Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Metade do Brasil teme invasão na Amazônia

Sociedade

Paranoia?

Metade do Brasil teme invasão na Amazônia

por Redação Carta Capital — publicado 15/12/2011 16h51, última modificação 16/12/2011 09h38
Pesquisa do IPEA apontou que mais da metade da população acredita em ameaça de invasão de estrangeiros para apropriação de recursos da Amazônia e Pré-Sal
exército

Pesquisa do IPEA apontou que mais da metade da população acredita em ameaça de invasão de estrangeiros para apropriação de recursos da Amazônia e Pré-Sal . Foto: Repórter do Futuro/Flickr

Mais da metade da população brasileira teme invasões militares para apropriação dos recursos naturais do País, sobretudo na área de exploração de petróleo na camada do pré-sal e na Amazônia. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) constatou  que 50,2% dos brasileiros acreditam que haverá ameaça de invasão militar em razão dos recursos naturais da Amazônia Brasileira. A preocupação com o pré-sal atinge 45,5%.

A região norte foi a que apresentou noção de ameaça mais aguçada. No caso da Amazônia, 66,1% da população dos estados do Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins, Amapá, Acre afirmam se sentir muito ameaçados por invasão militar. Em relação ao pré-sal, esse número foi de 62,4%.

A região nordeste, por sua vez, foi a que apresentou menor temor em relação às invasões na Amazônia, com 34,5% que não acredita neste risco e 48,3% que acredita. Em relação ao pré-sal, a região centro-oeste é a mais segura em relação à amaeaça militar, com 45,2% que não acredita no perigo.

 

Entre agressores e aliados, os Estados Unidos são o país mais citado pelos brasileiros. Cerca de 37,1% acham que os EUA são uma ameaça militar para os próximos 20 anos. No segundo lugar, vem a Argentina, com 15,6%. Ao mesmo tempo, os dois países foram os líderes das possíveis alianças militares: os EUA com 32,4% e a Argentina com 31,7%.

Ainda assim, o maior medo do brasileiro é a ameaça do crime organizado. Entre os entrevistados, 54,2% afirmaram ter esse temor. Em segundo lugar, vem o desastre ambiental ou climático, com 38,6%.

O risco de invasão militar por potência estrangeira aparece apenas em terceiro lugar entre os medos da população, com 34,7%.

registrado em: ,