Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Mini utopias eleitorais

Sociedade

Pequenas Utopias

Mini utopias eleitorais

por Milton Nogueira — publicado 04/10/2010 11h04, última modificação 04/10/2010 11h41
Calma! Calma! Caro leitor, não fique triste com essas eleições, Tiririca e voto de protesto. Há outros modos de eleição que poderiam melhorar o Brasil. Saiba quais as pequenas utopias sugeridas por Milton Nogueira

Calma! Calma! Caro leitor, não fique triste com essas eleições, Tiririca e voto de protesto. Há outros modos de eleição que poderiam melhorar o Brasil. Eis alguns:

Diminuir o salário de cada vereador, deputado e senador a um pequenino salário-base. Mas, criar um salário adicional, calculado com base no desempenho para programas sociais. Para estimular o político a trabalhar mais junto às bases eleitorais, o povo. Poderia ser com base no número de votos obtidos.

Disponibilizar a vereadores, deputados e senadores o uso de detetor de verdade (uma espécie de detetor de mentira às avessas), durante discurso no plenário. O político poderia dispensar, mas....

Sortear uma mulher para cada câmara de vereadores, para aumentar presença feminina na política. Quantas vereadoras você tem em sua cidade?

Permitir somente duas reeleições (máximo 12 anos) para vereador e deputado. E uma reeleição para senador (16 anos). Para renovar idéias e evitar a mesmice de políticos nas casas legislativas.

Voto a favor, voto contrario - Cada eleitor votaria a favor de um candidato mas também contra outro que ele não queira. O saldo de cada candidato é que iria para a classificação final.

Caro leitor, você quer Tiririca?