Você está aqui: Página Inicial / Política / Satélite cairá no mar

Política

Russos avisam

Satélite cairá no mar

por Tão Gomes — publicado 21/09/2011 14h15, última modificação 21/09/2011 15h50
Fragmentos do satélite 'UARS' entrarão na atmosfera na próxima sexta, perto da Papua Nova Guiné, e não deve atingir pessoas

Alívio no planeta: observadores russos anteciparam-se ao comunicado da NASA e avisam que os fragmentos do satélite "UARS" cairão no mar.

Segundo a agência de notícias EFE, eles entrarão na atmosfera na próxima sexta-feira 23, perto da Papua Nova Guiné.

"De acordo com dados que reunimos nesta manhã, a área de queda se encontra a 90 quilômetros ao noroeste de Port Moresby, no Mar de Coral. O horário calculado é às 00h05 de Moscou (17h05 em Brasília)", disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo Alexei Zolotujin.

Na segunda-feira 19, os especialistas de um centro de controle do espaço aéreo das Forças Espaciais da Rússia anunciaram que a queda dos fragmentos era esperada para 23 de setembro no Oceano Índico.

O satélite de seis toneladas foi desenhado para medir as mudanças atmosféricas e os efeitos da poluição.

Os cientistas da NASA, por sua vez, calculam que o satélite não se desintegrará inteiramente ao entrar na atmosfera. Devem cair ainda intactos pedações de até 150 quilos. Mas a probabilidade de atingir alguma pessoa é extremamente pequena, principalmente agora, com o satélite caindo no mar.

registrado em: