Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / I EEBP-PR – evento aberto a [email protected] que defendem a Liberdade de Expressão

Sociedade

Sócio Capital

I EEBP-PR – evento aberto a [email protected] que defendem a Liberdade de Expressão

por Coluna do Leitor — publicado 01/04/2011 09h00, última modificação 01/04/2011 09h22
O I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas no Paraná acontece em abril e conta com a presença, entre outros, dos jornalistas Laurindo Leal e Altamiro Borges. Pelo leitor Sérgio Luís Bertoni

O I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas no Paraná - EEBP-PR,  seguindo a tradição iniciada no I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que teve lugar em São Paulo em agosto de 2010,  é um evento aberto a todos interessados – blogueiros, tuiteiros, feicebuqueiros, jornalistas, comunicadores, internautas em geral - que defendem a verdadeira Liberdade de Expressão e se identifiquem com a luta pela Democratização das Comunicações, pela construção de uma nova mídia – plural e colaborativa – e por um país justo e democrático.

Assim como o Encontro Nacional, o Encontro Estadual é organizado sob o conceito de rede, de construção coletiva de conhecimento, ou seja, como um espaço aberto e democrático que permite aos ativistas da blogosfera e da internet se conhecerem, trocarem experiências e estabelecerem laços de amizade, trabalho e cooperação que melhor lhes convier.

O encontro acontece nos dias 09 e 10 de abril de 2010, no Hotel Trévi, Centro de Curitiba e contará com painéis temáticos, trabalhos em grupo e muito espaço para debate entre os participantes.

No sábado, 09, pela manhã, Beto Almeida, Diretor da Telesur, Antônio Jordão Pacheco Yn, Diretor de Programação da TV dos Trabalhadores e Laurindo Leal, apresentador da TV Brasil, debaterão "A importância do jornalismo no blogs e os desafios de se construir novos meios de comunicação eletrônicos". A tarde Altamiro Borges, Coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” e Vito Giannotti, Coordenador do NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação discutem "Mídia, eleições 2010 e os desafios para a blogosfera".

Os debates no domingo, 10, estarão centrados nos conteúdos locais e sua ligação com os temas regionais, estaduais e nacionais.

Nos trabalhos em grupos os blogueiros paranaenses discutirão: Liberdade de Expressão e Internet; Internet, a cidadania e Movimentos Sociais; A experiência dos organizações sociais e populares com internet; Plano Nacional de Banda Larga, a Banda Larga Pública; A nova regulamentação das mídias e estratégias de mobilização para defesa das Liberdades e da Cidadania; Estratégias de formação de cidadãos ativos e conectados via internet; Conteúdo prioritário para os Blogs: O papel da Narrativa, da Pesquisa, da Informação e da Opinião.

A Blogosfera Progressista é um movimento amplo e independente de partidos políticos, empresas, governos e sindicatos, mas que Democraticamente coopera e dialoga com toda a sociedade civil organizada ou não!

Participe do I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas no Paraná e compartilhe suas experiências com cidadãos e cidadãs que acreditam que uma outra comunicação é possível, que outro Paraná é possível, que outro Brasil e outro Mundo são possíveis.

O Centro de Estudos de Mídia Aleternativa Barão de Itararé, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT – CNM-CUT, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná – SindiJus-PR, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região – SindMeTau, o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba – Sismuc e a TV dos Trabalhadores – TVT apóiam o I EEBP-PR.

Para participar do I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas no PR é preciso se inscrever no blog oficial do I EEBP-PR http://paranablogs.wordpress.com

*Sérgio Luís Bertoni é jornalista

registrado em: