Você está aqui: Página Inicial / Política / De Portugal, Dilma e Lula falam sobre José Alencar

Política

José Alencar

De Portugal, Dilma e Lula falam sobre José Alencar

por Redação Carta Capital — publicado 29/03/2011 15h40, última modificação 29/03/2011 20h11
Vice-presidente Michel Temer faz declaração de pesar. Planalto divulga informações sobre o velório, em Brasília, e o enterro, em Belo Horizonte. Assista aqui a declaração de Lula, em Portugal. Da Redação

O presidente da República em exercício, Michel Temer, divulga nota oficial de pesar pela , ocorrida nesta tarde no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

No documento, Temer afirma que "o ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva foi exemplo de luta, perseverança e superação para todos os brasileiros. Mesmo nos momentos de maior sofrimento pessoal, transmitia otimismo permanente e fé inquebrantável. A quem o procurava para oferecer conforto pela dura provação pela qual passava, retribuía com alegria, bom humor e desassombro."

A nota diz também que, um "homem público de valor inestimável, José Alencar teve carreira de sucesso como empreendedor no setor de tecidos e confecções, tornando-se um dos maiores líderes empresariais do país."

Dilma e Lula - Em viagem a Portugal, a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberam a notícia da morte do ex-vice-presidente José Alencar e fizeram uma declaração conjunta, da cidade portuguesa de Coimbra. Dilma afirmou que conversou com o filho de Alencar, Josué, e que o velório será no Palácio do Planalto. "Nós estamos em um momento de muito sentimento. Foi uma grande honra ter convivido com ele [Alencar]. Vai deixar uma marca. Estamos muito emocionados", disse a presidenta.

Muito emocionado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou que conhece " poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele. O Brasil perde um homem de dimensão excepcional”. Veja o vídeo com a declaração do ex-presidente.

Emocionado, Lula fala sobre morte de José Alencar

O ex-presidente Lula está em Portugal para receber o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra. A presidenta Dilma foi acompanhar a homenagem, marcada para amanhã. Após a cerimônia, Dilma e Lula chegarão no Brasil amanhã à noite para o velório e enterro de José Alencar.

O velório realizado amanhã, no Palácio do Planalto, a partir das 10h30. Em avião militar, o corpo sairá de São Paulo (SP) às 7h e chegará à Base Aérea de Brasília às 9h15, sendo recebido pelo presidente da República em exercício, Michel Temer. Em seguida, será levado em carro aberto ao Palácio do Planalto, passando pelo Eixo Rodoviário Sul (Eixão). O corpo será recebido por ministros do governo da presidenta Dilma Rousseff e ex-ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras autoridades.

A visitação pública começará às 10h30 e se estenderá até a manhã de quinta-feira, dia 31, quando o corpo será trasladado para Belo Horizonte (MG).

Leia abaixo a nota na íntegra:

Nota de pesar do Presidente da República em Exercício, Michel Temer, pelo falecimento do ex-vice-presidente da República, José Alencar

O ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva foi exemplo de luta, perseverança e superação para todos os brasileiros. Mesmo nos momentos de maior sofrimento pessoal, transmitia otimismo permanente e fé inquebrantável. A quem o procurava para oferecer conforto pela dura provação pela qual passava, retribuía com alegria, bom humor e desassombro.

Homem público de valor inestimável, José Alencar teve carreira de sucesso como empreendedor no setor de tecidos e confecções, tornando-se um dos maiores líderes empresariais do país. Tornou-se, ademais disso, conhecido nacionalmente por integrar um governo profundamente comprometido com a justiça social.

A perda de José Alencar é imensa devido à grande estatura que ele alcançou durante sua vida, seja como empresário, seja como político. Sempre de forma irreparável e exemplar. Lamento profundamente a morte desse mineiro que não conhecia fronteiras e acreditou sempre no Brasil. Transmito em meu nome, em nome da presidenta Dilma Rousseff nossa solidariedade à família e aos amigos nesta hora triste.

Michel Temer
Presidente da República, em Exercício

registrado em: