Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Índios protestam contra ruralistas em São Paulo

Sociedade

Índios protestam contra ruralistas em São Paulo

por Redação — publicado 06/06/2014 16h17
Guaranis trancaram avenida contra a PEC 215, que passa a atribuição de demarcar terras ao Congresso Nacional
Divulgação
bandeirantes.jpg

Índios trancaram avenida Pedro Álvares Cabral

Indígenas guaranis realizaram nesta sexta-feira 2 em São Paulo um ato contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215. Defendida pelos deputados e senadores da bancada ruralista, a emenda tira do Executivo e dá ao Congresso Nacional a prerrogativa de demarcar terras indígenas.

Cerca de 400 manifestantes estiveram presentes em frente à Assembleia Legislativa, onde ocorria uma audiência pública sobre o tema. Além dos indígenas, militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do Movimento Passe Livre (MPL) e do do Comitê Popular da Copa apoiavam o ato.

Militantes fecharam a avenida Pedro Alvares Cabral carregando bonecos e cartazes com o rosto de políticos ligados ao agronegócio, como a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), presidente da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), e o Deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que no início do ano foi eleito "Racista do Ano" pela ONG britânica Survival International.

O ato ocorre um dia depois que a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) divulgar posicionamento explicando porque “nenhum dos povos indígenas do país se dispôs a participar e legitimar as referidas audiências”, que já passaram por seis estados diferentes.

Além do arquivamento da PEC 215, os indígenas pedem o fim de “todas as propostas do Congresso dos ruralistas que criminalizam e enfraquecem aqueles que lutam pela reforma agrária e por justiça no campo e na cidade.” Eles também reivindicam que o ministro da Fazenda, José Cardozo, assine as demarcações de terra das duas áreas dentro do município de São Paulo, Tenondé Porã e Jaraguá, além da suspenção do pedido de reintegração de posse nesta aldeia.

registrado em: , ,