Você está aqui: Página Inicial / Política / Pesquisa: 21,5% querem PT no governo; 4,5% preferem o PSDB

Política

Eleições 2014

Pesquisa: 21,5% querem PT no governo; 4,5% preferem o PSDB

por Redação — publicado 07/11/2013 11h56, última modificação 07/11/2013 12h17
Mais de um quarto dos eleitores afirmam não querer nenhum partido na Presidência da República
Conteúdo
Confira a íntegra da pesquisa de novembro

A pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quinta-feira 7 mostrou que a quantidade de eleitores que desejam ter o PT na Presidência da República é quase cinco vezes maior que a de eleitores com preferência pelo PSDB, o segundo colocado.

O instituto MDA perguntou aos entrevistados qual partido político queriam ver na Presidência em 2015. A resposta era espontânea, sem que uma lista fosse apresentada. Dos entrevistados, 21,5% disseram preferir o PT, enquanto 4,5% citaram o PSDB. O PSB aparece em terceiro lugar, com 2,1% e o PMDB é o quarto colocado, com 2%, diferença dentro da margem de erro.

Em setembro, o PSB tinha 1,3% das preferências, contra 3,1% do PMDB. Neste período, o PSB passou a figurar com mais frequência no noticiário depois que a ex-senadora Marina Silva decidiu se juntar ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na legenda. Também em setembro, os números de PT e PSDB eram praticamente iguais aos verificados neste mês: 21,9% e 4,5%, respectivamente.

Ainda que o PT seja o mais citado, a maior parte dos eleitores (40,8%) diz não saber qual partido prefere. Mais de um quarto dos eleitores (26,4%) disseram não querer nenhum deles na Presidência.

Reforma política

A pesquisa mostrou também que a política é a área em que os eleitores enxergam mais necessidade de reforma. Em uma lista com seis opções, 53,8% dos eleitores afirmam que a reforma mais urgente a ser feita no Brasil é a política. Outros 15,3% disseram ser a jurídica; 14,3% a trabalhista; e 9,4% a tributária. Apenas 0,6% dos eleitores disseram que nenhuma reforma é necessária, mesmo número de eleitores que escolheu a resposta "outra reforma".

registrado em: , , , ,