Você está aqui: Página Inicial / Política / Dilma Rousseff vai aos EUA em outubro

Política

Dilma Rousseff vai aos EUA em outubro

por AFP — publicado 20/05/2013 18h57
Chanceler Antonio Patriota anunciou visita da presidenta às vesperas de chegada de Joe Biden, vice-presidente americano, ao Brasil no final de maio
Nelson Almeida/AFP
dilma-rousseff.jpg-1484.html

Brasil e EUA mantêm 30 mecanismos de consulta e cooperação

WASHINGTON (AFP) - O chanceler Antonio Patriota anunciou nesta segunda-feira 20 uma visita da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos em outubro, depois de se encontrar pela primeira vez com o secretário de Estado americano, John Kerry, desde que este assumiu o cargo.

O encontro entre os dois diplomatas ocorreu às vésperas da viagem do vice-presidente americano, Joe Biden, no fim deste mês ao Brasil, e antes da visita da presidente Dilma Rousseff em outubro, disse Patriota à imprensa.

Kerry e Patriota afirmaram que os temas em debate foram colaboração energética, comércio e meio ambiente, entre outros.

Patriota também planeja se encontrar em Washington com o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Tom Donilon, e com o vice-assessor de Segurança Nacional para Assuntos Econômicos Internacionais, Michael Froman.

Estados Unidos e Brasil, que mantêm cerca de trinta mecanismos de consulta e cooperação, viram suas trocas comerciais crescerem 11,3% entre 2008 e 2012, se aproximando dos 60 bilhões de dólares no ano passado.

Os americanos são os segundos maiores parceiros comerciais dos brasileiros, atrás apenas dos chineses.

Dilma já foi recebida na Casa Branca em abril de 2012.

Leia mais em AFP Movel.