Você está aqui: Página Inicial / Sociedade / "Quem corrompe os corruptos?"

Sociedade

Propinoduto

"Quem corrompe os corruptos?"

por Piero Locatelli — publicado 04/09/2013 14h04, última modificação 04/09/2013 14h22
Levante Popular da Juventude e Movimento dos Atingidos por Barragens fazem protesto em frente à Alstom e à Siemens, empresas suspeitas de corrupção em SP
Protesto

"Quem corrompe o corrupto?", perguntam manifestantes durante o ato

Cerca de 2.500 manifestantes do Levante Popular da Juventude e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) protestaram em frente à sede das empresas Alstom e Siemens na manhã desta quarta-feira 4. As multinacionais são suspeitas de combinar os resultados de disputas por obras do governo do estado de São Paulo, governado pelo PSDB.

Os manifestantes fecharam a marginal Tietê, na altura da Lapa, e a rua que dava acesso às sedes das companhias. Em frente à Alstom, os manifestantes encenaram uma cena e picharam os vidros da empresa, com escritos como “quem corrompe os corruptos?” Em frente à Siemens, os manifestantes escreveram “Siemens: do Hitler ao Serra”, lembrando também as acusações de que a empresa alemã cooperou com o regime nazista.

Apesar de dizer que também são a favor do “fora Alckmin”, os manifestantes disseram que o foco do protesto eram as empresas. “A gente quer denunciar os corruptores e tirar um pouco da questão dos políticos corruptos, que é um grande senso comum. Sabemos que a gente não consegue resolver [a corrupção] trocando um político por outro”, explica Octavio Del Passo, coordenador estadual do Levante Popular da Juventude.

“Há uma relação muito estreita entre o interesse econômico e políticos que submetem, e isso no limite encarece a vida do povo brasileiro, encarece o preço do transporte e a energia elétrica", diz Robson Formica, coordenador do MAB.

registrado em: , ,