Você está aqui: Página Inicial / Política / PF confirma prisão do deputado Natan Donadon

Política

Justiça

PF confirma prisão do deputado Natan Donadon

por Redação — publicado 28/06/2013 14h24
Ele se entregou em um ponto de ônibus para evitar que a imprensa registrasse a prisão
Agência Câmara
Natan Donadon

Natan Donadon é o primeiro parlamentar preso desde 1988

O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) foi preso pela Polícia Federal, em Brasília, nesta sexta-feira 28. O parlamentar se apresentou ao superintendente do órgão, Marcelo Mosele, em uma parada de ônibus, na área sul da capital federal. Ele estava acompanhado do advogado Nabor Bulhões e queria evitar o registro da prisão pela imprensa.

Essa é a primeira vez, desde a Constituinte de 1988, que um parlamentar irá cumprir pena sentenciada pelos membros da Suprema Corte. Nesta semana, a ministra Cármen Lúcia, relatora da ação, considerou o embargo de declaração apresentado pela defesa de Donadon apenas uma medida protelatória do processo.

Em outubro de 2010, o deputado foi condenado a 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha por desviar mais de 8 milhões de reais da Assembleia Legislativa de Rondônia entre 1995 e 1998, quando era diretor financeiro do órgão. Ele também terá que devolver 1,6 milhão de reais aos cofres públicos.

Na quinta-feira 27, o PMDB de Rondônia comunicou a expulsão de Donadon. O deputado estadual Marcos Donadon, irmão de Natan, também foi expulso do partido por ter sido condenado pela Justiça.

Nesta sexta, servidores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara tentaram, mais uma vez, notificar o deputado sobre o processo de cassação de seu mandato aberto na comissão. Marcada para as 10h, essa foi a quarta tentativa, sem sucesso, de localizar Donadon.

Com informações da Agência Brasil

registrado em: