada.

Mas na tarde desta terça-feira um motorista de um caminhão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) cheio de donativos Gilson Nascimento; seu irmão Jorge Mauro do Nascimento e um menor de 17 anos foram presos em flagrante, em Campo Grande, na zona oeste do Rio, roubando uma parte das doações que seguiriam para a região serrana do Rio. Eles foram abordados por dois policiais rodoviários que acharam a movimentação suspeita, quando os dois estavam descarregando o caminhão.

A Polícia Rodoviária Federal está acompanhando o recebimento, triagem e distribuição dos donativos para as cidades atingidas. Um comboio de 27 veículos se deslocou na tarde de ontem pela BR-040 levando roupas, água e alimentos para São José do Vale do Rio Preto, sob orientação da Cruz Vermelha.

Ações do governo – A ajuda do governo federal às cidades começarou a chegar após a visita da presidenta Dilma Rousseff e uma equipe de ministros a Nova Friburgo, o município com maior número de mortos, no último dia 13.

A primeira delas foi o envio de 225 homens da Força Nacional do Ministério da Justiça entre 130 militares, 80 bombeiros, 15 peritos e unidades móveis de resgate. Nesse mesmo dia havia sido publicada no Diário Oficial da União uma medida provisória que liberava R$ 780 milhões para os municípios do Rio de Janeiro e São Paulo atingidos pelas chuvas. A partir desta quarta-feira 19, técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) vão monitorar a aplicação dos recursos federais que começaram a ser enviados ao Rio de Janeiro esta semana.

Por determinação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, as Forças Armadas continuam aprofundando a ajuda às vítimas das enchentes. A ajuda inclui a instalação de dois hospitais de campanha (HCamp) para a realização de atendimentos cirúrgicos, de emergência, odontológicos e de outras especialidades, ambos já em funcionamento.

O HCamp em Nova Friburgo teve as atividades iniciadas no último sábado 15, quando começou a funcionar em plena capacidade, e já soma 914 atendimentos realizados. Os atendimentos começaram ainda na fase de instalação do hospital, na tarde de sexta-feira 14.

Já os militares da área de saúde da FAB montaram, no último domingo 16, os módulos do Hospital de Campanha, em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro. O HCamp é o mesmo que atuou nas últimas enchentes no Nordeste e após o terremoto no Haiti, ambos no ano passado.

A Marinha do Brasil presta apoio de transporte ao Pessoal da Força Nacional de Segurança e do Corpo de Bombeiros com o helicóptero UH-14 Super Puma, e apoio de resgate às vítimas com uma aeronave UH-12 Esquilo. Cerca de 160 militares estão em Nova Friburgo e apóiam o Governo do Estado na ajuda às vítimas das chuvas. Além da equipe médica, fuzileiros navais e 54 viaturas foram empregados e estão sendo utilizadas como apoio logístico de transporte e para entrega de mantimentos aos desabrigados.

O Exército atua, no momento, com 146 militares em Nova Friburgo; 310 em Teresópolis; 66 em Petrópolis, 21 no Rio de Janeiro. As aeronaves colocadas à disposição pelo Exército para ajudar as comunidades afetadas pelas chuvas incluem 2 veículos não tripulados e 6 helicópteros.

Além desse apoio o governo federal já anunciou a liberação do FGTS e a implantação de um sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais. A partir da conjugação de dados meteorológicos e geofísicos será possível dar o aviso para que as populações sejam retiradas das áreas de risco.

Cerca de 170 mil trabalhadores da região serrana do Rio de Janeiro poderão ser beneficiados com a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. De acordo com o banco, a expectativa é de que o recurso desses trabalhadores seja liberado até abril de 2011, uma vez que os interessados têm até 90 dias para dar entrada no processo.

Economia - Uma pesquisa feita pela Federação Nacional das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que 62,2% das empresas foram afetadas pelos temporais da semana passada na região serrana. O prejuízo estimado por 278 companhias ouvidas chega a R$ 153,3 milhões. Em Petrópolis, a indústria tem peso de 27% sobre o Produto Interno Bruto (PIB). Em Nova Friburgo e Teresópolis, o percentual fica em torno de 12%. Outras 83,2% relataram problemas no abastecimento de energia elétrica e 67,6% tiveram o quadro de funcionários reduzido.

Para o vice-presidente da Firjan Carlos José Ieker, algumas das cidades, como Nova Friburgo, vão levar até dez anos para voltarem ao patamar econômico anterior às chuvas.

De acordo com a Firjan, as fábricas de Nova Friburgo foram as mais afetadas: 79,8%. Em Teresópolis, foram 68,8%. Petrópolis foi a menos afetada, com 30,7%. "Tentamos falar com mais de 500 empresas de Friburgo, sem sucesso. Muitas estão incomunicáveis", diz Ieker.

Desaparecidos - O Ministério Público do Rio de Janeiro está divulgando a lista de desaparecidos da região atingida pelas fortes chuvas no Rio. Parentes podem preencher formulário de desaparecidos no site do MPRJ ou pelo telefone: (21) 2283 6466, das 8h às 18h. Veja a lista:

DAVI DA SILVA VIANA -  BOM JARDIM
EDSON MESSIA BORGES  - BOM JARDIM
MATEUS CANTO DA SILVA  - BOM JARDIM
ROSELI RAMOS FERREIRA  - NOVA FRIBURGO
ROSILENE DE ARAÚJO  - NOVA FRIBURGO
SARA REBOUL  - NOVA FRIBURGO
CARMEN MAGALHÃES  - CORDEIRO
ANA CAROLINA DA SILVA FERNANDES  - NÃO INFORMADO
ANGELA MARIA DE ANDRADE BRAVO  - NÃO INFORMADO
ANTÔNIO CARLOS ESPINOLA NUNES  - NÃO INFORMADO
ANTÔNIO CARLOS LIPPI DA SILVA - NÃO INFORMADO
BRUNA WERNECK DE BARROS MOREIRA  - NÃO INFORMADO
CLÁUDIA CRISTINA MUNT MIRANDA  - NÃO INFORMADO
CLAUDIA MUNIZ MELO  - NÃO INFORMADO
DULCINEA CANTO DA SILVA  - NÃO INFORMADO
EDGAR CUSTODIO FARIA  - NÃO INFORMADO
ENI FONSECA DA SILVA  - NÃO INFORMADO
FILOMENA FELIZ DE OLIVEIRA  - NÃO INFORMADO
FLÁVIO FERREIRA DA SILVA  - NÃO INFORMADO
GESI QUEIROZ LOUVISE  - NÃO INFORMADO
GUSTAVO CUNHA DE SOUZA  - NÃO INFORMADO
HERCÍLIO VIANA DA SILVA  - NÃO INFORMADO
ISAIANE OLIVEIRA DOS SANTOS AFONSO  - NÃO INFORMADO
JACI RODRIGUES DA SILVA  - NÃO INFORMADO
LUIZ CARLOS DALIA DE JESUS  - NÃO INFORMADO
MAGNO RAMOS FERREIRA  - NÃO INFORMADO
MARIA JOSE DE SOUZA  - NÃO INFORMADO
MARIA PAULA DE JESUS GOMES  - NÃO INFORMADO
RONIS FRANCISCO DA SILVA  - NÃO INFORMADO
ROSALINA CORREIAS PIMENTEL  - NÃO INFORMADO
SABRINA PEREIRA RANGEL  - NÃO INFORMADO
SIMONE APARECIDA DA COSTA  - NÃO INFORMADO
THYNA NARCISO  - NÃO INFORMADO
YASMIN MATTOS  - NÃO INFORMADO
ELIAS LEVI DE OLIVEIRA SILVA  - NOVA FRIBURGO
CARLOS ORLANDO ANDRADE DA SILVA -  NOVA FRIBURGO
CELIA TARDI DA SILVA  - NOVA FRIBURGO
CIRO FRANCISCO DA SILVA  - NOVA FRIBURGO
CLEDIR ROSA DA SILVA  - NOVA FRIBURGO
CLEIR SOARES DE SOUZA  - NOVA FRIBURGO
DANIEL DE OLIVEIRA LOURENÇO  - NOVA FRIBURGO
DANIELA CARDOSO GOMES  - NOVA FRIBURGO
DJÃO DIAS VAZ DA SILVA  - NOVA FRIBURGO
EDUARDO MARTINS  - NOVA FRIBURGO
EDUARDO DE OLIVEIRA  - NOVA FRIBURGO
ELECYR DA ROSA PINHO  - NOVA FRIBURGO
ELIETE PEREIRA CAMPOS  - NOVA FRIBURGO
ELIZANGELA  - NOVA FRIBURGO
ELTON  - NOVA FRIBURGO
ELZA DA CRUZ SANTOS  - NOVA FRIBURGO
ÉRICA - NOVA FRIBURGO
ERIK RANGEL DUARTE  - NOVA FRIBURGO
EVELYN RANGEL DUARTE  - NOVA FRIBURGO
FLAVIA DE PAULA  - NOVA FRIBURGO
GABRIEL HUBACK GUARILHA MORAIS  - NOVA FRIBURGO
JOÃO  - NOVA FRIBURGO
JOSÉ DA SILVA  - NOVA FRIBURGO
MÁRCIO ANTÔNIO GREGÓRIO DE SOUZA  - NOVA FRIBURGO
MAYCON NOGUEIRA DA SILVA  - NOVA FRIBURGO
MAYRON JESUS PAULA  - NOVA FRIBURGO
MICHAELA FERREIRA  - NOVA FRIBURGO
MÔNICA ANGELO DE SOUZA MADUREIRA  - NOVA FRIBURGO
NADIR CASTORINA SIQUEIRA  - NOVA FRIBURGO
NATALIE BALONECKER ANDRADE  - NOVA FRIBURGO
NILZA BRAVO  - NOVA FRIBURGO
OLGA DALIA DE JESUS  - NOVA FRIBURGO
OLÍNDIO FRANSCISCO CARDINOT  - NOVA FRIBURGO
OSMAR DA SILVA  - NOVA FRIBURGO
PATRÍCIA PEREIRA  - NOVA FRIBURGO
PAULO ROBERTO RUSSO MONTEIRO  - NOVA FRIBURGO
PAULO ROBERTO TRINDADE JÚNIOR  - NOVA FRIBURGO
PEDRO DE SOUSA PEREIRA  - NOVA FRIBURGO
PEDRO FELIPE HONORATO DOS SANTOS  - NOVA FRIBURGO
PEDRO SOUSA PEREIRA  - NOVA FRIBURGO
RACHEL SOARES DAVID  - NOVA FRIBURGO
RAFAEL FERREIRA SOARES  - NOVA FRIBURGO
RAFAELA BARBOSA DE ALMEIDA  - NOVA FRIBURGO
RAIANE MURAKAMI DA COSTA  - NOVA FRIBURGO
RAINARA MONTEIRO OLIVEIRA  - NOVA FRIBURGO
RENATA FERREIRA  - NOVA FRIBURGO
RENATIELLH GONÇALVES DE ANDRADE  - NOVA FRIBURGO
RENATO DOS SANTOS  - NOVA FRIBURGO
RENATO FARIAS BACHINI  - NOVA FRIBURGO
RITA DE CASSIA  - NOVA FRIBURGO
RODRIGO DE ARAUJO  - NOVA FRIBURGO
RODRIGO GOMES DE SOUZA  - NOVA FRIBURGO
ROGERIA DA CUNHA  - NOVA FRIBURGO
ROMILDO OUVERNEY  - NOVA FRIBURGO
ROSA PACCHINI  - NOVA FRIBURGO
ROSE  - NOVA FRIBURGO
ROSELY DE ARAÚJO  - NOVA FRIBURGO
SAMANTA APARECIDA NOGUEIRA GRANITO  - NOVA FRIBURGO
SANDRA REGINA RAMOS  - NOVA FRIBURGO
SERGIO BRAGA FERREIRA TAVARES  - NOVA  FRIBURGO
SIFRORA DOS SANTOS PEREIRA  - NOVA FRIBURGO
SILAS RAMOS LOPES  - NOVA FRIBURGO
SIMONE SIQUEIRA CORREA REIS  - NOVA FRIBURGO
SÔNIA CRISTINA DOS SANTOS  - NOVA FRIBURGO
SÔNIA DE JESUS  - NOVA FRIBURGO
TAINÁ RAMOS DOS SANTOS  - NOVA FRIBURGO
TAMIRES GARCIA DE JESUS  - NOVA FRIBURGO
TATIANE FREZZ  - NOVA FRIBURGO
TELMA CLARO MARTINS  - NOVA FRIBURGO
TERESA CRISTINA DE JESUS VIDAL  - NOVA FRIBURGO
TERESA DE FÁTIMA RIBEIRO PINHEIRO  - NOVA FRIBURGO
THIAGO DE ANDRADE BRAVO  - NOVA FRIBURGO
TIERRY MONTEIRO OLIVEIRA  - NOVA FRIBURGO
VICTOR HUGO ROCHA  - NOVA FRIBURGO
VILMA SANTOS ROCHA  - NOVA FRIBURGO
VIRGINIA DAS GRAÇAS RAMOS PEREIRA  - NOVA FRIBURGO
VIRGINIO DA GRAÇAS RAMOS  - NOVA FRIBURGO
VITOR RODRIGUES DE SOUZA  - NOVA FRIBURGO
VITÓRIA GARCIA DE MEDEIROS  - NOVA FRIBURGO
WANDERSON CARDOSO GOMES  - NOVA FRIBURGO
ZIDANE MONTEIRO DE OLIVEIRA  - NOVA FRIBURGO
ZILDA ALVES PEREIRA  - NOVA FRIBURGO
ZILDA WERNECK MOREIRA  - NOVA FRIBURGO
HUGO AMARAL - NOVA FRIBURGO
GENY LOPES XAVIER  - SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO
ADRIELE MORAES  - TERESÓPOLIS
ALBERTO BRUNO RAMOS  - TERESÓPOLIS
ALINE TARDI DA SILVA  - TERESÓPOLIS
AMARILDO BRAVO  - TERESÓPOLIS
ANA BEATRIZ DA SILVA SOUZA  - TERESÓPOLIS
ANA CLARA MAURA DE OLIVEIRA  - TERESÓPOLIS
ANA CLARA PEDRO MINEIRO DA SILVA  - TERESÓPOLIS
ANA GABRIELE MOREIRA DA SILVA  - TERESÓPOLIS
ANA MARIA DE OLIVEIRA CARNEIRO  - TERESÓPOLIS
ANA PAULA RAMOS FERREIRA  - TERESÓPOLIS
ANDERSON RODRIGUES  - TERESÓPOLIS
ANDREIA TARDI DA SILVA  - TERESÓPOLIS
ANELMA MONTEIRO DE SOUZA  - TERESÓPOLIS
ÂNGELA CRISTINA MOREIRA LESSA  - TERESÓPOLIS
ANGELO  - TERESÓPOLIS
ANTONIO CARLOS LIPPI DA SILVA  - TERESÓPOLIS
ANTONIO MARQUES DA SILVA -  TERESÓPOLIS
BRENO MARTINS  - TERESÓPOLIS
BRUNO ROBERTO DA SILVA  - TERESÓPOLIS
CAIO RODRIGO  - TERESÓPOLIS
CAMILA RODRIGUES DE FREITAS  - TERESÓPOLIS
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO ESTEVES  - TERESÓPOLIS
CARLOS DA SILVA RIBEIRO SILVA  - TERESÓPOLIS
DAIANA MENDES CHAGAS  - TERESÓPOLIS
DEJAIR DE SOUZA  - TERESÓPOLIS
DIANA MENDES CHAGAS  - TERESÓPOLIS
DILMAR INÁCIO DE SOUZA  - TERESÓPOLIS
DILZA PACCHINI  - TERESÓPOLIS
DJALMA FRANCISCO DALIA  - TERESÓPOLIS
DJALMA JOÃO DOS SANTOS  - TERESÓPOLIS
EROTIDES QUERRA FAMILIA  - TERESÓPOLIS
FLAVIANE CAMACHO DA SILVA  - TERESÓPOLIS
GERALD MONTEIRO OLIVEIRA  - TERESÓPOLIS
GERALDO MARTINS  - TERESÓPOLIS
GISELE COELHO BARBOSA  - TERESÓPOLIS
GUIOMAR BORGES CARNEIRO  - TERESÓPOLIS
HELIO RODRIGUES DE PAULA  - TERESÓPOLIS
HÉLIO RODRIGUES DE PAULA  - TERESÓPOLIS
HERODIAS MACHADO DE MORAES  - TERESÓPOLIS
IDAIR DE SOUZA GUERRA  - TERESÓPOLIS
INES CAMACHO DA SILVA  - TERESÓPOLIS
ISRAEL MENDES TELLES  - TERESÓPOLIS
IVAN DEOLINDO DA SILVA  - TERESÓPOLIS
IVANA MENDES PINA -  TERESÓPOLIS
JALCINÉA DE FREITAS  - TERESÓPOLIS
JAMES ROBERT BRABNER  - TERESÓPOLIS
JAMILTON RODRIGUES DE AGUIAR  - TERESÓPOLIS
JAMILTON RODRIGUES DE AGUIAR  - TERESÓPOLIS
JOAO RIBEIRO LOURENÇO  - TERESÓPOLIS
JOHN LENON  - TERESÓPOLIS
JOICIANE SILIBRI CUNHA  - TERESÓPOLIS
JORDANI DA ROCHA OLIVEIRA  - TERESÓPOLIS
JORGE DE FREITAS RIBEIRO  - TERESÓPOLIS
JOSÉ ANTÔNIO VIEIRA  - TERESÓPOLIS
JOSÉ CARLOS BALBINO  - TERESÓPOLIS
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA  - TERESÓPOLIS
JOSÉ FERREIRA DA SILVA  - TERESÓPOLIS
JOSÉ MARIA DE SOUZA  - TERESÓPOLIS
JOSELIO COELHO BARBOSA  - TERESÓPOLIS
JOYCE VIDAL MAIA  - TERESÓPOLIS
JUAN FERREIRA  - TERESÓPOLIS
JUAREZ SHUENCK DA SILVA  - TERESÓPOLIS
JULIANA CONCEIÇÃO DE MEDEIROS  - TERESÓPOLIS
JULIANO DA SILVA RIBEIRO  - TERESÓPOLIS
KAROLINE PEREIRA DA SILVA  - TERESÓPOLIS
LAIS DA SILVA CARDINOT  - TERESÓPOLIS
LARRAN DE MORAIS PESSANHA  - TERESÓPOLIS
LAYO BARROS LIPPI  - TERESÓPOLIS
LEANDRO DE MELI  - TERESÓPOLIS
LEANDRO OLIVEIRA DOS SANTOS AFONSO  - TERESÓPOLIS
LEONARDO ARRUDA DE MOURA  - TERESÓPOLIS
LILEM DA CONCEIÇÃO  - TERESÓPOLIS
LUCIENE DOS SANTOS  - TERESÓPOLIS
LUDIMILA ERTHAL  - TERESÓPOLIS
MACILENE PEDRO MINEIRO  - TERESÓPOLIS
MANOEL CARDINOT  - TERESÓPOLIS
MARCIO ANTÔNIO GREGÓRIO DE SOUZA  - TERESÓPOLIS
MARCOS FEFFERSON DE LIMA SILVA  - TERESÓPOLIS
MARGARETH  - TERESÓPOLIS
MARIA  - TERESÓPOLIS
MARIA AMELIA ALPINO MORAES  - TERESÓPOLIS
MARIA AUGUSTA TEIXEIRA PINHEIRO  - TERESÓPOLIS
MARIA BARBARA RAMOS  - TERESÓPOLIS
MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA MILHORAENS  - TERESÓPOLIS
MARIA DA CONCEIÇÃO VALASCO DOS SANTOS  - TERESÓPOLIS
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA  - TERESÓPOLIS
MARIA DAS GRAÇAS SILVA RIBEIRO  - TERESÓPOLIS
MARIA DE FÁTIMA  - TERESÓPOLIS
MARIA DE FATIMA DE SOUZA MARQUES  - TERESÓPOLIS
MARIA DE FÁTIMA GREGORIO PASSOS  - TERESÓPOLIS
MARIA DO CANTO ACKLEY  - TERESÓPOLIS
MARIA EDUARDA MACIEL JESUS  - TERESÓPOLIS
MARIA MADALENA DOS SANTOS  - TERESÓPOLIS
MARIA MADALENA DOS SANTOS BARBOSA  - TERESÓPOLIS
MARIANA GARCIA BARBOSA  - TERESÓPOLIS
MARIETA PENHA PEREIRA  - TERESÓPOLIS
MARTA BRAVO GONÇALVES  - TERESÓPOLIS
MATHEUS  - TERESÓPOLIS
MAYCON COELHO FERRAZ  - TERESÓPOLIS

A CartaCapital tem publicado uma série de artigos e análises de especialistas sobre a tragédia no Rio. Leia:

, por Ricardo Kotscho

, por Paulo Henrique Amorim

, com fotos da AFP

, por Paulo Daniel

, do Vermelho

, por Leornardo Sakamoto

, por Raquel Rolnik

, por Raquel Rolnik

. Por Aspasia Camargo, Envolverde

, entrevista com Emínia Maricato, no Viomundo

, da Radioagência NP

, da Agência Brasil

, por Raquel Rolnik

. Entrevista com Nabil Bonduki a Felipe Corazza

. Por Álvaro Rodrigues dos Santos
. Da Agência Brasil
. Por Jorge Américo

. Da Agência Câmara

.

. Por João Carlos Moura

. Por Celso Vicenzi

. Por Saulo Rodrigues Filho

. Por Dal Marcondes

. Da Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil e do jornal Brasil Econômico

registrado em: