Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / Gastos em SP com segurança caíram 27,6%

Sociedade

Violência

Gastos em SP com segurança caíram 27,6%

por Redação Carta Capital — publicado 17/11/2011 15h47, última modificação 17/11/2011 15h47
Os dados constam do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que será publicado no próximo dia 23

Dados do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que será lançado no próximo dia 23, durante a 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea), em Brasília, indicam que o Estado de São Paulo reduziu em 27,6% seus gastos com segurança pública em 2010, em relação a 2009, promovendo um total de cortes da ordem de 2,8 bilhões de reais.

Chama atenção que 2,6 bilhões de reais desse total foram retirados da subfunção “Policiamento”. O Anuário revela, ainda, que o Brasil possui um precário sistema nacional de estatísticas criminais, o que tem tirado o sono do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defensor de uma padronização nacional e da obrigatoriedade de os Estados fornecerem suas informações para obterem recursos dos fundos nacionais de segurança.

Os números informados por alguns Estados ao Ministério da Justiça apresentam discrepâncias significativas. Minas Gerais, por exemplo, informou em 2010 um dado que corresponde a 74% apenas do número oficial divulgado pela Fundação João Pinheiro, órgão do próprio Governo Mineiro.

registrado em: ,