Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Juiz aplica Lei Maria da Penha para casal homossexual no RS

Sociedade

Violência doméstica

Juiz aplica Lei Maria da Penha para casal homossexual no RS

por Sul 21 — publicado 27/02/2011 10h46, última modificação 26/02/2011 15h46
Embora a Lei Maria da Penha tenha sido criada com o objetivo de defender a mulher, pode ser aplicada neste caso", disse o juiz Osmar Aguiar Pacheco em seu despacho. Por Jorge Seadi

Por Jorge Seadi*

A Lei Maria da Penha foi criada para proteger a mulher de agressões domésticas. Porém, na última quarta-feira 23, o juiz  Osmar de Aguiar Pacheco, da comarca de Rio Pardo (144km de Porto Alegre) determinou a aplicação desta lei para um casal de homossexuais em um que um homem se diz ameaçado por seu ex-companheiro.

Em seu despacho, o magistrado afirma que embora a Lei Maria da Penha tenha sido criada com o objetivo de defender a mulher, pode ser aplicada neste caso. ” Todo aquele em situação vulnerável, ou seja, enfraquecido, pode ser vitimado. O Direito não pode permitir a tentativa de o mais forte se impor pela força”, escreveu Osmar Pacheco.

A decisão do juiz impede que o acusado se aproxime a menos de 100 metros da vítima. Além de proibir a aproximação, o juiz reconheceu a competência do Juizado de Violência Doméstica para cuidar do processo.

*Matéria publicada originalmente no Sul21

registrado em: