Você está aqui: Página Inicial / Política / Tiririca passa no teste de alfabetização

Política

Aprovado

Tiririca passa no teste de alfabetização

por Redação Carta Capital — publicado 11/11/2010 15h27, última modificação 11/11/2010 16h04
Em teste, o palhaço eleito deputado federal provou que sabe ler e escrever

Em teste, o palhaço eleito deputado federal provou que sabe ler e escrever

Depois de provar para quase um milhão e meio de eleitores que merecia uma vaga de deputado na Câmara federal, o palhaço Tiririca agora prova que é alfabetizado e pode assumir o mandato. A Justiça Eleitoral aplicou nesta quinta-feira 11 um exame para verificar se o recém-eleito Francisco Everardo Oliveira Silva - o homem por trás do personagem - sabe ler e escrever. E ele passou.

A suspeita de que Tiririca seria analfabeto foi levantada após a eleição de 3 de outubro. O candidato pelo Partido Republicano conquistara uma vaga por São Paulo com votação recorde no país - permitindo à coligação levar ainda mais cinco nomes para a Câmara a reboque. O Ministério Público acusou o palhaço de forjar a declaração de alfabetização entregue à Justiça Eleitoral para registro de candidatura.

No exame aplicado, Tiririca precisou ler título e subtítulo de duas reportagens de jornal, além de escrever um ditado retirado de um livro sobre a própria Justiça Eleitoral. Walter de Almeida Guilherme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, confirmou que o recém-eleito cumpriu as tarefas a contento.

Agora, Tiririca espera o pronunciamento oficial do juiz que cuida do caso. Cumprida esta formalidade, rumo a Brasília para assumir o mandato no início de 2011.

registrado em: