Você está aqui: Página Inicial / Revista / Cunha encolhe / DNA e homossexualidade
Número 872,

Política

Saúde

DNA e homossexualidade

por Drauzio Varella publicado 28/10/2015 04h27
Ser gay é uma disposição decretada pela genética? Ou uma opção de estilo de vida?
Antonio Cruz/Agência Brasil
Homossexualidade

A homossexualidade é tão antiga quanto as populações humanas

difícil explicar a prevalência da homossexualidade pela perspectiva evolucionista. A lógica sugere que um fenótipo capaz de reduzir as chances de procriação fosse eliminado pela seleção natural.

A homossexualidade, no entanto, é tão antiga quanto as populações humanas. Um grande estudo australiano, publicado em 2000, mostrou que sua prevalência em ambos os sexos é de, aproximadamente, 8%.

A literatura científica dos últimos 20 anos deixa claro que o comportamento homossexual não é mera questão de estilo de vida, está arraigado na biologia individual.

As evidências levaram à procura dos “genes gays”, como fez o geneticista.

Dean Hamer, em 1993, ao publicar na revista Science que um ou mais genes presentes na posição q28 do cromossomo X estariam ligados à homossexualidade. Apesar da repercussão na imprensa leiga, os achados de Hamer nunca foram reproduzidos.

Estudos realizados entre gêmeos univitelinos mostram que quando um dos irmãos é gay o outro tem de 20% a 50% de probabilidade de exibir a mesma característica. Embora fale a favor da genética, essa observação deixa claro que a herança não é a única explicação.

No último encontro da Sociedade Americana de Genética Humana realizado em setembro, em Baltimore, o grupo de Eric Vilain, da Universidade da Califórnia, demonstrou que modificações químicas do genoma humano que alteram a atividade dos genes sem tocar na integridade do DNA podem exercer grande influência na sexualidade.

Conhecidas com o nome de epigenéticas, essas modificações podem “ligar” e “desligar” determinados genes, sem desrespeitar sua estrutura química.

A mais estudada delas é a metilação, processo por meio do qual um radical metila liga-se a uma região específica do DNA, interferindo com a expressão dos genes aí presentes. Pesquisas recentes demonstraram que essas “epimarcas” podem ser apagadas ou, eventualmente, transmitidas para as futuras gerações.

Bandeira-LGBT
A herança genética não é a única explicação para a homossexualidade / Crédito: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Em 2012, William Rice sugeriu que elas estariam associadas à homossexualidade quando transmitidas do pai para a filha ou da mãe para o filho. Epimarcas assim herdadas teriam influência na sensibilidade do feto à testosterona ainda no útero materno, a ponto de masculinizar cérebros de meninas e feminizar os de meninos, fenômeno que conduziria mais tarde à atração pelo mesmo sexo.

O grupo de Vilain examinou os padrões de metilação em 140 mil regiões do DNA de 37 pares de gêmeos univitelinos discordantes, isto é, quando apenas um deles era gay, e em dez pares concordantes. Foram identificadas cinco regiões do genoma em que os padrões de metilação estavam ligados intimamente à orientação sexual. Com base neles, foi possível prever essa característica individual com 70% de acurácia.

As diferenças da metilação em gêmeos iguais discordantes seriam determinadas por diferenças sutis do ambiente de cada feto na vida intrauterina.

Os autores insistem que esses achados jamais conduzirão a testes laboratoriais para identificar a homossexualidade, muito menos para evitá-la.