Você está aqui: Página Inicial / Política / Reino Unido é o mais ameaçado

Política

Terrorismo na Europa

Reino Unido é o mais ameaçado

por Redação Carta Capital — publicado 03/08/2011 15h35, última modificação 03/08/2011 15h50
Índice de risco coloca o conglomerado de países à frente da França e com nível de ameaça superior aos dos EUA

O Reino Unido é a região da Europa com maior probabilidade de sofrer ataques terroristas, segundo o Índice de Risco de Terrorismo de 2011, compilado pela companhia britânica Maplecroft.

O conglomerado de países formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte ficou a frente de França e também dos EUA, na América do Norte. Segundo a pesquisa, isso ocorreu devido aos riscos na Irlanda do Norte, que nos últimos meses tem enfrentado agitações internas entre católicos e protestantes. Inclusive, dos 26 atentados terroristas registrados na região entre 2010 e 2011, 25 ocorreram no país. Em nenhum deles houve mortes.

O ranking foi liderado pela Somália, Paquistão, Iraque, Afeganistão e o recém-criado Sudão do Sul, sendo que o Reino Unido aparece na 38ª posição com a classificação de risco médio. Na América do Sul, a Colômbia ocupa o 10º lugar na lista de alto risco e o Brasil é apontado como baixo risco.

Os dados da Maplecroft mostram que o número de ataques terroristas no mundo entre 2010 e 2011 aumentou em 15%, para 11,9 mil, embora as mortes tenham caído 7%, ficando em 14,4 mil.

Oriente Médio

Os pesquisadores também apontaram que os ataques terroristas no Afeganistão aumentaram em 50% no mesmo período, passando para 3,4 mil. Nesse cenário, a OTAN e os EUA anunciaram a redução de suas tropas no país.

registrado em: