Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Governo lança programa de bolsas de estudo no exterior

Sociedade

Educação

Governo lança programa de bolsas de estudo no exterior

por Redação Carta Capital — publicado 26/07/2011 15h13, última modificação 26/07/2011 15h13
Ciência Sem Fronteiras vai investir R$ 3,1 bilhões na formação de profissionais de graduação, doutorado e pós-doutorado

A presidenta Dilma Rousseff lançou, na terça-feira 26, o programa Ciência Sem Fronteiras, em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em Brasília. Por meio da iniciativa, o governo federal vai financiar 75 mil bolsas de estudo em mais de 200 universidades estrangeiras, em um total de R$ 3,1 bilhões em investimentos. As outras 25 mil bolsas serão custeadas pela iniciativa privada.

A prioridade é para cursos nas áreas de engenharia, tecnologia, matemática, física, química e biologia, que apresentam falta de profissionais qualificados no mercado brasileiro. O programa, uma parceria entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e Educação, vai destinar 27,1 mil bolsas de graduação, 24,5 mil de doutorado de um ano, 9,7 mil para doutorado integral e 2,6 mil para pós-doutorado.

Os alunos serão escolhidos por mérito, utilizando as notas do Sisu, Prouni e Enem, além de premiações em olimpíadas científicas.

As bolsas incluem passagem aérea, auxílios de instalação e mensal, seguro saúde e taxas da universidade, dependo de cada caso.

registrado em: ,